Tigrão aproveitou que o Santa Terezinha estava todo no ataque e marcou o gol que consolidou o título desta temporada em jogo de três expulsões no segundo tempo.

Tigrão e Santa Terezinha voltaram ao gramado do Estádio Municipal Fausto Alvim para mais 90 minutos da decisão do Campeonato Amador da Primeira Divisão neste domingo, 19. O palco estava preparado para um grande duelo entre as duas melhores equipes da competição promovida pela Liga Araxaense de Desportos (LAD). O Tigrão precisava de um empate para ser bicampeão amador e, para o Santa Terezinha, vitória por qualquer marcador conduziria o alvinegro ao tricampeonato. Cumprindo suspensão automática na ida, Jorge, do Santa Terezinha, e Fabrício Caceba, do Tigrão, retornaram as respectivas equipes para o jogo decisivo.

O tempo era o maior adversário do Santa Terezinha que, desde o primeiro minuto, foi mais ataque devido a necessidade do placar. Um gol, para quem não vive diariamente o futebol, parece pouco, o alvinegro atacou muito mais que o adversário, porém, não foi competente nas finalizações. Até teve bola na trave, defesa do goleiro Túlio e má pontaria do sistema ofensivo do Santa que criou mais chances do que o jogo da ida, mas não marcou.

A equipe do Tigrão, no início da temporada, cogitou a não participação no Amadorão. Só que depois em uma reviravolta, o presidente Renato Ribeiro voltou atrás e recolocou o Tigrão na disputa. Foi uma correria para conseguir reforçar a equipe que se estabilizou durante o Campeonato Amador da Primeira Divisão até carimbar a conquista. O Santa fez também um grande trabalho chegando a uma final de Amadorão, porém, faltou força ofensiva com qualidade na hora da decisão, e, já o Tigrão teve mais frieza para definir.

O Tigrão suportou bem a pressão do Santa Terezinha e, aos 38 minutos do segundo tempo, marcou o gol do título. Em contra ataque fulminante, Bruninho pela direita carregou a bola, fez o passe para o Fabrício Caceba que deixou passar e o toque chegou até Caio que, de frente ao goleiro Filipe, finalizou no canto direito, 1 a 0 Tigrão, campeão amador de 2017. Na comemoração do gol, Matheus Ibiá foi expulso.

No decorrer do segundo tempo, o árbitro Wesley Elias expulsou mais três atletas na reta final de jogo. Netinho e Zé Mário, do Santa Terezinha, e Fabrício Caceba, do Tigrão, que havia cumprido suspensão automática no jogo de ida, voltou a levar cartão vermelho, foram embora mais cedo.

Ao final da partida, bem no início da comemoração do bicampeonato amador para o Tigrão, uma confusão entre os torcedores presentes na arquibancada coberta deixou o clima mais pesado e preocupante. Com apoio da Polícia Militar, aos poucos, a confusão foi encerrando.

Santa Terezinha 0 x 1 Tigrão

Tigrão: Túlio; Matheus Ibiá (Leonardo), Raul, Jorge e Douglas Silva; Cafu, Carlinhos (Rafael Lemos), Ramon (Wesley Geamonond) e Caio (André); Filhão (Bruninho) e Fabrício Caceba – expulso.

Treinador: Cristiano Macaquinho

Santa Terezinha: Filipe; Amaral (Bruno), Zé Mário – expulso, Émerson e Túlio (Netinho – expulso); Renato Augusto, Matheus Mamão, Ostinho Careca (Marcos) e Jorge (Robinho); Arthur e Douglas.

Treinador: Diego Oliveira

Arbitragem: Wesley Elias, auxiliado por Paulo César Souza e José Roberto. Quarto árbitro: Edmílson José Souza. Quinto árbitro: Célio Elói. Sexto árbitro: Richard Bessa. Mesário: Anderson Clayton. Os árbitros reservas (5° e 6° árbitros), tanto da Primeira Divisão, como da Segunda Divisão, foram voluntários, ou seja, se dispuseram a trabalhar nas finais, sem cobrar da Liga Araxaense de Desportos (LAD).

Entrega de troféus

Campeão: Tigrão

Vice-Campeão: Santa Terezinha

Artilheiro: Fabrício Caceba (Tigrão), com 17 gols assinalados

Defesa Menos Vazada: Santa Terezinha, com 12 gols sofridos

Troféu Disciplina:  Santa Terezinha