www.futebolamadordeminas.com

 O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           
 

Do exército húngaro para o mundo

A trajetória vitoriosa do Honved, no início dos anos 50, confunde-se com a da seleção húngara. A Hungria chegou a ficar 32 partidas invicta, um recorde que dura até os dias atuais. Conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e foi vice-campeã da Copa do Mundo, na Suíça, em 1954. Sete jogadores do Honved faziam parte da seleção húngara, craques como Puskas, Bozsic, Kocsis, Czibor e o goleiro Grosics.

O clube pertencia ao exército. Seu maior craque, Ferenc Puskas, era major do exército húngaro, mas dedicava-se exclusivamente ao futebol. Puskas é dono de uma marca invejável: 85 gols em 84 jogos pela seleção húngara. Com Puskas, o Honved conquistou 4 campeonatos húngaros.

Em 1953, Puskas e sua seleção foram à Inglaterra, disputar um amistoso contra a seleção local. O jogo foi em Wembley, o templo do futebol inglês. A Inglaterra jamais havia perdido nesse estádio. E perdeu. A Hungria massacrou por 6 x 3, resultado que deixou o mundo assustado - todos queriam saber que equipe era essa que era capaz de impor tão sonora goleada à forte equipe inglesa, em pleno templo do futebol mundial.

Em 54, o Honved foi a Inglaterra participar de um amistoso contra o Wolverhampton, o então campeão daquele país. Os ingleses queriam vingar a derrota humilhante de sua seleção para a Hungria. Eles venceram o time de Puskas por 3 x 2 e a imprensa britânica chegou a afirmar que o Wolverhampton era a melhor equipe do mundo, pois havia batido o excelente time do Honved. Foi sugerida uma competição interclubes que reunisse os campeões de todos os países europeus. Porém, quando foi criada a tal competição (Copa dos Campeões da Europa), em 1956, o time estava desfeito. Era o início da revolução húngara. Com seu País em tumulto, o time se dispersou. Parte dos jogadores foi jogar na Espanha e em outros países europeus - grande parte deles nunca mais voltou para a Hungria. Assim, o planeta perdia uma de suas primeiras máquinas de jogar futebol.

Time Base: Grosics, Rakocsi e Banay; Bozsik, Dudas e Kotazs; Budai, Puskas, Kocsis, Szusza e Czibor.

Grandes Jogadores: Puskas, Kocsis , Czibor e Bozsic

Títulos: Campeonato Húngaro: 4 (1950 ,1952, 1954 e 1955