Futebol Amador de Minas Gerais

O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Fonte: www.supernoticia.com.br

 

Sucesso o ano inteiro - Várias competições agitam a longa temporada da várzea de Betim

O Futebol Amador de Betim movimenta o município da região metropolitana de Belo Horizonte durante quase todo o ano. Competições de várias categorias e que envolvem a participação de equipes de outros centros são agendadas pela Liga de Desportos de Betim (LDB), que no último dia 22 de maio completou 40 anos de fundação.

Na categoria adulto, quatro das nove principais competições promovidas pela liga já foram definidas. Os dois primeiros campeões da temporada foram conhecidos no Torneio da Amizade, que é composto por dois campeonatos distintos: o da Região do Jardim Petrópolis, que viveu sua 12ª edição e contou com a participação de oito equipes, e o da Região Norte, disputado pela terceira vez e com 16 integrantes. As duas finais, disputadas em 30 de março, interromperam hegemonias.

O campeão do Torneio da Amizade do Jardim Petrópolis foi o Palmeiras, do bairro Jardim Petrópolis. Na finalíssima, disputada no campo do Petrópolis, o alviverde fez 1 a 0 no Juventus, do bairro São João, e sagrou-se campeão pela quarta vez em sua história. O gol do título da equipe do treinador Saulo foi marcado pelo meia Mauro, aos 41 minutos do primeiro tempo. O Juventus, que no ano anterior conquistou o caneco em cima do Nova Esperança, perdeu a chance do bi.

Na Região Norte, o Milan, do bairro Homero Gil, foi campeão pela primeira vez após um jogo emocionante com o Independente, do bairro Angola. Atual campeão, o Independente fez 1 a 0 no primeiro tempo, através de Tayson. Cristiano e Serginho viraram para a equipe do treinador Josias, mas um gol de Juninho, aos 45 minutos da etapa final, levou a decisão para os pênaltis, que foi vencida por 5 a 4 pelo rubro-negro.

Menos de um mês depois, ocorreu a definição da Copa Teresópolis de Futebol Amador, competição que teve a participação de 32 equipes e foi conquistada pela União Recreativa São Luiz. Na grande decisão, em 20 de abril, o clube do bairro São Luiz impediu o tricampeonato do Internacional, em jogo disputado no campo do Laranjeiras. Nos outros mata-matas, o São Luiz despachou o Beija-Flor, nas quartas-de-final, e o Maringá, na semifinal.

Pavão prepara o segundo semestre

O presidente da Liga de Betim, José Rodrigues dos Santos, o Pavão, revela as principais competições do segundo semestre. Antes do início do segundo semestre geralmente duas equipes de Betim disputam o Corujão/TV Globo Minas.

O Internacional não passou da primeira fase, enquanto o Minas, vice em 2007, foi eliminado nas semifinais, pelo Radiante.

No final de junho, tem início a Copa dos Campeões, disputada pelas equipes campeãs da Primeira Divisão de Betim. Entre julho e final de outubro são disputados as Séries A, B e C da Primeira Divisão, com 120 equipes. No ano passado, o Industrial conquistou seu quinto título da A após bater o Novo Caxias na final.

Além de ser tricampeão (1991, 92 e 99) da Itatiaia, o Minas, do Citrolândia, tem sete títulos da Série A e é o maior campeão de Betim. Na Série B de 2007, o Colo-Colo levou a melhor na decisão com o São Cristóvão e na C, festa do Boa Esperança após a final com o Comercial. A temporada se encerra em novembro, com o Torneio Master de Veteranos.

Classista é de Abaeté

No final de abril, o 21º Campeonato Classista de Betim conheceu o seu mais novo vencedor. Disputado por 64 equipes de 48 municípios mineiros e em seis fases (cinco mata-matas), a tradicional competição foi conquistada pelo Independente, de Abaeté, que antes de decidir o título eliminou o Famorine (Bom Despacho), CAP (Pompéu), São Francisco (Pará de Minas) e o Internacional, de Carmo da Mata.

Na finalíssima, disputada no campo do Olímpia Bueno Franco, mais de 5.000 espectadores presenciaram um empate em 2 a 2 entre o colorado abaetense e o Inhaumense, de Inhaúma, que em 2007 perdeu o título para o Brumadinho.

Nos pênaltis, vitória por 4 a 3 do Independente, do goleiro Edivaldo (craque da final) e do técnico Sérgio Santana.