www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.diariodoaco.com.br  -  Repórter : Bruno Jackson  -  Fotos: Wolmer Ezequiel

Gol polêmico provoca confusão e protestos em Timóteo

Placar do jogo entre Vila Nova e Olaria, pela semifinal do Acesitano está indefinido

Fotos da Rodada Foto 01 Foto 02 Foto 03 Foto 04 Foto 05 Foto 06 Foto 07 Foto 08
                 

  As polêmicas em torno da arbitragem voltaram à cena no Campeonato Acesitano de Timóteo. Desta vez no confronto de ida da semifinal do amador, entre Vila Nova e Olaria, no estádio Joaquim Cirilo, no bairro Quitadinha, na tarde de domingo (8). O jogo foi encerrado aos 14min do segundo tempo pelo árbitro Nilton da Silva, mais conhecido como Danudo.

 

A partida estava empatada em 1 a 1 até os 10min da etapa final, quando o Vila Nova marcou o segundo gol. Jorgivoni cobrou falta na diagonal, Gilson cabeceou e o goleiro Doni defendeu parcialmente. No rebote, Serjão pegou de voleio e acertou o fundo das redes.

 

O auxiliar de arbitragem Carlos Roberto Sudário, o Betão, correu para o centro do campo validando o gol de Serjão. Porém, Danudo, indeciso, não fez o mesmo. A partir daí começou um enorme tumulto. Os jogadores do Olaria alegaram que Danudo apitou falta do centroavante Gilson (Vila Nova) sobre o zagueiro Farley (Olaria) no lance que originou o segundo gol do Leão do Quitandinha.
 O árbitro foi cercado pelos atletas e comissão técnica do Olaria. Após conversar com Betão e seu outro auxiliar, Daniel Moreira, Danudo sinalizou que confirmaria o gol de Serjão. A revolta do time visitante foi ainda maior. A Polícia Militar, que estava no estádio, teve que intervir.
 

Após muita confusão, Danudo sinalizou que voltaria atrás e anularia o gol de Serjão. Aí foi a vez dos jogadores e comissão técnica do Vila Nova pressionarem a arbitragem. Até mesmo torcedores do Leão invadiram o campo. Alguns que estavam do lado de fora começaram a soltar bombas, o que deixou o clima ainda mais tenso no estádio.

 

Polêmica anterior

O Vila Nova reclamou que esta teria sido a segunda vez que a arbitragem prejudicou o time. A primeira teria sido no jogo de ida das quartas de final, contra o Florestino, no estádio Joaquim Cirilo. O Leão venceu o jogo por 3 a 2. Naquela partida, o auxiliar de arbitragem Jonatas Oliveira anulou o segundo gol do Florestino. Porém, no dia seguinte, o árbitro do jogo, Wagner Nogueira Araújo, validou o gol na redação final da súmula.

  Betão convicto

Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO, o auxiliar de arbitragem Carlos Roberto Sudário, o Betão, confirmou que validou o segundo gol do Vila Nova contra o Olaria.

  “Para mim o gol foi legítimo. Mas é o árbitro quem manda”, sintetizou. Sobre a pressão que recebeu por parte dos jogadores envolvidos no jogo, Betão desabafou: “Em Timóteo não tenho medo de ninguém”.

  Escoltado

A confusão durou quase uma hora no estádio do Joaquim Cirilo. O árbitro Nilton da Silva, o Danudo, só conseguiu deixar o local às 17h50, escoltado pela Polícia Militar. Perguntando pelo DIÁRIO DO AÇO sobre sua decisão em relação ao polêmico segundo gol do Vila Nova, Danudo não foi preciso.

 “Vou definir isso na LAD (Liga Acesitana de Desportos), depois que eu redigir a súmula”, resumiu o árbitro. Até o final desta segunda-feira não será possível saber se o jogo ficou empatado por 1 a 1 ou se o Vila Nova venceu por 2 a 1.

 

Gols do 1º tempo

Antes da polêmica no início do segundo tempo, Vila Nova e Olaria fizeram um jogo bastante movimentado na etapa inicial. O Leão abriu o placar aos 22min, com Reuber. O Olaria empatou aos 40min, em desvio certeiro de Tim, após chute de Guilherme.

 

Outro resultado

Na outra semifinal do Acesitano Amador, domingo passado, Ipiranga e São Francisco empataram por 0 a 0 no campo do São Cristóvão. No jogo da volta, o São Francisco vai jogar por outro empate para avançar à final.

 

FICHA TÉCNICA

 

Vila Nova x Olaria

 

VILA NOVA: Paulo; Luciano, Serjão, Marcelo e Raniery; João Paulo, Samir, Binha e Jorgivoni; Gilson e Reuber.

 

Técnico: Ailson Gilberto.

 

OLARIA: Doni; Guilherme, Gamarra, Farley e Flaviano; Denis, Neguinho e Gutierrez; Zaneti (Fabinho), Edio e Tim.

 

Técnico: Geraldo Bassôto.

 

Motivo: 1º jogo da semifinal do Acesitano Amador
Data: 08/07/12 (domingo)
Local: Estádio Joaquim Cirilo, bairro Quitandinha
Árbitro: Nilton da Silva, o Danudo. Auxiliares: Daniel Moreira e Carlos Roberto Sudário, o Betão.
 

Presidente da LAD vai recorrer ao Tribunal da esfera estadual

 

Por enquanto, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Timóteo não teria condições de apreciar e julgar a polêmica ocorrida na partida entre Vila Nova e Olaria, no domingo (08/07). O Tribunal estaria com as relações estremecidas com Adair dos Anjos, presidente da Liga Acesitana de Desportos (LAD). Recentemente, quatro auditores abandonaram o Tribunal.

 

Em conversa com o DIÁRIO DO AÇO por telefone, nesta segunda-feira, Adair dos Anjos frisou que o TJD é “soberano e independente da LAD”. Segundo ele, “já existe uma articulação para que haja a reposição dos membros que se desligaram do Tribunal recentemente”.
 

Adair dos Anjos informou, ainda, que irá a Belo Horizonte nesta terça-feira (9) e entregará a súmula do jogo entre Vila Nova e Olaria ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) da Federação Mineira de Futebol (FMF).

 

“A minha ida à Federação já estava agendada para esta terça-feira. Vou aproveitar e entregar a súmula desta partida ao TJD-MG, para que o Tribunal possa se posicionar a respeito do que fazer em relação ao desfecho deste jogo entre Vila Nova e Olaria”, disse o presidente da LAD.

  Olaria bate o Tubarão e acaba com indefinição nos Juniores

 

O Cachoeirinha já conhece seu adversário na semifinal do Campeonato Acesitano de Juniores. Será o Olaria, que no domingo derrotou o Tubarão por 1 a 0, no campo do Cachoeirinha, pelo segundo tempo restante da partida de volta das quartas de final. No último dia 1º, no campo do Novo Tempo, a partida havia sido encerrada no intervalo, por falta de segurança, com o placar em 0 a 0. Na noite da última quarta-feira (4), o restante do confronto seria concluído, no estádio Joaquim Cirilo, no bairro Quitandinha, mas o Tubarão se recusou a jogar, também alegando falta de segurança. No primeiro duelo da semifinal, houve empate por 0 a 0.

 

Outro resultado

Ipiranga e União do Leste empataram por 1 a 1, domingo passado, no campo do Cachoeirinha, pelo primeiro duelo de uma das semifinais do Acesitano de Juniores. A Liga Acesitana de Desportos (LAD) ainda não definiu a data do confronto de volta. A entidade vai aguardar o desfecho da polêmica envolvendo o duelo entre Vila Nova e OIaria, pela semifinal do amador. A LAD também ainda não definiu quando será a primeira partida entre Olaria e Cachoeirinha, semifinal dos Juniores.