www.futebolamadordeminas.com

 O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           
 

O meio-campo inesquecível

Nunca a torcida corintiana comemorou tantos títulos importantes como no final da década de 90. A equipe, recheada de craques e com o apoio da Fiel, levantou quase todas as taças possíveis. Seu meio-campo fazia a diferença: Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho. No gol estava o excelente Dida, pegador de pênaltis decisivos. O time possuía também uma ótima defesa, comandada pelo paraguaio Gamarra. No ataque, Edílson e o matador Luizão garantiam os gols.

Em 1998, chega ao Corinthians o técnico Vanderlei Luxemburgo. Um treinador vencedor para uma equipe que buscava vencer. No mesmo ano, o Corinthians faturava o Campeonato Brasileiro em cima do Cruzeiro, numa melhor de 3 partidas.

Em 1999, Wanderley Luxemburgo deixa e o Corinthians e assume definitivamente a seleção brasileira. O seu auxiliar, Oswaldo de Oliveira, assume a equipe e a conquista de títulos continua. O Corinthians vence o Campeonato Paulista, numa final contra o Palmeiras, e o bi do Campeonato Brasileiro, novamente em 3 partidas, só que desta vez contra o Atlético Mineiro. Na Libertadores, a equipe é eliminada nas quartas de finais pelo Palmeiras, nas penalidades.

Logo no início de 2000, o Corinthians conquista seu mais importante campeonato: o Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Brasil. A decisão foi no Maracanã. Seu adversário foi o Vasco da Gama. Após o empate no tempo normal por 0 x 0, o Timão bateu a equipe carioca nos pênaltis. Edmundo, o maior ídolo vascaíno, desperdiça sua cobrança. O Corinthians sagrava-se Campeão do Mundo. Logo após a conquista, o volante Rincón deixa a equipe e vai jogar no Santos, gerando uma situação desagradável para os dois times.

Faltava a Libertadores. O time novamente faz ótima campanha, chegando às semi-finais, mas volta a ser eliminado pelo Palmeiras e nos pênaltis. Após a derrota, saem do time o técnico Oswaldo de Oliveira e o atacante Edílson. No ano seguinte, a equipe perde um dos maiores ídolos de sua história, Marcelinho Carioca, numa briga que envolveu o técnico Wanderley Lyuxemburgo e outros jogadores do Corinthians. Para sua apaixonada torcida, fica a lembrança daquela equipe vencedora que, no final milênio, reinou absoluta no cenário do futebol brasileiro.

Time base: Dida, Índio(Rodrigo), Adílson(Nenê), Gamarra(João Carlos) e Silvinho(Kléber); Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão.

Grandes Jogadores: Marcelinho, Rincón, Gamarra e Edílson .

Títulos: Campeonato Brasileiro: 2 (98 e 99), Mundial da FIFA: 2000, Paulista: 99.