60ª Edição da Copa Itatiaia - 2021_2022

Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

                   
             
        Canal do João Meu Canal        
   
  Fonte: www.itatiaia.com.br

Campeão da Copa Itatiaia Kaiser como jogador e presidente busca o tricampeonato

Atual mandatário do São Bernardo, Zé Rosa já conquistou o torneio amador duas vezes pelo clube

Zé Rosa como atual presidente do São Bernardo e antes como jogador do clube em 1994/1995

Atual presidente do São Bernardo, que disputa a 60ª edição da Copa Itatiaia Kaiser, Zé Rosa é um personagem que conquistou um feito raro no maior torneio de futebol amador do Brasil: ele já foi campeão como jogador e como mandatário do clube. Agora, está em busca do terceiro título.

Na edição 1994/1995, Zé Rosa estava em campo como volante e participou da primeira conquista do São Bernardo na Copa Itatiaia Kaiser. Na finalíssima, o time do bairro de mesmo nome em Belo Horizonte desbancou o Clube Atlético Pompeano, mais conhecido como CAP, de Pompéu, que era o atual campeão geral do torneio.

“Em 1994, eu lembro mais das semifinais e da final. Na semifinal a gente jogou contra o Palmeirense, que era uma excelente equipe. Empatamos por 0 a 0 e ganhamos nos pênaltis. O nosso goleiro pegou duas cobranças, meu amigo Camilosi”, relembrou Zé Rosa.

“Fomos para a final contra o CAP, que era um time semi-profissional, de alta qualidade. E a gente chegou como franco-atirador. Lembro de uma coisa que ocorreu no vestiário e o nosso treinador falou: ‘hoje vocês podem jogar com alegria. A responsabilidade não é de vocês, mas do CAP. Vamos jogar com alegria que vai dar tudo certo’. E deu. Saímos com o empate e ganhamos nos pênaltis. Não fiz gol [durante o tempo normal], mas na hora dos pênaltis eu bati o segundo e acertei. Não tinha como não acertar, eu era o capitão do time”, completou.

Zé Rosa voltaria a fazer história no São Bernardo 23 anos depois, desta vez como presidente do clube. Na edição 2017/2018, a equipe conquistou o bicampeonato da Copa Itatiaia Kaiser.

O São Bernardo terminou a primeira fase como líder do Grupo C da Chave Belo Horizonte, com vitórias sobre São Luiz (1 a 0) e Cachoeirinha (3 a 0) e derrota para o Betânia (1 a 0). Apesar da tranquilidade do time para avançar na fase de grupos, Zé Rosa revelou que a equipe foi formada há poucos dias do início da competição.

“Em 2017/2018 foi uma caminhada mais complicada. Nosso time foi formado de última hora, mas conseguimos fazer uma equipe de qualidade. Tinha o Fabiano [atacante], que está neste ano com a gente de novo. Começamos com duas vitórias e passamos de fase”, relembrou.

No mata-mata, o São Bernardo chegou ao título da Chave BH passando pelos rivais sempre vencendo nos pênaltis: 5 a 4 sobre o Radiante (quartas de final), 4 a 2 sobre o São Luiz (semifinais) e 4 a 2 sobre o Novo Aarão Reis (final).

“Na final, o Aarão Reis saiu na frente. Viramos o jogo pra 2 a 1, mas sofremos o empate. Nos pênaltis o nosso goleiro pegou duas cobranças e nos classificamos para a finalíssima”, contou.

Na decisão do título geral, o adversário era o Frigoarnaldo, de Contagem, o maior vencedor da história da Copa Itatiaia, ao lado do Santa Cruz, com cinco troféus. No entanto, o São Bernardo não se intimidou e abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo com um golaço de Fabiano. O atacante recebeu na área, passou pelo goleiro em um drible de corpo e completou para as redes. No finalzinho da partida, Calango ampliou decretando a vitória e a festa para o time celeste.

Zé Rosa relembrou o gol marcado por Fabiano, atual camisa 9 do time na 60ª edição da Copa Itatiaia Kaiser.

“Na finalíssima, o Fabiano teve a honra de fazer um golaço e nós ganhamos de 2 a 0 do Frigoarnaldo, no Independência”, concluiu.

Na disputa pelo tricampeonato, o São Bernardo ocupa a segunda posição no Grupo D da Chave Belo Horizonte, com quatro pontos em dois jogos.

Na última rodada, que será disputada no próximo domingo (02/01/2022), às 16h, a equipe enfrentará o Cachoeirinha, que está na liderança, com a mesma pontuação, mas saldo de gols melhor (2 contra 1). O duelo será na Arena Pitangui, no bairro Lagoinha, região Noroeste de BH.

Para avançar às quartas de final sem depender de outro resultado, o São Bernardo precisará vencer. Se empatar, a equipe terá que torcer por um tropeço do Nazaré, que soma dois pontos e encara o já eliminado Pitangui, que perdeu os dois jogos.