41ª Edição da Copa Itatiaia - 2001/2002

O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

       
 

Mineirinho vence Capivari na estréia da Copa Itatiaia

   Pela primeira rodada da 41ª Copa Itatiaia de Futebol Amador, o Mineirinho, vice-campeão da Copa Centenário, derrotou ontem o Capivari por 2 a 0, no campo do Pompéia, em jogo válido pela Chave Metropolitana. As equipes do Alto Vera Cruz e do Alto da Serra não fizeram um bom primeiro tempo devido à chuva que deixou o campo pesado. O técnico Quinzinho, do Mineirinho, teve que queimar uma substituição logo aos 10 minutos da partida, pois o lateral-esquerdo Toni levou uma bola no rosto, ficou desnorteado, não conseguiu se firmar em pé e acabou sendo substituído por Jabá.

O Mineirinho teve o domínio parcial do jogo até a metade do primeiro tempo. A partir daí, o Capivari equilibrou, com o jogo ganhando em movimentação, mas deixando a desejar tecnicamente com chutões de ambos os lados já que estava difícil jogar pelo chão. A partida ficou bastante disputada pelo meio e nas vezes que os ataques chegavam à defesa adversária, era sempre com muito perigo, principalmente pelo lado do time do Alto Vera Cruz, com o goleiro Ném, do Capivari, fazendo defesas importantes.

Aos 45 minutos, ocorreu um lance curioso e bastante protestado pelos jogadores do Mineirinho. Ricardinho foi lançado, driblou o adversário e dentro da grande área, quando se preparava para a finalização, ouviu o apito do árbitro Adelmo. É que o volante Marcelo, do Capivari, havia atingido Ronei sem bola. Por isso, ele paralisou o lance, expulsou o agressor e mandou bater o escanteio a favor do Mineirinho.

Com um jogador a mais em campo, o Mineirinho voltou para o segundo tempo com os dois atacantes mais descansados. E a pressão sofrida pelo Capivari era inevitável. Mas o primeiro gol veio logo aos 11 minutos. Como estava difícil penetrar na defesa adversária, a solução era arriscar os chutes de fora da área já que a bola estava molhada. Foi isso que aconteceu com o armador Ronei. Ele arriscou o chute da intermediária e acabou acertando o canto direito do goleiro Ném.

Poucos minutos depois do gol, o Mineirinho teve uma boa oportunidade para aumentar a vantagem quando Agildo escorou de cabeça um cruzamento da esquerda e acertou o travessão. A equipe do Alto Vera Cruz acabou fazendo 2 a 0 aos 35 minutos, novamente com chute de fora da área. Desta vez, com Fabinho.

Confusão

No final do jogo uma correria nas arquibancadas. É que o árbitro Jefferson Geraldo Alexandrino, policial que trabalhou como delegado da partida, se envolveu numa confusão com um torcedor do Capivari e acabou sacando o seu revólver.

MINEIRINHO: Paulinho; Damião, Pite, William e Toni (Jabá); Renatinho, Juninho e Ronei; Ricardinho (Fabinho), Dito (Papita) e Agildo. Técnico: Quinzinho.

CAPIVARI: Ném; Hugo (Satil), Celinho, Tonho e Tico; Marcelo, Nô e Du; Nilo, Ricardo e Robson. Técnico: Hilton.

ARBITRAGEM: Adelmo Luiz Rocha, auxiliado por Mário Lúcio de Andrade e Paulo Gabriel.

Outros resultados da 1ª rodada

CHAVE BELO HORIZONTE: Suzana 1 x 1 (5x4)* Itamarati; Santa Cruz x São Bernardo; Pitangui 0 x 0 (9x8)* Santa Maria; Inconfidência 2 x 1 Bonfinense; Antares 1 x 1 (5x4)* Vila Concórdia; Oriente 0 x 1 Alvorada; Pompéia 4 x 1 São Luiz.

CHAVE METROPOLITANA: Santa Izabel 1 x 0 Olaria; Bandeirantes 3 x 1 Riachinho; Guanabara 2 x 0 Industrial; Brumadinho 3 x 2 Madureira; Pedro Leopoldo 1 x 0 São José; Fluminense 7 x 0 Continental; Real 2 x 3 Grenal; Vasco 1 x 3 Morro Alto. *Pênaltis para decidir o ponto-extra.