Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Fonte: Jornal "Folha de Contagem"   -   www.folhadecontagem.com.br

Deu Furacão na Copa Luizinho do Estrela Dalva/São Mateus em Contagem

A Copa Luizinho de futebol amador chegou a sua final no domingo, dia 24/02, quando o Furacão, ao vencer o Recanto da Pampulha por 4 x 2, conquistou o título do torneio.

O jogo
O jogo estava previsto para iniciar às 10 horas, mas o temporal que desabou sobre Contagem, acabou atrasando o jogo por mais de quarenta minutos. Quando a bola finalmente começou a rolar em campo, as duas equipes mostraram aos torcedores porque foram os grandes finalistas da competição.

Apesar da situação precária do piso, os dois times procuraram apenas jogar bola e quem ganhou foram os torcedores, que mesmo com a intensidade da chuva marcaram presença.

Recanto melhor
O Recanto com um time mais leve e de bom toque de bola começou pressionando em busca do gol. O Furacão inteligentemente procurou segurar o ímpeto do adversário atuando com quatro homens no meio - campo dando proteção à linha dos quatro zagueiros, dificultando as ações do ataque do Recanto.

Com a maior parte do tempo com a bola nos pés, o Recanto procurou o caminho do gol, principalmente através das jogadas individuais do meia Neguinho, sempre parado com faltas.
O Recanto teve três boas oportunidades para abrir o placar e não aproveitou. O Furacão por sua vez, só chegou ao gol de Isaias aos 20 minutos, mesmo assim sem muito perigo.

Depois de muito pressionar, aos 25 minutos, o Recanto abriu o placar através de Neguinho, que aproveitou um rebote da defesa dentro da grande área, batendo colocado e longe do alcance do goleiro Cleyton, que desta vez nada poder fazer. Recanto 1 x 0.
Contrariando as perspectivas de seus torcedores, o Recanto, após abrir o placar, caiu de produção. O Furacão aproveitou e aos 30 minutos chegou ao gol de empate, marcado por Pimenta, tudo igual 1 x 1.

O Recanto só acordou depois de ter levado o gol de empate e passar por dois sustos em que a bola insistiu em não entrar. Aos 40 minutos, quando existia equilíbrio entre as duas equipes, o Recanto acabou fazendo seu segundo gol. O meia Mu alçou uma bola sobre a grande área. O zagueiro Tundé ao tentar tirar acabou testando contra seu próprio gol, definindo o placar do primeiro tempo em 2 x 1 para o Recanto da Pampulha.

Segundo tempo
Na etapa final, o Recanto da Pampulha, erradamente, entrou em campo na tentativa de segurar o placar construído no primeiro tempo. O Furacão voltou determinado e desde o primeiro minuto procurou sufocar o adversário dentro de seu próprio campo. Depois de desperdiçar boas oportunidades, aos 15 minutos, o Furacão conseguiu empatar, quando o atacante Xande aproveitou um cochilo da defesa, fazendo 2 x 2.

Goleada de virada
O técnico do Furacão, Nando, percebendo que o Recanto estava taticamente perdido, orientou seus comandados a marcar o adversário dentro de próprio campo e aos 18 minutos virou o placar com Careca, 3 x 2.

Sem forças para reagir, com um time apático que só jogou no primeiro tempo, o Recanto ainda perdeu o meia Mu que saiu contundido com uma lesão na coxa esquerda.

Consciente, o Furacão conseguiu diminuir o raio de ação do ataque do Recanto e nos contra-ataques desperdiçou várias oportunidades, devido a falta de pontaria dos atacantes.

Aos 43 minutos, o atacante Gustavo recebeu da intermediária e soltou um torpedo contra a meta do goleiro Isaias, que se esticou todo, mas não evitou o quarto gol do Furacão, levando seus torcedores a loucura. Final, Furacão 4 x 2 Recanto da Pampulha.

O Furacão foi campeão com o futebol de Cleyton, Paiacan, Tundera, Careca e Cezinho, Elton, Pretinho, Denilton e Nando, Pimenta e Xande.

Técnico: Nando

Banco: Emerson, Biscoito, Gustavo, Nei e João.

O Recanto perdeu com Isaias, Deivison, Teleco, Delson e Ninho, Riquinho, Mu, Márcio e Luciano, Adriano e Neguinho.

Técnico: Geraldo Nobre

Banco: Jefferson, Jean, Carlinho e Piu.