www.futebolamadordeminas.com

 Divulgação e Valorização do Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

Tabela e Resultados

Classificação Artilheiros

Decisão da Competição

XX Taça BH de Futebol Júnior - 2004

 

REGULAMENTO

I - DAS FINALIDADES
Art. 1º - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior visa valorizar a o trabalho realizado pelas associações nas suas divisões básicas, colaborando para o surgimento de novos atletas para o futebol brasileiro, atendendo o escopo do Estatuto do Torcedor ao fomentar o futebol.

II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2º - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior é promovida, organizada e dirigida pela Federação Mineira de Futebol, que adotará todas as medidas necessárias para sua realização.
Art. 3º - Caberá à FMF elaborar, expedir, divulgar as tabelas e o regulamento da competição. As alterações da tabela e do regulamento, bem como o julgamento de recursos, são de competência única e exclusiva da Coordenação do Torneio consubstanciada pela Organizadora, instituída pela Portaria xxx, descrita no artigo 18, renunciando-se outro órgão por mais benéfico que seja. Horários e praças de disputas serão divulgados por nota oficial da FMF.

III - DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Art. 4º - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior será realizada no período de 11 a 25 de julho de 2004.
§ ÚNICO: Por motivo de força maior o período de realização poderá ser prorrogado, por ato da Coordenação do Torneio consubstanciada pela Comissão Organizadora.

IV - DA FORMA DE DISPUTA
Art. 5º - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior será disputada pelas 32 (trinta e duas) associações inscritas em 05(cinco) fases distintas abaixo denominadas: CLASSIFICATÓRIA, OITAVAS DE FINAL, QUARTAS DE FINAL, SEMI-FINAL E FINAL

V - DA FASE CLASSIFICATÓRIA
Art. 6º - Nesta fase, as equipes serão distribuídas em 08 (oito) grupos de 04(quatro) participantes, sendo denominadas chaves: "A", "B", "C", "D", "E", "F", "G" e "H", dispostas conforme a tabela.
Art. 7º - Dentro do respectivo grupo, as associações jogarão entre si em turno único.
Art. 8º - Ficarão classificadas para as oitavas de final as 02(duas) associações primeiras colocadas na soma de pontos ganhos dentro de cada grupo.
Art. 9º - Em caso de empate entre duas ou mais equipes na soma de pontos ganhos, para se conhecer as classificadas, serão obedecidos os critérios abaixo, pela ordem, até o desempate;
a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols
c) maior número de gols conquistados;
d) maior número de pontos ganhos no confronto direto entre duas associações;
e) sorteio, em dia, hora e local designados pela comissão organizadora.


VI - OITAVAS DE FINAL
Art. 10 - Nesta fase, as 16 (dezesseis) equipes classificadas serão distribuídas em 08(oito) grupos, I, J, K,L,M,N,O,P, dispostas conforme a tabela.

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS
Grupo ''I'' 1º colocado do grupo ''A'' X 2º colocado do grupo ''B''
Grupo ''J'' 1º colocado do grupo ''B'' X 2º colocado do grupo ''A''
Grupo ''K'' 1º colocado do grupo ''C'' X 2º colocado do grupo ''D''
Grupo ''L'' 1º colocado do grupo ''D'' X 2º colocado do grupo ''C''
Grupo ''M'' 1º colocado do grupo ''E'' X 2º colocado do grupo ''F''
Grupo ''N'' 1º colocado do grupo ''F'' X 2º colocado do grupo ''E''
Grupo ''O'' 1º colocado do grupo ''G'' X 2º colocado do grupo ''H''
Grupo ''P'' 1º colocado do grupo ''H'' X 2º colocado do grupo ''G''

Art. 11 - Dentro dos respectivos grupos, as 02(duas) associações disputarão uma só partida.
Art. 12 - Ficarão classificadas para as quartas de final, as associações vencedoras de cada grupo.
Art. 13 - Em caso de empate, ao término de cada partida, serão cobradas tantas penalidades máximas quantas necessárias para se conhecer a vencedora nos termos da circular n º 170/FIFA.

VII - DAS QUARTAS DE FINAL
Art. 14 - Nesta fase, as equipes classificadas serão distribuídas em 04(quatro) grupos , "Q","R","S","T", dispostas conforme a tabela.

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS
Grupo ''Q'' Vencedor do grupo ''I'' X Vencedor do grupo ''J''
Grupo ''R'' Vencedor do grupo ''K'' X Vencedor do grupo ''L''
Grupo ''S'' Vencedor do grupo ''M'' X Vencedor do grupo ''N''
Grupo ''T'' Vencedor do grupo ''O'' X Vencedor do grupo ''P''

Art. 15 - Dentro do respectivo grupo, as associações disputarão uma só partida ficando classificadas para outra fase as associações vencedoras de cada grupo.
§ ÚNICO: Em caso de empate ao término de cada partida prevista neste artigo, serão cobradas tantas penalidades máximas quantas necessárias para se conhecer a vencedora nos termos da circular n º 170/FIFA.

VIII - DAS SEMIFINAIS
Art. 16 - Nesta fase, as classificadas serão divididas em grupos "U" e "V", com 02(duas) associações cada uma, fazendo apenas um jogo entre elas dentro do próprio grupo, classificando-se para a final as vencedoras, dispostas conforme a tabela.
§ ÚNICO: Em caso de empate ao término de cada partida prevista neste artigo, serão cobradas quantas penalidades necessárias para se conhecer a vencedora nos termos da circular nº 170/FIFA.

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS
Grupo ''U'' Vencedor do grupo ''Q'' X Vencedor do grupo ''R''
Grupo ''V'' Vencedor do grupo ''S'' X Vencedor do grupo ''T''

IX - DA FASE FINAL
Art. 17 - Esta fase será disputada pelas 02(duas) associações vencedoras dos grupos "U" e "V" em uma só partida e a vencedora será proclamada CAMPEÃ da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior e a perdedora VICE CAMPEÃ, dispotas conforme a tabela.

FINAL
Vencedor do grupo ''U'' X Vencedor do grupo ''V''
§ ÚNICO: Em caso de empate ao término da partida prevista neste artigo, serão cobradas tantas penalidades máximas quantas necessárias para se conhecer a vencedora, nos termos da circular nº 170/FIFA

X - DA COORDENAÇÃO
Art. 18 - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior será coordenada pela Comissão formada por:
a) Chafith Antônio Felipe Filho
b) Edmar Francisco Pires
c) Lincoln Afonso Borjaille Bicalho
d) Rodrigo Pires Diniz
§ PRIMEIRO: Compete à Comissão Organizadora da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior julgar todas e quaisquer irregularidades e infrações que venham ocorrer na competição, e aplicar as devidas sanções, segundo a legislação vigente, independentemente de outras sanções que poderão, também, ser aplicadas pela Justiça Desportiva.
§ SEGUNDO: Os recursos serão protocolizados até as 14:00 (quatorze) horas do primeiro dia útil subseqüente na sede da Federação Mineira de Futebol, em seu Departamento de Futebol, onde se reunirá a Comissão Organizadora. Os recursos se sujeitam ao pagamento dos valores descritos no item 7.3 da Portaria 020/2002, da FMF. Os recursos desertos ou intempestivos não serão conhecidos.

XI - DAS ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES
Art. 19 - As associações que participarão da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior foram convidadas antecipadamente pela Federação Mineira de Futebol, firmando anuência em contrato.
Art. 20 - Fica a critério da Coordenação consubstanciada na Comissão Organizadora que trata a norma do artigo 18, substituir as associações convidadas, segundo critérios próprios.

XII - DAS INSCRIÇÕES DOS ATLETAS
Art. 21 - Terão condições de jogo os atletas nascidos em 1985, 1986, e 1987 e, cada associação poderá inscrever no máximo 20 (vinte) atletas.
§ ÚNICO: Cada associação poderá inscrever 03 (três) atletas nascidos em 1984.
Art. 22 - Cada associação poderá inscrever atletas profissionais que tenham contratos em vigência com suas equipes e idade permitida pelo regulamento.
§ ÚNICO: Terão condições de jogo os atletas nascidos em 1988, e que já tenham 16 (dezesseis) anos completados até a data de início da disputa.
Art. 23 - Só poderão participar da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior os atletas registrados na Federação Mineira de Futebol ou na Federação do Estado de origem da associação participante e em condições legais de jogo, nos termos da legislação em vigor.
Art. 24 - Os clubes participantes deverão remeter obrigatoriamente à Comissão Organizadora , até 02 de julho de 2004, a relação nominal dos atletas com data de nascimento, número de registro da Federação de origem, local de nascimento para
inscrição na XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior via ofício, telefax (031) 3295-4644 endereçado à Comissão Organizadora.
§ ÚNICO: Findo este prazo, não poderá ser inscrito mais nenhum atleta.
Art. 25 - O atleta poderá participar da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior somente por uma associação.
§ ÚNICO: Os atletas deverão utilizar o uniforme com a numeração coincidente àquela da inscrição.

XIII - DAS PENALIDADES
Art. 26 - A associação que, durante a disputa, incluir atleta que não tenha condições de jogo perderá os pontos da partida em favor do seu adversário, pelo placar de 1 X 0, tão somente para critérios de desempate previstos neste regulamento.
Art. 27 - O atleta expulso de campo pelo árbitro ou que tenha completado 03(três) advertências (cartões amarelos) fica automaticamente impedido de participar da partida subsequente prevista na tabela oficial independentemente de outras sanções previstas no Código Brasileiro Disciplinar de Futebol.
§ ÚNICO: O Treinador ou qualquer outro membro da Comissão Técnica, expulso do jogo, pelo árbitro, por 02 (duas) vezes seguidas ou alternadas será excluído da competição, independentemente de outras sanções previstas no Código Brasileiro Disciplinar do Futebol.

XIV - DA DURAÇÃO DAS PARTIDAS
Art. 28 - Todas as partidas terão duração de 90(noventa) minutos divididos em 02(dois) tempos de 45(quarenta e cinco) minutos com intervalo de 15(quinze) minutos.

XV - DA CONTAGEM DOS PONTOS
Art. 29 - A XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior será regida pelo sistema de pontos observando os seguintes critérios:
a) por vitória: 3(três) pontos
b) por empate: 1(um) ponto
§ ÚNICO: Em todas as fases previstas neste regulamento, as associações iniciarão com zero ponto.

XVI - DA PREMIAÇÃO
Art. 30 - Às associações campeã e vice-campeã serão conferidos troféus alusivos às conquistas na XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior.
§ ÚNICO: A critério da coordenação poderão ser instituídos outros prêmios.

XVII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 31- A escala das arbitragens estarão a cargo da Federação Mineira de Futebol.
Art. 32 - Cada associação poderá substituir 05(cinco) atletas durante a partida.
Art. 33 - No banco, além dos 09 (nove) reservas relacionados na súmula, poderão permanecer o técnico, o médico, o preparador físico e o massagista.
Art. 34 - Antes da assinatura da súmula, cada associação ficará obrigada a entregar ao representante da FMF uma relação datilografada ou em letra de forma datada e assinada pelo diretor responsável, contendo numeração e nome completo dos atletas que irão participar da partida, inclusive com os nove que ficarão na regra 03 (três). Deverão, ainda, constar nesta relação, nomes completos e funções das demais pessoas que permanecerão nos túneis ou bancos: técnico, médico, preparador físico e massagista.

XVIII- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 35 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da XX Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior.
Art. 36 - Nos jogos em que haja cobrança de ingressos, é imprescindível e imperiosa a comunicação prévia à FMF, no prazo mínimo de 5 (cinco) dias anteriores à realização do evento, para que se viabilize a celebração de Contrato de Seguro Torcedor. É, portanto, tarefa da FMF, o gerenciamento das bases contratuais do seguro, cujos custos correrão por conta da Cidade Sede.

futebol1.gif (4527 bytes)