Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte - Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Segunda-Feira - 18/09/2006

Cirlene Cruz - Projetos sociais para a população de Nova Contagem

É comum ver no futebol amador atitudes que deveriam ser seguidas não só por equipes profissionais, mas por toda a sociedade. Não é difícil encontrar nos times e também em diversas organizações e instituições que promovem campeonatos, atitudes que colaboram com o bem-estar social e da comunidade do entorno dos clubes.

Um exemplo de luta é o de Cirlene Cruz. A treinadora, dona do time Nova Contagem, vem desde 2000 desenvolvendo um projeto em Contagem para tirar as crianças das drogas. Aqui, não tem área de lazer, não tem nada. Eu via muitas crianças envolvidas com drogas e com o crime e achei que tinha que fazer alguma coisa , conta Cirlene. Por ter sido jogadora, chegando a atuar pelo Galo, a treinadora recebia cobranças de moradores para montar uma equipe de futebol.

A escolhinha que havia começado com 80 garotos, hoje já agrega 270 crianças e possui cinco categorias: infantil, juvenil, júnior, fraldinha e mirim. Cirlene oferece para os pequenos atletas palestras sobre drogas e mantém diálogos direto com os pais das crianças, para verificar a freqüência dos garotos à escola. 

Até hoje, a escolhinha está como começou: sem quase nenhum apoio. Segundo Cirlene, a estrutura dos times é mantida através da contribuição dos pais que têm condições de pagar. A mensalidade é de R$ 2, aqueles não podem, não pagam. Eu conto com a ajuda de Deus , finaliza Cirlene.

************