Artigo
1º - A “COPA QUADRA DO CARLOS / JOÃO ALVES DE FUTEBOL SOCIETY”, na
categoria adulto masculino,
tem por finalidade congregar e
ampliar o Futebol Society,
meio de lazer e prática sadia
do esporte. Com realização
da LIGA
DESPORTIVA DE MOEDA e
coordenação da FEDERAÇÃO
DE FUTEBOL SOCIETY DE MINAS
GERAIS – F.F.S.M.G.,
sendo regido por este
regulamento geral.
II – DA
COORDENAÇÃO
Artigo
2º - A COPA
será coordenada pela Federação
de Futebol Society de Minas
Gerais, juntamente com a JUNTA
DISCIPLINAR de nossa Entidade,
que fará os julgamentos ora
solicitados pelo responsável
da Equipe participante.
III – DO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Artigo
3º - Os jogos serão
compreendidos no período de
JULHO de 2005, sempre com
rodadas aos domingo.
Parágrafo
1º - A programação
oficial dos jogos será
divulgada por Nota Oficial
emitida pela FFSMG, sendo de
responsabilidade das equipes e
atletas o dia e hora dos
jogos.
Parágrafo
2º - Os jogos serão
realizados no campo de grama
natural, com medidas aprovadas
pela FFSMG, localizado na
Quadra do Carlos em JOÃO
ALVES, município de Belo Vale
– MG, dotado de boa
infra-estrutura.
Parágrafo
3º - A cargo da organização
poderão ser marcados jogos em
outras datas ou horários.
IV – DAS
EQUIPES PARTICIPANTES
Artigo
4º - As equipes
participantes serão formadas
por atletas convidados,
regularmente escritos,
obedecendo-se prazo e critérios
estabelecidos por este
regulamento.
V – DAS
INSCRIÇÕES DAS EQUIPES
Artigo
5º - A ficha de
inscrição deverá ser
devolvida, devidamente
preenchida e assinada, com a
relação dos atletas e
dirigentes participantes.
PARÁGRAFO
ÚNICO – Roda equipe
deverá apresentar antes de
cada partida ao Representante
da Federação.
Documento com
foto, emitido por órgão
público.
Uniforme igual e
numerado.
Relação (Pré -
Súmula) de atletas,
acompanhada de Nº da
camisa com no mínimo de
05 (cinco) atletas, um dos
quais obrigatoriamente será
o goleiro, para que a
equipe não seja
desclassificada (W x O.),
e no máximo 14 (quatorze)
atletas.
VI – DAS
INSCRIÇÕES DE ATLETAS
Artigo
6º - Cada equipe
deverá inscrever o mínimo de
05 (cinco) atletas e no máximo
10 (dez) atletas. Após a
entrega da Ficha de Inscrição,
que deverá ser entregue até
10 (dez) de julho a equipe não
poderá fazer novas inscrições
nem substituições.
PARÁGRAFO
ÚNICO – Os atletas
participantes poderão ter vínculos
profissionais esportivos, ou
serem registrados em qualquer
outra Federação esportiva.
VII – DAS
PARTIDAS
Artigo
7º - As partidas
serão regidas de acordo com
as Regras Oficiais da
Confederação Brasileira de
Futebol Sete/Society, sendo o
tempo de jogo de 40 (quarenta)
minutos divididos em 02 (dois)
tempos de 20 (vinte) minutos
cada, com intervalo de 05
(cinco) minutos.
Parágrafo
1º - Para início da
partida a equipe só poderá
começar com 05 (cinco)
atletas, sendo um
obrigatoriamente o Goleiro.
Caso algum atleta chegue
atrasado poderás assinar a súmula
e ganhar condições de jogo.
Parágrafo
2º - Somente o árbitro
no local, ou comunicado
oficial da Federação, poderão
adiar a realização da
partida, em caso de
necessidade comprovada.
Parágrafo
3º - A equipe que não se
apresentar em condições de
jogo, dentro do Campo Society,
até 15 (quinze) minutos APÓS
HORÁRIO MARCADO NA TABELA,
será considerada perdedora
por W x O, passando para o
adversário os 03 (três)
pontos ganhos do jogo.
Parágrafo
4º - Da equipe que perder
por W x O, por chegar ao local
do jogo depois dos 15 (quinze)
minutos de tolerância até 30
(trinta) minutos de atraso,
com o número mínimo de
jogadores, será retirado 03
(três) pontos da classificação
geral.
Parágrafo
5º - A equipe que perder
por W x O, pelo não
comparecimento ao local do
jogo, observando a tolerância
do Parágrafo 4º deste
artigo, será eliminada
automaticamente do torneio,
cancelando todos os jogos
realizados e os a serem
realizados, permanecendo
apenas os cartões
disciplinares e os gols
marcados pela equipe adversária
em jogos realizados para critérios
de artilheiros e
disciplinares.
Parágrafo
6º - A equipe que
abandonar o campo de jogo por
qualquer motivo será
considerada um W x O, a favor
da equipe prejudicada,
mantendo o placar do jogo.
VIII – DA
FORMA DE DISPUTA
Artigo
8º - A COPAQUADRA DO CARLOS / JOÃO
ALVES, terá a forma de
disputa decidida em reunião
no dia 16 (dezesseis) de
julho, ás 17:00 horas, nas
dependências internas da
Quadra, para o Congresso Técnico
e logo a seguir acontecerá a
primeira rodada, sendo todos
os jogos eliminatórios.
IX – DA
PREMIAÇÃO
Artigo
9º - Ficam instituídos
os seguintes prêmios:
a)1º colocado – Troféu
e medalhas para os atletas e
Comissão Técnica;
b)2º colocado – Troféu
e medalhas para os atletas e
Comissão Técnica;
c)Artilheiro e goleiro
menos vazado – Troféu.
X – DAS
PENALIDADES E PUNIÇÕES
Artigo
10º - Ficam
instituídos as seguintes
penalidades para infrações
disciplinares por parte de
atletas, técnicos e
massagistas, médico,
fisicultor ou qualquer outra
pessoa registrada na equipe:
03 (três) cartões
amarelo- suspensão de 01
jogo.
02 (dois) cartões
azuis- suspensão de 01
jogo.
01 (um) cartão
vermelho- suspensão de 01
jogo.
Parágrafo
1º - Na reincidência as
penalidades serão dobradas.
Parágrafo
2º - Um cartão não
anula os outros. Ex: um atleta
que receber na mesma partida o
3º amarelo, 2º azul e 1º
vermelho, sendo todos da 1ª série,
cumprirá 03 jogos. Os atletas
não serão punidos com o
mesmo cartão no mesmo jogo.
Parágrafo
3º - As punições serão
feitas de acordo com os relatórios
dos oficiais de arbitragem,
delegados, membros da Federação,
legais ou nomeados por ela e
enquadrado nos Artigos
Disciplinares contidos no Código
Disciplinar da CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE FUTEBOL 7
SOCIETY, os casos omissos
a este regulamento serão
julgados através de Comissão
Disciplinar.
Parágrafo
4º - Todas pessoas
devidamente registradas, são
passíveis de punição
estando ou não dentro do
campo, basta estar em qualquer
praça esportiva para se
tornar passível de punição
a qualquer momento.
XI – DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo
11º - Á equipe
inscrita caberá a
responsabilidade dos exames e
assistência médica a seus
atletas, antes, durante e
depois das partidas.
Artigo
12º - A
realizadora não se
responsabilizará por
acidentes ocorridoscom participantes do
Torneio, ou por estes
ocasionados a terceiros,
antes, durante e depois das
partidas.
Artigo
13º - As
arbitragens estarão a cargo
da Federação de Futebol
Society de Minas Gerais –
F.F.S.M.G.
Artigo
14º - Toda equipe
tem o direito de RECURSO
contra irregularidades
observadas durante a realização
do Torneio.
Parágrafo
1º - Somente o
representante da equipe poderá
interpor recurso junto à
Realizadora.
Parágrafo
2º - Todos os recursos
deverão ser apresentados por
escrito, até às 18:00 horas,
do primeiro dia útil a
realização da partida. Os
recursos serão julgados por
uma Junta Disciplinar
Desportiva, compostas por DIRETORES da Federação. A reclamação ou recurso deverá conter a
assinatura do responsável
pela equipe e ser protocolado
na Secretaria da ARMB,
mediante o pagamento da taxa
de R$100,00 (cem reais).
Parágrafo
3º - A F.F.S.M.G.,
publicará as punições
impostas aos atletas
envolvidos em relatórios dos
oficiais de arbitragem,
delegados e membros da Federação,
legais ou nomeados por ela.
Artigo
15º - À
F.F.S.M.G. cabe o direito de
exigir toda a documentação
necessária para a defesa da
equipe dentro de um prazo
estipulado. Caso o reclame não
entregue esta documentação,
será declarado improcedente.
Artigo
16º - As decisões
da F.F.S.M.G, serão irrevogáveis,
não cabendo recurso a nenhum
outro órgão esportivo ou de
justiça comum.
Artigo
17º - Toda
comunicação com as equipes
será feita através de
comunicados, numerados (Notas
Oficiais) e serão enviados
semanalmente aos
representantes das equipes, não
cabendo às equipes alegação/recurso
por desconhecimento de
comunicados.
Artigo
18º - As
interpretações e casos
omissos no presente
regulamento serão resolvidos
pelos departamentos
competentes da F.F.S.M.G.,
respeitando as leis que regem
a modalidade. Não será
aceito reclamações VERBAIS
no local de jogo, e as mesmas
deverão ser feitas por
escrito, junto à Realizadora.
Artigo
19º - Todos os
participantes serão
considerados conhecedores do
regulamento, regras e leis
oficiais do Futebol Society.
Artigo
20º - Todas as
equipes deverão preencher a
ficha de inscrição de
equipe, que é parte
integrante deste regulamento.
Artigo
21º - Este
regulamento foi discutido e
aprovado em Assembléia,
realizada na sede da Federação
no dia 10 de julho de 2005,
com a presença de todos os
integrantes da Comissão.
01 – TIRO DE META: Deverá ser
cobrado pelo goleiro com as mãos,
ou por qualquer jogador da
equipe favorecida pelo mesmo,
com o uso dos pés.
02 – DEFESA DO GOLEIRO: Após
fazer uma defesa firme, terá
05 (cinco) segundos para
repassar a bola com as mãos
para qualquer atleta de sua
equipe, desde que este atleta
não receba a bola desde que
este atleta não receba a
mesma direto do goleiro dentro
da área adversária; Caso o
goleiro faça uma defesa
parcial, poderá repassar a
bola com os pés para qualquer
atleta de sua equipe, desde
que este atleta não receba
direto do seu goleiro dentro
da área adversária; (O
goleiro não poderá fazer
nenhum lançamento dentro de
sua própria área, tanto com
os pés ou com as mãos,
direto para o atleta de sua
equipe dentro da área adversária).
03 – DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO:
Poderá devolver para o
goleiro quantas vezes for
necessário, mas o mesmo não
poderá recebe-la com as mãos,
a não ser que seja uma devolução
involuntária ou de cabeça.
04 – LATERAL E ESCANTEIO: Serão
cobrados com as mãos, podendo
ser cobrado para o goleiro
desde que o mesmo não o
receba com as mãos, e terá
05 (cinco) segundos para a
cobrança do mesmo.
05 – TIRO LIVRE: Qualquer falta no
Futebol Sete/Society, é tiro
livre direto, que poderá ser
cobrado em 02 (dois) lances.
06 – FALTAS COLETIVAS E PESSOAIS: Cada equipe poderá cometer por período 07 (sete) faltas
coletivas, com direito a
barreira, a partir a 08
(oitava) falta será cobrado
na linha democrática de
penalidade máxima e cada
atleta poderá cometer 04
(quatro) faltas pessoais,
sendo que na 05 (quinta) falta
o mesmo deverá ser substituído,
e não poderá retornar na
partida ora disputada.
07 – CARTÕES DISCIPLINARES: O
atleta que for advertido com
Cartão Amarelo, terá que
ficar de fora da partida por
02 (dois) minutos
cronometrados, ficando a
equipe com menos um atleta; o
atleta que for advertido com
Cartão Azul, não poderá
volta mais na partida e a
equipe ficará com um atleta a
menos por 02 (dois) minutos
cronometrados; o atleta que
for advertido com Cartão
Vermelho, não poderá ser
substituído.
08 – APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será
caracterizado quando o atleta
utilizar dos 02 (dois) pés
com participação de outro
atleta, e será considerada
infração e deverá ser
punido com cartão
disciplinar.
09 – MÃO NA BOLA:
Independentemente da infração,
marcada pelo árbitro, o
atleta terá de ser advertido
com cartão disciplinar.
10 – SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não
precisará parar o jogo para
fazer a substituição, com
exceção do goleiro, e deverá
ser feita na linha demarcada
de substituição