Copa Itatiaia - Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

   
 

Equilíbrio marca decisão da 48ª Copa Itatiaia de Futebol Amador

Com retrospectos idênticos ao longo de toda a disputa, as equipes do Prointer (Barragem Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte) e Brumadinho (Grande BH) devem manter o equilíbrio na final da 48ª Copa Itatiaia de Futebol Amador, que acontece hoje, às 16 horas, no Estádio Independência, na capital mineira. As duas equipes, apesar dos desfalques de peças importantes, prometem partir para o ataque para não perder a chance de levar para a casa o título inédito da mais tradicional competição do Futebol Amador do Estado.

Campeão da Chave Metropolitana, o Brumadinho chegou ao jogo decisivo após bater o Pedra Branca (Ribeirão das Neves), nos pênaltis, por 5 a 4. No tempo normal, o jogo ficou em 1 a 1. Para a partida contra o Prointer, o técnico Marcelo Santos não poderá contar com o volante Alessandro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para o seu lugar, Guilherme está confirmado.

“O Alessandro vinha bem, mas como atua forte na marcação, acabou sendo suspenso. Mas o Guilherme deverá manter a mesma pegada no setor”, disse o técnico.

Diferente da Chave Belo Horizonte, na qual a maioria das partidas é disputada em campos de terra, na Chave Metropolitana os confrontos são disputados em gramados. Apesar de a final ser disputa no gramado do Independência, o treinador não acredita que o Brumadinho entrará na decisão com vantagem.

“Quem sai do campo de terra acaba sendo beneficiado quando vai para a grama. Afinal, se joga bem no campo de terra, mais irregular, acaba se dando bem em condições melhores. Agora, isso é difícil de analisar, pois numa final as coisas se igualam”, ressaltou o técnico, lembrando que em 2005 o time disputou, em Betim, a decisão da Chave Metropolitana com o Campolina, de Esmeraldas, e perdeu nos pênaltis. Em 2006 e 2007, o time ficou fora da disputa.

Assim como o adversário, o Prointer chegou para a decisão também numa disputa de pênaltis. O time da Barragem Santa Lúcia venceu o Alvorada com o mesmo placar de 5 a 4, após empatar por 1 a 1 no tempo normal. Para a final, o técnico Lado não contará com os atacantes Tinha e Bacural, ambos suspensos. O ataque do time da capital deverá ser formado por Dione e Leandrinho.

“Os nossos principais atacantes não participarão da final. Mas agora é a hora da superação. Quem entrar tem de mostrar, acima de tudo, vontade de vencer”, afirmou o técnico.

O treinador afasta o suposto favoritismo do Prointer pelo fato de ser da capital e, possivelmente, contar com uma torcida mais numerosa no Independência. O treinador ressalta que o time tem de entrar em campo concentrado para não sentir o fato de jogar na grama. 

“O nosso time não está acostumado a jogar na grama. Por isso, temos de ter paciência. Vamos ver a postura do adversário para podermos buscar as jogadas que nos levarão ao título”, ponderou.

Ficha Técnica

Prointer: Zezinho; Zecão, Leidiano, Vinícius (Saulo) e Vitinho (Douglinhas); Dinart, Edinho, Mococa e Emerson; Dione e Leandrinho.

Técnico: Lado.

Brumadinho: Flávio; Ilmo, Pelezinho, Negão, Paulo César; Edson, Juninho, Buchecha e Guilherme; Meio Quilo e Paulo Egídio.

Técnico: Marcelo Santos

Local: Estádio Independência (Belo Horizonte)

Horário: 16 horas.

Arbitragem: Igor Júnior Benevenuto, auxiliado por Pablo Almeida Costa e Pedro Araújo Dias Cotta, todos da FMF.

Ingresso: Um quilo de alimento não perecível.