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 O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 

 

Regras do Futebol de Campo

Em 26 de outubro de 1863, ao fim de seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, foi criada The Football Association - a CBF inglesa - e, com ela, aprovadas as dezessete regras do futebol que até hoje disciplinam o esporte.

Regra 01
O Campo de Jogo
 

O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta, ou linha de fundo.
- Comprimento: mínimo de 90 metros e máximo de 120 metros
- Largura: mínima de 45 metros e máxima de 90 metros
Para Partidas Internacionais:
- Comprimento: mínimo de 100 metros e máximo de 110 metros
- Largura: mínima de 64 metros e máxima de 75 metros

Marcação do Campo
O campo de jogo será marcado com linhas. Tais linhas pertencem à porção de campo que delimitam.
As linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais e as menores de linhas de fundo ou de meta.
Todas as linhas terão largura máxima de 12 centímetros.
O campo estará dividido em duas metades por uma linha no meio.
O centro do campo será marcado por um ponto na metade da linha de meio de campo, em volta do qual será traçado um círculo com raio de 9,15m.

A Pequena Área
A área de meta ou de gol ou ainda pequena área, situada em ambas as extremidades do campo, será demarcada da seguinte maneira: serão traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 5,5 metros desde a parte interior de cada trave do gol. Essas linhas se adentrarão por 5,5 metros no campo e se unirão a uma linha paralela à linha do gol. A área delimitada por tais linhas e pela linha do gol é a pequena área.

A Grande Área
A grande área ou área Penal, situada em ambas as extremidades do campo, será demarcada da seguinte maneira: serão traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5 metros desde a parte interior de cada trave do gol. Essas linhas se adentrarão por 16,5 metros no campo e se unirão a uma linha paralela à linha de meta. A área delimitada por tais linhas e pela linha de gol é a área penal ou grande área.
Em cada grande área será marcado um ponto penal, a 11 metros de distância a partir do ponto médio da linha entre as traves, eqüidistante às mesmas. Por fora de cada grande área, será traçado um semicírculo com raio de 9,15 metros a partir de cada ponto penal.

Bandeirinhas
Em cada canto do campo de jogo será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5m de altura.
Também poderão ser colocadas bandeirinhas em cada extremidade da linha do meio de campo, a uma distância mínima de 1 metro do lado de fora da linha lateral do campo.

A Área do Escanteio/Canto
Será traçado um quadrante com um raio de 1 metro, desde cada canto na parte interna do campo.

As Metas
As metas serão colocadas no centro de cada linha de gol. Serão constituídas por duas traves/postes verticais, eqüidistantes às bandeirinhas de escanteio e unidos, na parte superior, por uma barra horizontal (o travessão). A distância entre as traves será de 7,32 metros e a distância da borda inferior do travessão até o chão será de 2,44 metros. Ambas as traves e o travessão terão as mesmas larguras e espessuras, com o máximo de 12 centímetros. As linhas de meta terão as mesmas dimensões das traves e do travessão. Poderão ser colocadas redes presas as traves e ao travessão e ao chão por detrás do gol, desde que sejam convenientemente colocadas e não atrapalhem o goleiro. As traves e o travessão deverão ser brancos.

Segurança
As traves deverão ser presas firmemente no chão. Poderão ser utilizados traves portáteis, desde que cumpram as exigências acima listadas.

DECISÕES DO INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD
Decisão 1
Se o travessão se quebrar ou deslocar, interrompe-se o jogo até que o mesmo seja reparado ou recolocado. Se o travessão não puder ser reparado, a partida será suspensa. Não é permitido o uso de corda no lugar do travessão; se o mesmo puder ser reparado, a partida se reiniciará com a bola ao chão, no lugar em que se encontrava quando o jogo foi interrompido.

Decisão 2
As traves e os travessões deverão ser de madeira, metal ou outro material aprovado. Podem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não poderão constituir-se em perigo para os jogadores.

Decisão 3
É proibido todo o tipo de publicidade comercial - seja real ou virtual - no campo e nas instalações do mesmo (incluindo as redes e as áreas que o delimitam) a partir do momento em que as equipes entrem em campo até o momento em que saírem no intervalo do 1° para o 2° tempo e, a partir do momento em que retornem ao campo até o final da partida. É particularmente proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nos gols, redes, traves, postes das bandeirinhas e nas bandeirinhas propriamente ditas. Não serão colocados equipamentos alheios ou estranhos ao jogo (câmaras, microfones, etc.) nos mesmos.

Decisão 4
É proibida a reprodução, real ou virtual, de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, confederações, associações nacionais, ligas, clubes ou outros órgãos no campo ou nas instalações do mesmo (incluindo as redes dos gols e as áreas que delimitam) durante o tempo de jogo, conforme estipulado na Decisão 3.

Decisão 5
Poderá haver uma marcação fora do campo, a 9,15 metros da bandeirinha de escanteio e perpendicular à linha de gol, para assinalar a distância que deverá ser observada na execução de um tiro de canto.
 

Regra 02
 A Bola  

Propriedades e medidas
A bola:
- será esférica;
- será de couro ou outro material adequado;
- terá uma circunferência não superior a 70cm e não inferior a 68cm;
- terá um peso não superior a 450g e não inferior a 410g ao começo da partida;
- terá uma pressão equivalente a 0,6 - 1,1 ATM (600 - 1100 g/cm3) no nível do
mar.

Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estourar ou se danificar durante uma partida:
- o jogo será interrompido;
- o jogo recomeçará com a nova bola substituta no chão no lugar onde a bola anterior se danificou.
Se a bola estourar ou se danificar num momento em que não esteja em jogo (tiro inicial, tiro de meta, tiro livre, tiro penal, ou arremesso lateral):
- a partida se reiniciará conforme a Regra.
A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.

DECISÕES DO INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD
Decisão 1

Nas partida de competição, só se permitirá o uso de bolas que correspondam às especificações técnicas mínimas estipuladas pela Regra II. Nas partidas de competições da FIFA e nas partidas de competições a cargo das confederações, a bola só será aprovada para uso se contiver uma das três seguintes denominações:

Logotipos Oficiais da FIFA para as bolas
- O logotipo oficial "FIFA APPROVED" (aprovado pela FIFA);
- o logotipo oficial "FIFA INSPECTED" (inspecionado pela FIFA);
- a referência "INTERNATIONAL MATCHBALL STANDARD" (padrão internacional de bola oficial).
Se uma bola contiver uma dessas três denominações indicará que a mesma foi devidamente aprovada e que atende às especificações técnicas, diferentes para cada categoria e adicionais às especificações mínimas estipuladas na Regra II. A lista das dessas especificações adicionais, características de cada uma das categorias, deverá ser aprovada pelo International Board. Os órgãos que executam fazem os controles de qualidade serão selecionados pela FIFA. As competições das associações nacionais poderão exigir o uso de bolas classificadas com uma das três denominações acima mencionadas. Em todas as demais partidas, a bola deverá atender às exigências da Regra II.

Decisão 2
Nas partidas de competições da FIFA e nas partidas de competições patrocinadas pelas confederações e associações nacionais, é proibida toda classe/espécie de publicidade comercial na bola, com exceção do emblema da competição, do organizador da competição e da marca autorizada do fabricante. O regulamento da competição pode restringir o tamanho e o número de tais marcas.

Regra 03
  Número de Jogadores  

Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas no máximo de onze (11) jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida não se iniciará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.

Competições oficiais
Poderão ser feitas, no máximo, três (3) substituições em qualquer partida de competição oficial a cargo da FIFA, pelas confederações ou pelas associações nacionais. O regulamento da competição deverá estipular quantos reservas poderão ser designados, no mínimo três (3) e no máximo sete (7).

Outras partidas
Em outras partidas poderão ser utilizados no máximo cinco (5) jogadores, sempre que:
- as equipes em questão chegarem a um acordo sobre o número máximo;
- o árbitro tenha sido informado antes do início da partida
Se o árbitro não tiver sido informado previamente, ou se não se chegar a um acordo antes do início da partida, não serão permitidas mais de três (3) substituições.
Todas as partidas
Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do começo do jogo. Os substitutos que não tiverem sido designados dessa forma, não poderão participar da partida.

Procedimento de substituição
Para se efetuar a substituição de um jogador por outro, as seguintes condições deverão ser observadas:
- o árbitro deverá ser informado da substituição proposta antes que esta seja efetuada;
- o substituto não poderá entrar no campo até que o jogador, ao qual vai substituir, tenha deixado o campo e até que tenha recebido a autorização do árbitro;
- o substituto entrará em campo somente pela linha do meio de campo e durante uma interrupção do jogo;
- uma substituição ficará consumada quando o substituto entrar em campo;
- a partir desse momento, o substituto se converte em jogador, e o jogador que foi substituído deixa de sê-lo;
- um jogador que tenha sido substituído não poderá mais participar da partida;
- todos os reservas estão sujeitos à autoridade e jurisdição do árbitro, quer sejam ou não chamados para participar do jogo.

Troca do goleiro
Qualquer um dos jogadores poderá trocar sua posição com o goleiro, sempre que:
- o árbitro tiver sido previamente informado;
- a troca se efetuar durante uma interrupção do jogo.

Contravenções/sanções
Se um substituto entrar em campo sem a autorização do árbitro:
- o jogo será interrompido;
- o substituto receberá como sanção o cartão amarelo e deverá deixar o campo;
- o jogo será reiniciado com a bola no chão no local em que se encontrava quando o jogo foi interrompido.
Se um jogador troca de posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:
- o jogo continuará;
- os jogadores em questão serão punidos com o cartão amarelo imediatamente após a próxima interrupção do jogo.
Para qualquer outra contravenção à Regra:
- os jogadores serão punidos com cartão amarelo.

Recomeço do jogo
Se o árbitro parar o jogo para administrar uma advertência:
- a partida será reiniciada através de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe adversária, no local em que a bola se encontrava no momento em que o jogo foi interrompido.

Jogadores e reservas expulsos
Um jogador que tenha sido expulso antes do tiro/chute de saída/de início da partida, só poderá ser substituído por um dos substitutos designados.
Um substituto designado/nomeado, que tenha sido expulso antes do tiro de início da partida , ou após o começo da partida, não poderá ser substituído.

DECISÕES DO INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD
Decisão 1

De acordo com as condições predominantes da Regra III, o número mínimo de jogadores em uma equipe fica a critério das associações nacionais. Porém, a International Board observa que um jogo não poderá continuar caso haja menos de sete jogadores em uma das equipes.

Decisão 2
O treinador/técnico poderá passar instruções técnicas aos jogadores durante a partida. Ele e os demais funcionários oficiais deverão permanecer dentro dos limites da área técnica, nos lugares onde esta existir, e deverão comportar-se de responsavelmente, a critério e julgamento do árbitro.
 

Regra 04
 Equipamento dos Jogadores
 

Segurança
Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento, nem portarão nenhum objeto que ofereça perigo a eles mesmos ou aos demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóia).

Equipamento básico
O equipamento básico obrigatório de um jogador será:
- uma agasalho ou camiseta;
- calções compridos - se usarem calções térmicos, estes deverão ser da cor principal dos calções do uniforme;
- meias;
- caneleiras / tornozeleiras;
- chuteiras.

Caneleiras / tornozeleiras
- deverão estar completamente cobertas pelas meias;
- deverão ser de uma material apropriado (borracha, plástico, ou material similar);
- deverão proporcionar um grau razoável de proteção.

Goleiros
- cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro e dos assistentes do árbitro.

Infrações / Sanções
No caso de qualquer desobediência à presente Regra:
- não será necessário interromper o jogo;
- o árbitro mandará que o jogador infrator saia do campo para colocar seu uniforme em ordem;
- o jogador deixará o campo no momento em que a bola não estiver em jogo, a menos que já tenha colocado seu uniforme em ordem;
- todo jogador que tenha deixado o campo para colocar seu uniforme em ordem não poderá retornar sem a prévia autorização do árbitro;
- o árbitro se certificará de que o uniforme do jogador esteja em ordem antes de permitir que o mesmo retorne ao campo;
- o jogador só poderá retornar ao campo quando a bola não estiver em jogo.
Um jogador que tenha sido obrigado a deixar o campo por infração desta regra e que tenha retornado ao mesmo sem a autorização do árbitro, será repreendido e receberá o cartão amarelo.

Recomeço do jogo
Se o árbitro interromper o jogo para repreender o infrator, o jogo será reiniciado através de um tiro livre indireto, executado por um jogador da equipe adversária, do lugar onde a bola se encontrava quando o árbitro interrompeu a partida.
 

  Regra 05
  Árbitros

A autoridade do árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido nomeado.
Poderes e Deveres

O árbitro:
- fará cumprir as Regras de Jogo;
- controlará a partida com a cooperação dos árbitros assistentes e, sempre que seja necessário, com a do quarto árbitro (árbitro reserva);
- assegurará que a bola corresponde às exigências da Regra II;
- assegurará que o uniforme dos jogadores esteja de acordo ao exigido pela Regra IV;
- atuará como cronometrista e anotará os incidentes da partida;
- interromperá, suspenderá ou finalizará a partida, sempre e quando julgue oportuno, em caso de que sejam cometidas infrações às Regras de Jogo;
- interromperá, suspenderá ou finalizará a partida em caso de qualquer tipo de interferência externa;
- interromperá a partida se julgar que algum jogador tenha sofrido lesão grave e se encarregará de fazer com que o mesmo seja transportado para fora do campo de jogo;
- permitirá que a partida continue até a bola estar fora de jogo, se julgar que algum jogador está lesionado apenas levemente;
- ordenará que todo jogador que haja sofrido lesões com sangramento saia do campo de jogo. O jogador só poderá regressar após o árbitro se assegurar que a lesão não mais está sangrando;
- permitirá que o jogo continue se a equipe contra a qual se cometeu uma infração tiver levado vantagem e punirá a infração cometida inicialmente caso a vantagem não se configurar no momento da infração
- punirá com a falta mais grave, quando o jogador cometer mais de uma infração ao mesmo tempo
- tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometerem faltas que mereçam uma repreensão ou uma expulsão. Não é obrigado a tomar as medidas imediatamente, mas deverá fazê-lo assim que se interrompa o jogo
- tomará medidas contra os funcionários oficiais da equipes que não se comportarem de forma responsável e poderá, se julgar necessário, expulsá-los do campo e suas dependências imediatas
- atuará de acordo com as indicações de seus árbitros assistentes com relação aos incidentes que não pôde observar
- não permitirá que pessoas não autorizadas entrem em campo
- reiniciará o jogo após uma interrupção
- enviará às autoridades competentes um informe da partida incluindo dados sobre todas as medidas disciplinares tomadas contra jogadores e/ou funcionários oficiais das equipes e qualquer outro incidente que tiver ocorrido antes, durante e depois da partida

Decisões do árbitro
As decisões do árbitro sobre os acontecimentos em relação ao jogo são definitivas.
O árbitro poderá modificar sua decisão somente no caso de que constate que a mesma esteja incorreta ou, se julgar necessário, de acordo a uma indicação da parte de um árbitro assistente, desde que o jogo não tenha sido reiniciado.

DECISÕES DO INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD
Decisão 1

Um árbitro (ou se for o caso, um árbitro assistente ou um quarto árbitro) não será responsável por:
- qualquer tipo de lesão que um jogador, funcionário oficial ou espectador sofra;
- qualquer dano a propriedades;
- qualquer prejuízo sofrido por um indivíduo, clube, companhia, associação ou entidade similar, à qual se deva ou possa dever sobre alguma decisão que tenha tomado de acordo com as Regras de Jogo ou com respeito ao procedimento normal requerido para celebrar, julgar e controlar uma partida.

Entre tais situações podem encontrar-se as seguintes:
- decisão de suspender a partida devido as condições do campo de jogo, do recinto ou climáticas;
- decisão de suspender definitivamente a partida por qualquer razão;
- decisão quanto ao estado dos acessórios e uniformes utilizados durante uma partida, incluindo as traves do gol, o travessão, os postes de escanteio e a bola;
- decisão de suspender ou não uma partida devido à interferência dos espectadores ou a qualquer problema na área dos espectadores;
- decisão de interromper o jogo para permitir que um jogador lesionado seja transportado para fora do campo, onde deverá ser atendido;
- decisão de solicitar ou insistir para que um jogador machucado seja retirado do campo para ser atendido;
- decisão de permitir ou não que um jogador leve certa indumentária ou uniforme;
- decisão (na medida em que esta seja de sua responsabilidade) de permitir ou não a todas as pessoas (incluindo os funcionários das equipes e do estádio, pessoal da segurança, fotógrafos e outros representantes da mídia) estejam presentes nas cercanias do campo;
- qualquer outra decisão que possa tomar de acordo às Regras de Jogo ou de acordo com seus deveres e de acordo com o estipulado pelas normas ou regulamentos da FIFA, confederação, associação ou liga sob cuja jurisdição se disputa a partida.

Decisão 2
Nos torneios ou competições nos quais tenha sido designado um quarto árbitro, as tarefas e deveres deste deverão estar de acordo com as diretrizes aprovadas pela International Board.
 

Regra 06

Árbitros Assistente

Deveres
Serão designados dois árbitros assistentes - fora o que for da alçada do árbitro principal - com a seguinte missão:
- indicar se a bola ultrapassou, em sua totalidade, os limites do campo;
- indicar a que equipe cabe dar o tiro/lance de escanteio, de meta ou de lateral;
- indicar quando se deve punir um jogador por estar em posição irregular;
- indicar quando se solicita uma substituição;
- observar e indicar quando ocorre alguma falta ou outro incidente fora do campo visual do árbitro principal.

Assistência
Os árbitros assistentes auxiliarão igualmente o árbitro principal a dirigir o jogo de acordo com as Regras. Em caso de intervenção indevida ou de conduta incorreta de um árbitro assistente, o árbitro principal dispensará seus serviços e fará um informe às autoridades pertinentes.
 

Regra 07
  Duração da Partida  

Períodos de jogo
A partida durará dois (2) tempos iguais de 45 minutos cada, salvo se, por mútuo acordo entre o árbitro e as equipes participantes, seja acordada outra coisa. Todo acordo para alterar os tempos do jogo (por exemplo, reduzir cada tempo para 40 minutos devido à luz deficiente) deverá ser feito antes do início da partida e conforme o regulamento da competição.

Intervalo do 1° para o 2° tempo
Os jogadores têm direito a um descanso do 1° para o 2° tempo. O intervalo do 1° para o 2° tempo não deverá exceder 15 minutos. O regulamento da competição deverá estipular claramente a duração do intervalo do 1° para o 2° tempo. A duração do intervalo do 1° para o 2° tempo poderá ser alterado somente com o consentimento do árbitro.

Recuperação do tempo perdido
Cada tempo deverá ser prolongado para recuperar todo tempo perdido ocasionado por:

- substituições;
- avaliação da lesão dos jogadores;
- transporte de jogadores lesionados para fora de campo para serem atendidos;
- desperdício de tempo;
- qualquer outro motivo.
A recuperação do tempo perdido ficará a critério do árbitro.

Tiro Penal
No caso de se ter que lançar ou repetir um tiro penal, a duração do tempo em questão será estendida até que o tiro penal tenha sido consumado.

Tempo regulamentar
O regulamento de uma competição poderá prever dois tempos regulamentares iguais. Será aplicada a Regra VIII.

Partida suspensa
Toda partida suspensa definitivamente voltará a ser jogada, a menos que o regulamento estipule outro procedimento.
 

Regra 08
O Início e o Recomeço de Jogo  

Introdução
Será lançada uma moeda e a equipe que ganhar o sorteio decidirá de que lado do campo vai jogar no 1° tempo da partida. A outra equipe vai dar o tiro de saída para iniciar a partida. A equipe que ganhou o sorteio executará o tiro de saída para iniciar o 2° tempo. No 2° tempo do jogo, as equipes trocam de lado no campo e passam a atacar na direção oposta à do 1° tempo.

Tiro de saída
O tiro de saída é uma forma de iniciar ou de recomeçar o jogo:
- no começo da partida
- após um gol
- no começo do 2° tempo da partida
- no começo de cada tempo regulamentar, quando for o caso
Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de saída.
Procedimento:
- todos os jogadores deverão se encontrar em seu próprio lado do campo
- os jogadores da equipe adversária àquela que vai dar a saída deverão se encontrar no mínimo a 9,15 metros da bola até que esta seja movimentada
- a bola ficará imóvel no ponto central
- o árbitro apitará o início do jogo
- a bola entrará em jogo no momento em que for chutada e se mover (para a frente)
- o executor do chute de saída só poderá tocar na bola pela 2ª vez depois que ela for tocada por outro jogador
Depois que uma equipe marcar um gol, a equipe adversária dará o tiro de saída.

Contravenções/punições
No caso de o executor do tiro de saída tocar a bola pela segunda vez antes de ela ser tocada por outro jogador será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária, o qual será lançado do lugar onde foi cometida a falta.
Para qualquer outra contravenção ao procedimento de tiro de saída, o tiro de saída será repetido.

Bola-ao-chão
A Bola-ao-chão é uma forma de recomeçar o jogo após uma interrupção temporária necessária, quando a bola estiver em jogo, devido a qualquer incidente não indicado nas Regras de Jogo.
Procedimento: O árbitro deixará cair a bola no local em que estava quando o jogo foi interrompido. O jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar o solo.

Infrações/punições
A bola cairá novamente:
- se for tocada por um jogador antes de tocar o solo
- se a bola sair do campo após ter tocado o solo, sem ter sido tocada por um jogador

Circunstâncias especiais
- Um tiro livre, concedido à equipe de defesa dentro da sua área de gol, poderá ser lançado de qualquer parte da pequena área.
- Um tiro livre indireto, concedido à equipe atacante na área de gol adversária, será lançado da linha da pequena área paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a infração.
- Uma bola ao chão para recomeçar a partida, depois que o jogo tiver sido interrompido temporariamente dentro da área do gol - pequena área, será executada na linha da área de gol paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.
 

Regra 09
  A Bola em Jogo ou Fora do Jogo  

Bola fora do jogo
A bola estará fora de jogo quando:
- tiver ultrapassado completamente uma linha lateral ou de meta, seja por terra ou pelo ar;
- o jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.

Bola em jogo
A bola estará em jogo em todos os outros momentos, inclusive quando:
- rebater nas traves, no travessão ou nos postes/bandeirinhas de canto e permanecer no campo;
- rebater no árbitro ou num árbitro auxiliar colocado dentro do campo.
 

 Regra 10
  O Gol  

Gol (marcado)
Se terá marcado um gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual foi marcado o gol não tenha infringido previamente as Regras de Jogo.
 

Regra 11
  Impedimento  

Posição de impedimento
O fato de se estar numa posição de impedimento não constitui numa infração em si.
Um jogador estará em posição de impedimento se:
- se encontrar mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e do que o penúltimo jogador adversário.
Um jogador não estará em posição de impedimento / fora do jogo se:
- se encontrar em seu próprio lado do campo ou;
- estiver na mesma linha que o penúltimo jogador do time adversário ou;
- estiver na mesma linha que os dois últimos jogadores do time adversário

Infração
Um jogador em posição de impedimento será punido somente se no momento em que a bola tocar, ou for jogada por um de seus companheiros, o mesmo estiver fazendo parte da jogada, a critério do árbitro:
- interferindo no jogo;
- interferindo na ação de um adversário;
- tirando vantagem da posição irregular.

Não é considerada infração
Não haverá falta de posição de impedimento se o jogador receber a bola diretamente de:
- um tiro de meta ou
- um lance de lateral ou
- um lance de escanteio

Infrações/punições
Por qualquer falta de posição de impedimento, o árbitro deverá conceder um lance livre indireto ao time adversário lançado do local onde foi cometida a infração.
 

Regra 12
  Faltas e Conduta Antidesportiva  

As faltas e conduta antidesportiva serão sancionadas da seguinte maneira:

Tiro livre direto
Será concedido um tiro livre ao time adversário se um jogador cometer uma das seguintes seis faltas de uma maneira que o árbitro considere imprudente, perigosa ou com uso de força excessiva:
- dar ou tentar dar um pontapé no adversário;
- dar ou tentar dar uma rasteira colocando o pé na frente do adversário;
- saltar sobre um adversário;
- carregar contra um adversário de maneira violenta, perigosa;
- agredir ou tentar agredir um adversário;
- empurrar um adversário;
- ao dar um carrinho (rasteira), tocar o adversário antes de tocar a bola;
- agarrar, segurar, ou cuspir no adversário.
Será concedido um tiro livre direto ao time adversário se um jogador cometer uma das seguintes quatro faltas:
- no momento de luta pela bola, dá um chute no adversário antes de tocar na bola;
- agarrar um adversário;
- cuspir num adversário;
- tocar a bola com as mãos deliberadamente (com exceção do goleiro dentro de sua pequena área/área penal).
O tiro livre direto será lançado do local onde foi cometida a falta.

Tiro penal
Será concedido um tiro penal se o jogador cometer uma das dez faltas mencionadas dentro da sua própria área penal, independentemente da posição da bola e desde que a mesma esteja em jogo.

Tiro livre indireto
Será concedido um tiro livre indireto ao time adversário se um jogador cometer, na opinião do árbitro, uma das seguintes três faltas:
- jogar de forma perigosa;
- obstruir o avanço de um adversário;
- impedir que o goleiro tire a bola com as mãos.
Será concedido, dessa forma, um tiro livre indireto ao time adversário se um goleiro cometer uma das seguintes cinco faltas dentro da sua própria área penal:
- dar mais de quatro passos enquanto estiver com a bola nas mãos, antes de colocá-la em jogo;
- voltar a tocar na bola com as mãos após tê-la colocado em jogo sem que qualquer outro jogador a tenha tocado;
- tocar na bola com as mãos depois que um jogador de seu time a tiver atrasado com o pé;
- tocar na bola com as mãos após tê-la recebido diretamente de um chute/tiro de lateral por um companheiro;
- perder tempo.
O tiro livre indireto será chutado/lançado do local onde foi cometida a falta.

Sanções / punições disciplinares
Faltas punidas com advertência
Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se cometer uma das seguintes sete faltas:
1. for culpado de conduta antidesportiva;
2. ofender com palavras ou ações;
3. infringir persistentemente as Regras de Jogo;
4. retardar o reinicio do jogo;
5. não respeitar a distância regulamentar de um tiro/chute/lance de escanteio ou tiro livre;
6. entrar ou voltar a entrar no campo sem a permissão do árbitro;
7. abandonar deliberadamente o campo sem a permissão do árbitro.

Faltas punidas com expulsão
Um jogador será expulso e receberá o cartão vermelho se cometer uma das sete seguintes faltas:
1. for culpado de jogo perigoso grave;
2. for culpado de conduta violenta;
3. cuspir num adversário ou qualquer outra pessoa;
4. impedir um gol intencionalmente com a mão ou obstruir/impedir a oportunidade marcação do gol (isso não vale para o goleiro dentro da sua própria pequena área);
5. impedir/obstruir a oportunidade de marcar gol de um adversário através de falta que deverá ser punida e resultar num tiro/lance de pênalti;
6. empregar linguagem ofensiva, grosseira e obscena;
7. receber uma segunda repreensão durante a mesma partida.

DECISÕES DO INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD
Decisão 1

Será concedido um tiro penal se o goleiro tentar lançar a bola contra um jogador adversário dentro da pequena área enquanto a mesma estiver em jogo.

Decisão 2
Se um jogador cometer uma falta punida com uma repreensão ou uma expulsão, quer seja dentro ou fora do campo, contra um adversário, um companheiro, o árbitro, o árbitro assistente ou qualquer outra pessoa, este será castigado conforme a natureza da falta cometida.

Decisão 3
Considera-se que o goleiro tem o controle/a posse da bola quando esta tocar em qualquer parte de suas mãos ou braços. A posse da bola incluirá, dessa forma, o corte intencional por parte do goleiro, com exceção de quando - segundo o árbitro - a bola rebater acidentalmente no goleiro, por exemplo, após o mesmo ter efetuado uma defesa.

Decisão 4
Segundo as regras da Regra XII, um jogador poderá passar/atrasar a bola para seu goleiro com a cabeça, o peito ou o joelho, etc. Porém, se, na opinião do árbitro, um jogador empregar um truque deliberado a fim de burlar a Regra, enquanto a bola estiver em jogo, o jogador será acusado e culpado de conduta antidesportiva, Será advertido, receberá o cartão amarelo e será punido com a concessão à equipe adversária de um tiro livre indireto, a ser executado do lugar onde a falta foi cometida.
Um jogador que empregue um truque para burlar a Regra enquanto executa um tiro livre será punido por conduta antidesportiva e receberá o cartão amarelo. Voltará a lançar o tiro livre.
Em tais circunstâncias, será irrelevante se o goleiro posteriormente tocar ou não a bola com as mãos. A falta é cometida pelo jogador que tenta burlar tanto a escrita/letra quanto o espírito da Regra XII.
 

Regra 13
Tiros Livres  

Tipos de tiros livres
Os tiros livres são diretos ou indiretos. Tanto para os tiros livres diretos como para os indiretos, a bola deverá estar imóvel, quando se lançar o tiro, e o executor não poderá voltar a jogar a bola, antes que esta tenha tocado outro jogador.

O tiro livre direto
- se um tiro livre entrar diretamente na meta contrária, será concedido o gol;
- se um tiro livre entrar diretamente na própria meta, será concedido tiro de canto à equipe contrária.

O tiro livre indireto

Sinal
O árbitro indicará um tiro livre indireto levantando o braço ao alto, o qual deverá manter nessa posição até que o tiro tenha sido executado e a bola tocado outro jogador ou tenha saído do jogo.

A Bola entra na meta
O gol será validado se a bola tocar subseqüentemente noutro jogador antes de entrar na meta.
- se um tiro livre indireto entrar na meta contrária diretamente, será concedido tiro de meta;
- se um tiro livre indireto entrar na própria meta, será concedido tiro de canto à equipe contrária.

Posição no tiro livre

Tiro Livre dentro da área penal
Tiro livre direto ou indireto a favor da equipe defensora:
- todos os adversários deverão encontrar-se, no mínimo, a 9.15m da bola;
- todos os adversários deverão permanecer fora da área penal, até que a bola esteja em jogo;
- a bola estará em jogo, apenas tenha sido lançada diretamente para fora da área penal;
- um tiro concedido na área de meta poderá ser lançado de qualquer ponto dessa área.

Tiro livre indireto a favor da equipe atacante:
- todos os adversários deverão encontrar-se, no mínimo, a 9,15m da bola até que esta esteja em jogo, salvo se encontrarem colocados sobre sua própria linha de meta entre os postes de meta.
- a bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em movimento;
- um tiro livre indireto concedido na área de meta será lançado desde a parte da linha da área de meta, paralela à linha de meta, mas próxima do lugar onde se cometeu a falta.

Tiro Livre fora da área penal
- todos os adversários deverão encontrar-se, no mínimo, a 9,5m da bola até que esta esteja em jogo;
- a bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em movimento;
- o tiro livre será cobrado do lugar onde se cometeu a falta.

Contravenções / Sanções
Se ao executar um tiro livre, um adversário encontra-se mais perto da bola que a distância regulamentar, o tiro será repetido.
Se a equipe defensora lança um tiro livre de sua própria área penal, sem que a bola entre diretamente em jogo, o tiro será repetido.

Tiro Livre lançado por qualquer jogador exceto o goleiro
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que esta tenha tocado outro jogador, será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que ela tenha tocado outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária do lugar onde se cometeu a falta;
- será concedido um penal, se a falta for cometida dentro da área penal do executor.

Tiro Livre lançado pelo goleiro
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha tocado outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com a mão, antes que ele a tenha tocado outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado do lugar onde se cometeu a falta.
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro e o tiro será lançado do lugar onde se cometeu a falta.
 

Regra 14
Tiro Penal  

Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levem a um tiro direto, dentro de sua própria área penal, enquanto a bola está em jogo.
Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.
Será concedido tempo adicional para execução de um penal, ao final de cada tempo ou no final dos períodos de tempo suplementar.

Posição da bola e dos jogadores
A bola será colocada no ponto penal.
O executor do tiro penal deverá ser devidamente identificado.
O goleiro defensor deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, frente ao executor do tiro penal e entre os postes de meta, até que a bola esteja em jogo.
Os jogadores, exceto o executor do tiro, estarão colocados:
- no campo de jogo;
- fora da área penal;
- atrás do ponto penal;
- a um mínimo de 9,15m do ponto penal.

O árbitro
- não dará o sinal para execução do penal, até que todos os jogadores estejam colocados em posição, conforme a regra;
- decidirá quando se tenha consumado um tiro penal.

Procedimento
- o executor do tiro penal chutará a bola para frente;
- não poderá voltar a jogar a bola enquanto ela não tiver tocado outro jogador;
- a bola entrará em jogo no momento em que for chutada e se põe em movimento.
Quando se executar um tiro penal durante o curso normal de uma partida ou quando o período de jogo se tiver prolongado no primeiro tempo ou no final do tempo regulamentar, com objetivo de lançar ou voltar a lançar um tiro penal, será concedido gol, se antes de passar entre as traves e por baixo do travessão:
- a bola tocar um ou ambos os postes e/ou o travessão e/ou goleiro.

Contravenções/sanções
Se o árbitro der o sinal de executar o tiro penal, e antes que a bola entre em jogo, ocorre uma das seguintes situações:
O executor do tiro infringe as regras do jogo:
- o árbitro permitirá que continue a jogada;
- se a bola entrar na meta, se repetirá o tiro;
- se a bola não entrar na meta, não se repetirá o tiro.
O goleiro infringe as regras de jogo:
- o árbitro permitirá que proceda a jogada;
- se a bola entrar na meta, será concedido gol;
- se a bola não entrar na meta, o tiro será repetido.
Um companheiro do executor do tiro de penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m do mesmo:
- o árbitro permitirá que continue a jogada;
- se a bola entrar na meta, o tiro será repetido;
- se a bola não entrar na meta, não se repetirá o tiro.
Um companheiro do goleiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou a menos de 9,15m do mesmo:
- árbitro permitirá que continue a jogada;
- se a bola entrar na meta, será concedido gol;
- se a bola não entrar na meta, o tiro será repetido.
Um jogador da equipe defensora e um da equipe atacante infringem as regras do jogo, o tiro será repetido.
Se depois que se tiver lançado um penal o executor do tiro tocar pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos), antes que ela tenha tocado outro jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
Se o executor tocar intencionalmente a bola com as mãos, antes que ela tenha tocado outro jogador:
- será concedido um tiro livre à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a falta.
A bola é tocada por um corpo estranho, no momento em que se move adiante:
- o tiro será repetido.
A bola rebota ao campo de jogo do goleiro, travessão ou traves, e é logo tocada por um corpo estranho:
- o árbitro interromperá o jogo;
- o jogo reiniciará com a bola ao chão, no lugar onde foi tocada pelo corpo estranho.
 

Regra 15
Arremesso Lateral  

O arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo.
Não se poderá consignar um gol diretamente de um arremesso lateral.

Será concedido arremesso lateral:
- quando a bola tiver ultrapassado a linha lateral em sua totalidade, seja por terra ou pelo ar;
- no ponto por onde tiver ultrapassado inteiramente a linha lateral;
- aos adversários do jogador que tocou por último a bola.

Procedimento
No momento de lançar a bola o executor deverá:
- ter uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior da mesma;
- servir-se de ambas as mãos;
- lançar a bola de trás e por cima da cabeça.
O executor do lateral não poderá voltar a jogar a bola, enquanto esta não tiver sido tocada por outro jogador.
A bola estará em jogo tão logo tenha entrado no campo de jogo.

Contravenções / sanções
O arremesso lateral é executado por qualquer jogador, exceto pelo goleiro.
Se a bola estiver em jogo e o executor do saque tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha sido tocada por outro jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração.
Se a bola estiver em jogo, e o executor do arremesso tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que ela tenha sido tocada por outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe adversária, do lugar onde se cometeu a infração;
- será concedido penal, se a falta foi cometida dentro da área penal do executor.
O arremesso lateral lançado pelo goleiro
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha tocado outro jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração.
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com a mão, antes que ela tenha tocado outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado do lugar onde se cometeu a infração;
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária , se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro, e o tiro será lançado do lugar onde se cometeu a infração.
Se um adversário distrai ou dificulta o executor do arremesso:
- será concedido por conduta antidesportiva e receberá o cartão amarelo.
Para qualquer outra contravenção à regra:
- o arremesso será executado por um jogador da equipe contrária.
 

Regra 16
Tiro de Meta  

O tiro de meta é uma forma de reiniciar o jogo.
Um gol poderá ser anotado diretamente de um tiro de meta, mas somente contra a equipe adversária.
Um tiro de meta será concedido, quando:
- a bola tenha ultrapassado a linha de meta, em sua totalidade, seja por terra ou pelo ar; depois de haver tocado, por último, a um jogador da equipe atacante, e não tenha sido marcado um gol conforme a Regra 10.

Procedimento
- a bola será lançada de qualquer ponto da área de meta por um jogador da equipe defensora;
- os adversários deverão permanecer fora da área penal até que a bola esteja em jogo;
- o executor do tiro não poderá não poderá voltar a jogar a bola enquanto ela não tiver tocado a outro jogador;
- a bola estará em jogo, quando tiver sido lançada diretamente fora da área penal.

Contravenções / Sanções
Se a bola não é lançada diretamente fora da área penal:
- o tiro de meta será repetido.
Tiro de meta executado por qualquer jogador; exceto o goleiro
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha tocado a outro jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração.
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos antes dela ter tocado a outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária, desde o lugar onde se cometeu a infração;
- se concederá um tiro penal se a falta for cometida dentro da área penal do executor.
Tiro de meta lançado pelo goleiro se a bola está em jogo e o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos) antes que este tenha tocado a outro jogador:
- será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária, desde o lugar onde a falta foi cometida.
Se a bola está em jogo e o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que tenha tocado a outro jogador:
- será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde ocorreu a falta;
- será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária, se a falta ocorrer dentro da área penal do goleiro e o tiro se lançará desde o lugar onde se cometeu a falta.
Para qualquer outra contravenção à regra:
- o tiro será repetido.
 

Regra 17
Tiro de Canto  

O tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo.
Poderá ser consignado um gol, diretamente de um tiro de canto, mas somente contra a equipe adversária.
Será concedido tiro de canto quando:
a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar; depois de haver sido tocada, por último por um jogador da equipe defensora, e não tenha sido consignado um gol conforme a Regra 10

Procedimento
- a bola será colocada no interior do quadrante da bandeira de córner que estiver mais próxima;
- não se deverá tirar a bandeira de córner;
- os adversários deverão permanecer a um mínimo de 9,15m da bola até que ela esteja em jogo;
- a bola será lançada por um jogador da equipe atacante;
- a bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em movimento;
- o executor do tiro não deverá jogar a bola pela segunda vez, enquanto ela não tenha sido tocada por outro jogador.

Contravenções / sanções
O tiro de canto será executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha tocado a outro
jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração.
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que ela tenha tocado a outro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração;
- será concedido penal, se a falta foi cometida dentro da área penal do executor.

Tiro de canto executado pelo goleiro
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que ela tenha sido tocada a outro
jogador:
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, do lugar onde se cometeu a infração.
Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com a mão, antes que ela tenha tocado a ouro jogador:
- será concedido tiro livre direto à equipe contrária, se a falta ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado do lugar
onde se cometeu a infração.
- será concedido tiro livre indireto à equipe contrária, se a falta ocorreu dentro da área penal do goleiro, e o tiro será lançado do lugar
onde se cometeu a infração.
Para qualquer outra contravenção à regra:
- o tiro será repetido.
 

Tiros desde o Ponto Penal  

A execução de tiros desde o ponto penal é um método para determinar que equipe será a vencedora em caso de empate, sempre que o regulamento de uma competição o exija.

Procedimento
- o árbitro deverá escolher a meta em que se lançarão os penais;
- o árbitro lançará uma moeda e a equipe, cujo capitão ganhar o sorteio, executará o primeiro tiro;
- o árbitro anotará todos os tiros lançados;
- sujeita as condições estipuladas mais abaixo, cada equipe dará cinco tiros;
- os tiros deverão ser executados alternadamente;
- se antes de que ambas as equipes tenham executado seus cinco tiros, um tiver marcado mais gols que a outra, a execução dos mesmos será dada por terminada;
- se ambas as equipes tiverem executado seus cinco tiros, marcando a mesma quantidade de gols, ou sem marcar nenhum, a execução dos tiros deverá continuar na mesma ordem, até que uma equipe tenha marcado um gol a mais do que a próxima equipe a chutar;
- o goleiro que sofrer uma lesão durante a execução dos tiros e não puder seguir jogando como tal, poderá ser substituído por um suplente designado, desde que sua equipe não tenha utilizado o número máximo de suplentes, permitido pelo regulamento da competição;
- com exceção do caso antes mencionado, só os jogadores que se encontrarem em campo no final da partida, incluindo o tempo suplementar sempre que ocorra, estarão autorizados a lançar tiros desde o ponto penal;
- cada tiro deverá ser executado por um jogador diferente e todos os jogadores designados deverão lançar um tiro, antes que um jogador volte a lançar um segundo tiro;
- qualquer jogador designado poderá trocar de posto com o goleiro em todo o momento durante a execução dos tiros;
- somente os jogadores designados e os árbitros poderão encontrar-se no campo, quando se executarem os tiros penais;
- todos os jogadores, exceto o jogador que lançará o tiro e os dois goleiros, deverão permanecer no interior do círculo central;
- o goleiro que é companheiro do executante deverá permanecer em campo, fora da área penal onde os tiros estejam sendo executados, atrás da linha que se estende paralela à linha de meta (linha da área penal) e a um mínimo de 9,15m do ponto penal;
- a menos que se estipule outra coisa, serão aplicadas as regras de jogo e as decisões pertinentes do International E A. Board, quando forem lançados tiros desde o ponto penal.
 

O Quarto Árbitro  

 o quarto árbitro será designado conforme o regulamento de uma competição e poderá substituir qualquer um dos três oficiais responsáveis pela partida, no caso de um deles não estiver em condições de seguir atuando;
- antes do começo de uma competição, o organizador deverá estipular claramente se o quarto árbitro assumirá o papel de diretor do jogo, no caso do árbitro principal não poder continuar dirigindo a partida, ou se tal missão caberá ao primeiro árbitro assistente, enquanto o quarto árbitro passará a árbitro assistente;
- o quarto árbitro ajudará em todos os deveres administrativos, antes, durante e depois da partida, segundo o solicite o árbitro;
- ajudará nos procedimentos de substituição durante a partida;
- em caso de necessidade, controlará a substituição de bolas. Se durante uma partida a bola deve ser substituída, por indicação do árbitro, o quarto árbitro se encarregará de prover uma nova bola, limitando ao mínimo, a perda de tempo;
- Terá a autoridade de controlar o equipamento dos substitutos antes que entrem no campo de jogo. No caso do citado equipamento não corresponder às Regras do Jogo, informará ao árbitro.
- Estará autorizado para informar ao árbitro se alguma pessoa da área técnica apresenta uma conduta imprópria;
- será a autoridade para controlar o equipamento dos substitutos antes que entrem em campo de jogo. No caso desse equipamento não corresponder às regras de jogo, informará ao árbitro assistente e este ao árbitro;
- o quarto árbitro assistirá ao árbitro em todo momento;
- depois da partida, o quarto árbitro submeterá às autoridades correspondentes um informe sobre qualquer falta, ou outro incidente, que tenham ocorrido fora do campo visual do árbitro e dos árbitros assistentes. O quarto árbitro deverá assistir ao árbitro e seus árbitros assistentes na elaboração de qualquer informe
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