www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.diariodoaco.com.br

Eleição amanhã define futuro da Liga de Desportos de Ipatinga

Dirigentes de 30 clubes habilitados a votar decidirão entre duas chapas, no plenário da Câmara Municipal

Roberto Xavier (Coelhinho) (E): consagração nos campos e vivencia nos assuntos da LDI: Silvestre (D): deixou a LDI para tentar a presidencia da FMF

De um lado, a chapa 1, denominada “Compromisso com o Nosso Esporte”, tendo Roberto Xavier Andrade (Coelhinho) como candidato a presidente e Lúcio Roberto Guedes como candidato a vice.

De outro, a chapa “Experiência e Responsabilidade”, encabeçada por Silvestre Antônio Ferreira, tendo como candidato a vice Antônio Jorge. Este é quadro colocado para 30 presidentes de clubes em condições de voto para se conhecer o futuro presidente da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI).

O pleito ocorrerá nesta segunda-feira, 28, entre 19h e 21h, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, conforme determina o Edital de Convocação publicado pela Comissão Eleitoral designada pelo presidente em exercício da entidade, Silvio Alves Pereira.

A eleição, conforme ocorre na maioria das vezes, será extremamente disputada pelas duas chapas, de acordo com as movimentações de bastidores, que se arrastam há várias semanas. O colégio eleitoral terá três dezenas de clubes, o que não corresponde ao número de filiados à LDI – mais de cinquenta –, em razão de as demais agremiações não estarem em dia com as exigências estatutárias e do Edital de Convocação, tais como atas desatualizadas, CNPJ inativo, entre outros detalhes.

O futuro presidente sucederá Silvio Alves Pereira, o vice-presidente do atual mandato, que está completando a gestão de Adiel Oliveira, que renunciou em razão da candidatura e consequente eleição para a Câmara Municipal de Ipatinga. O atual mandato expira em dezembro próximo, mas o presidente achou por bem antecipar o processo eleitoral, facilitando assim a sua sucessão. Caso haja interesse do eleito e consenso com Silvio Alves, a posse poderá ser antecipada para qualquer data a partir do mês de fevereiro.

Coelhinho e Silvestre se inscreveram atendendo a todos os requisitos do Edital de Convocação, travando, em seguida, intensa disputa de bastidores pelos votos, que só podem ser exercidos pelos presidentes das agremiações filiadas – ao contrário de algumas eleições passadas, em que era permitido o voto por procuração, que gerava uma série de controvérsias.

Coelhinho é empresário e ex-atleta de futebol (marcou época como camisa 10 da Aciaria), e responde pela chapa da situação, sendo apoiado por Adiel Oliveira e seu grupo de trabalho.

Seu vice é Lúcio Guedes, que há vinte anos está atuando na direção técnica da entidade, possuindo vasta experiência administrativa e de contatos com os dirigentes. Apresentam, como propostas de trabalho, entre outras: isenção de taxa para inscrição de atletas de todos os campeonatos das categorias de base; manutenção dos campos de futebol dos clubes filiados; manutenção das parcerias com a prefeitura municipal, Usiminas e outras empresas; criação de um campeonato regional no primeiro semestre para os clubes de fora do município; parceria estreita com clubes profissionais, para oferecer oportunidades a atletas amadores nessas agremiações; transferência da sede da Liga para um endereço sem qualquer custo para a entidade; disponibilizar defensor para os clubes e atletas nas sessões de julgamento do TJD da Liga.

Silvestre é ex-presidente da LDI e o que mais tempo ficou no posto na entidade. Saiu para dar lugar a Adiel Oliveira, depois de intensa batalha – infrutífera – para tentar chegar à presidência da Federação Mineira de Futebol (FMF). Apresenta-se como o candidato de oposição, sem ter apresentado publicamente as suas propostas de trabalho. Seu vice, Antônio Jorge, é ex-técnico de diversos clubes do futebol amador da cidade.

A apuração dos votos e consequente proclamação do eleito acontecerá logo após o fechamento da urna. Todo o processo está sendo comandado pela comissão eleitoral composta pelo advogado Carlos Castilho, o presidente do TJD da LDI, José Eustáquio de Oliveira, e o desportista Cosme Matos.