www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.diariodoaco.com.br

Liga Desportivas de Ipatinga completa 47 anos e se destaca como gestora esportiva

Além de levar lazer a milhares de pessoas, entidade promove inserção social e qualidade de vida

Quadro de árbitros é qualificado e atende a Campeonatos de ligas de outros municipios

Uma das instituições esportivas mais organizadas e estruturadas de Minas Gerais, a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) completou 47 anos de existência na ultima quarta-feira (25/07). Em mais de quatro décadas de atuação, a entidade promoveu a ascensão do futebol amador em Ipatinga, movimentando milhares de pessoas e garantindo inserção social a crianças, jovens e adultos por meio do esporte.

Atualmente, a LDI organiza 14 campeonatos por ano, nas seguintes categorias: Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Pré-Infantil, Infantil, Juvenil, Juniores, Adulto Série A, Adulto Série B, Copa Regional de Clubes (Adulto), Feminino, Máster (35 anos), Supermáster (45) e Supersênior (52).

A Liga ainda apoia a realização da Copa Verão e Copa Norton Henrique, correspondendo a 16 competições por ano.

São mais de 80 árbitros envolvidos nas competições, além de 35 delegados e 10 funcionários de secretaria. Todo o corpo funcional da LDI se envolve diretamente em todos os passos da entidade.

Abrangência

Além de dezenas de agremiações filiadas em Ipatinga, a LDI tem clubes associados nas cidades de Açucena; Belo Oriente; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Iapu; Inhapim; Ipaba; Joanésia; Mesquita; Naque; Periquito; Pingo D’Água; Santana do Paraíso; São João do Oriente; Vargem Alegre; e Bom Jesus do Galho (no distrito de Revés do Belém). A LDI possui hoje 58 clubes filiados.

Ao todo são 18 mil atletas filiados e 18 municípios atendidos.

As competições promovidas pela Liga de Desportos de Ipatinga abrangem um público estimado em mais de 110 mil pessoas durante a temporada anual. Com ampla atuação na região, a LDI coloca em prática o princípio de que o esporte é uma das melhores escolas de vida, contribuindo, decisivamente, na formação de cidadãos e atletas campeões.

Evolução

Desde sua fundação, em 25 de julho de 1965, a LDI já teve 15 presidentes. O mandato vigente pertence a Adiel Oliveira, hoje licenciado. O vice, Silvio Alves Pereira, assumiu o comando da entidade interinamente. Com a propriedade de quem integra o staff da Liga de Desportos de Ipatinga há 21 anos, o supervisor técnico da entidade, Lúcio Roberto Guedes de Freitas, avalia que a entidade evoluiu substancialmente com o passar dos anos.

“Todos os presidentes e desportistas que passaram pela Liga deram a sua importante parcela de contribuição. A entidade cresceu muito. A LDI é uma entidade sem fins lucrativos e, hoje, é a Liga que mais realiza competições durante o ano no Estado. São 18 mil atletas filiados na LDI. Automaticamente, eles também são filiados na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, destaca.

Inclusão social

Na concepção de Lúcio Guedes, a LDI desempenha um importante trabalho de inclusão social por meio do esporte. “Milhares de pessoas são beneficiadas com as atividades da Liga, desde crianças até pessoas da terceira idade”, enfatiza.

O supervisor técnico destaca que o Campeonato Supersênior  lançado em 2011 para atletas a partir de 52 anos de idade, tem prestado relevante serviço social no município.

“O Supersênior promove a inclusão social de pessoas que ajudaram a construir a cidade de Ipatinga. É um campeonato que não deixa esse público fora de atividade. E notamos que é uma competição que contribuiu para prolongar a vida dessas pessoas, com mais qualidade de vida”, pontua Lúcio Guedes.

Especializado tem atenção especial

  A Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) não se destaca apenas pela excelência na organização de campeonatos amadores. A entidade valoriza o esporte especializado, promovendo torneios de truco, damas, apoiando a Copa Ipaminas de Peteca e atuando na organização da Corrida Rústica do Aniversário de Ipatinga. Em razão disso, a entidade se tornou uma indispensável gestora do esporte no município. Outra ação significativa da LDI é a participação no desfile de 7 de Setembro.

Oportunidade

 

O trabalho social da LDI não tem relevância apenas em Ipatinga. A entidade contribui com a ressocialização de detentos, por meio da realização de torneios de futebol no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga e na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Além de atuar na organização dessas competições, os árbitros utilizados nos dois torneios pertencem ao quadro da LDI.

Meio ambiente em foco

 

A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, temas de grande importância global, são tratados com seriedade pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI). Nos últimos anos, a entidade tem promovido ações práticas que servem de modelo para as novas gerações. A Liga revitaliza praças esportivas, recupera nascentes, limpa lagoas, planta árvores, entre outras ações. Todas essas iniciativas são realizadas em conjunto com atletas, sobretudo os mais jovens, e com a comunidade esportiva de Ipatinga.

 

Galeria de Presidentes da LDI

 

Argentino Moreira (1965-1966); Itamar Vasconcelos Dias (1967-1968-1975); Wilson Teixeira (1969-1970); Hamilton Frade Leite (1971-1972); Raymundo Bento Barbosa (1979-1982-1984); José Maria Esteves Lage (1982); Geraldo Pereira (1977-1978); Jair da Costa Abelha (1976); José Jorge (1973-1974); Erivalton Martins Pereira (1991-1993); Daniel Borges Pereira (1988-1990); João Elias Inácio (1985-1987); João de Souza Miranda (1994-1997); Silvestre Antônio Ferreira (1998-2008); Adiel Oliveira (mandato atual, ora licenciado).

Presença de público é marcante em todos os campeonatos promovidos pela LDI

   
 

A equipe do site www.futebolamadordeminas.com- o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas Gerais, parabeniza aos dirigentes da Liga Desportiva de Ipatinga pelo aniversário e principalmente pela realização dos campeonatos Supermaster (45) e Supersenior (52).

Marco Antônio Caetano de Andrade - Editor