www.futebolamadordeminas.com

 O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           
 

Grazie, Diego

O Napoli completa 77 anos no dia 23 de agosto. Até 1984, foi sempre considerado uma equipe de pequeno-médio porte, na Itália, mas a partir desse ano, a história do clube mudou definitivamente. Chegava a Napoles Diego Armando Maradona. Recém contratado junto ao Barcelona por U$ 10 milhões, Don Diego encarou o desafio de levar um time da região mais pobre da Itália (Sul) a uma conquista inédita de Campeonato Italiano. E conseguiu. Em 1987, o Napoli conquistou seu tão sonhado scudetto. Neste ano, havia sido contratado para o ataque aquele que Maradona considera ter sido o melhor jogador com quem ele jogou ao longo de 20 anos de carreira: Antonio Careca (contratado junto ao São Paulo). Os números da dupla napolitana são impressionantes: Careca, 164 partidas e 73 gols; Maradona, 188 partidas e 81 gols. Esses tentos foram responsáveis por mais uma conquista de campeonato italiano (1990), 1 copa da Itália (1987), 1 supercopa italiana (1990) e 1 copa da UEFA (1989).

A relação de sua torcida com o clube sempre foi de extrema paixão. O napolitano chora, enrola-se com a bandeira do clube e faz questão de demonstrar sua gratidão a Maradona. "Ele foi o Deus que faltava ao Napoli", chegou a dizer um torcedor, após a conquista do scudetto de 1987. Não é exagero dizer que existe o Napoli antes e depois de Diego.

A equipe, que ainda tinha grandes jogadores italianos em seu elenco, como Carnevale, Ferrara, Bagni e De Napoli, conquistou respeito e admiradores em todo o mundo.

Em 1988, juntou-se à equipe mais um sul-americano: Alemão. O volante brasileiro teve uma boa passagem pela equipe napolitana, disputando 93 jogos e marcando 9 gols.

Em 1991 o império napolitano desaba. Maradona se envolve em escândalos com prostitutas e ainda é suspenso por 15 meses, devido ao resultado de um exame anti-doping que acusou positivo no uso de cocaína. Após a saída do craque, o Napoli não ganhou mais nenhum título. Hoje a equipe que já dominou a Itália luta para voltar à primeira divisão.

Time Base: Giuliani, Ferrara, Bruscolott, Renica e Francini; Bagni, Alemão, De Napoli e Maradona; Giordano e Careca.

Principais craques: Maradona, Careca, Alemão e De Napoli .

Títulos: Campeão Italiano: 2 (1987 e 1990); Copa da Itália: 1 (1987); Copa da UEFA: 1 (1989) e Supercopa Italiana 1 (1990)