Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro "Amor" à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG - Quarta-Feira - 04/10/2006

Madureira volta com força máxima em Santa Luzia

Um velho nome para um novo time. Foi a solução que Sidney Matias encontrou para montar seu clube. “Eu era atleta e também dirigia meu próprio clube. Eu queria levar essa equipe para frente e registrá-la, então fiquei sabendo do caso do Madureira e fui atrás”, explica Sidney, presidente do Madureira. Assim, ele aproveitou a documentação e o nome do Madureira, que havia paralisado suas atividades por falta de verbas, em 1999. Reativou o clube na Liga de Santa Luzia e aproveitou sua tradição na várzea, conciliando tudo com sua equipe que já estava em atividade. Dessa forma, seu time pôde entrar nas competições oficiais e, atualmente, disputa o Campeonato da 1ª Divisão de Futebol Amador de Santa Luzia.

Hoje, o Madureira conta com 26 jogadores, um número alto para uma equipe que começou este ano. Para fazer a seleção dos atletas e preparar a equipe para o Campeonato de Santa Luzia, o time participou da Taça Agnaldo Campos, e foi eliminado nas quartas-de-final. O próximo desafio no Campeonato de Santa Luzia será contra o líder da competição, o time do Estrela, que venceu a equipe na primeira fase.

O técnico Edmar, que dirige o time a convite do presidente, é confiante sobre a possibilidade de a equipe subir para a Divisão Extra: “O empenho dos jogadores é impressionante, e tenho contado também com forte apoio do presidente. Tem tudo para dar certo”, afirma o técnico.

”Sou um treinador exigente, se tem uma laranja podre no cesto, vou lá e tiro ela rapidinho”, diz Edmar, exemplificando a seriedade com que leva o trabalho para conseguir títulos. O goleiro Rodrigo ingressou no Madureira a convite do técnico, e também se mostra confiante: O pessoal é muito unido, existe uma amizade mesmo , responde o atleta, quando perguntado sobre o diferencial do Madureira. Rodrigo, que já passou por vários times do amador conta sua experiência em uma equipe profissional: Joguei no Cruzeiro por três meses, mas o colégio no qual estudava só tinha aula à tarde. Aí tive que escolher entre o futebol e os estudos , conta o atleta.

Técnico se destaca como papa-títulos

Edmar tem muitos títulos na carreira de técnico amador. Conseguiu conquistas em Vespasiano, pela equipe União de Anjico, como o octogonal da liga local. O treinador destaca o equilíbrio do time do Madureira, com boas atuações de seus jogadores. “O jogador para conseguir uma posição no meu time tem que se sobressair”, garante o técnico. Em Santa Luzia, Edmar conseguiu outra façanha: conquistar o título júnior e a divisão extra, de forma invicta.

Nesses últimos dias, ele teve uma boa surpresa: foi convidado por Marco Aurélio, presidente do Campolina, para comandar o time na Copa Itatiaia, que, segundo o próprio Edmar, é o ápice do futebol amador . A bela campanha e o sucesso do Madureira em tão pouco tempo de fundação, devem-se também a ajuda de parceiros do amador. Tanto Edmar quanto o presidente Sidney são gratos aos amigos do amador, entre eles Cláudio, Cosme e Nivaldo. Esteve último cedeu uniformes para a equipe. O presidente retribui a ajuda: “Se o Madureira se classificar, vai ter festa”, avisa.

************