www.esportesamadores.hpg.com.br

O Maior Arquivo do Futebol Amador de Minas Gerais

 

Torneio abre espaços para as crianças dos clubes da várzea de Belo Horizonte

   O Futebol Amador comemorou no último sábado, o Dia das Crianças, com a primeira rodada do Torneio Rola Bola, que está em sua oitava edição e, desde o ano passado, com a participação d categoria juvenil. O jogo de abertura foi entre as equipes do Pitangui, que venceu em casa  o Águia Azul por 1 a 0.

Desde o ano passado, o Torneio Rola Bola abriu espaço para as categorias de base. O coordenador do evento, Sérgio Pires, contou qual foi a principal motivação. "Iniciamos este trabalho também a pedido das próprias equipes. Mas como a Prefeitura de Belo Horizonte começou a promover a competição para o Futebol Amador Adulto, a Copa Centenário, resolvemos trazer as equipes de juvenil e feminino para diferenciar e dar outras oportunidades. Temos muitas equipes nestas categorias que precisam ser destacadas e divulgadas, pelo trabalho que fazem em suas comunidades", argumenta o professor.

Para Sérgio Pires, as categorias de base também mudaram o perfil do torneio, que vem incentivando o futebol amador desde 1994. "Nós queremos valorizar estas categorias, porque o funcionamento da descoberta dos talentos vem do esquema boca a boca. A comunicação entre as equipes é muito fácil e rápida, mesmo sendo de locais diferentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Então, incluindo essas categorias, mudamos também a nossa forma de trabalhar. a maioria das equipes é da periferia, mas que são compromissadas com o trabalho que está sendo realizado no torneio. Claro que temos um ou outro que atrapalha, que não tem esta característica, mas acaba ficando de fora no próximo ano. E é isso que nos motiva a continuar".

Confira os times da estréia

O Pitangui venceu na estréia com Eberton; Rômulo, Wilson, Thiago, Rodolfo, William, Daniel, Frederico, Hudson, Guilherme, Tiago, Jefferson, Vitor e Thiago Júnio. O gol foi marcado por Hudson, aos 34 minutos do segundo tempo.

O Águia Azul perdeu com Rafael; Lidiano, Marcelo, Antônio Eustáquio, Rafael Diniz, Hélio, William, Danilo, André Alves, Dalton, André Rodrigues e Jefferson. O técnico do Águia Azul é Luiz Cláudio de Assis.Hélio Martins e Jefferson foram expulsos.

O trio de árbitros foi formado por Cássia Alves Dias, Bruno César Rodrigues e Adejailson Severo de Andrade.