42ª Edição da Copa Itatiaia - 2002/2003

A Maior Competição de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

           

 

Definidos os semifinalistas da Chave BH da 42ª Copa Itatiaia

Foram definidos, nesse domingo, os oito semifinalistas da 42ª edição da Copa Itatiaia de futebol amador. Pela chave Metropolitana se classificaram as equipes do Bandeirantes, Vista Alegre, Frigoarnaldo e Valença. Na chave Belo Horizonte garantiram vaga Oriente, Santa Cruz, Antares e Mineirinho.

As partidas da semifinal acontecem na próxima quarta-feira. O locais e horários ainda devem ser definidos nesta segunda-feira. Os confrontos da chave da capital serão: Oriente, campeão do grupo 1, contra o Mineirinho, campeão do grupo 4; e Santa Cruz, que terminou em primeiro no grupo 2, contra o Antares, campeão do grupo 3. Na chave Metropolitana, os jogos serão entre Bandeirantes, vencedor do grupo 1, e Valença, que ficou em primeiro no grupo 4; e Vista Alegre, campeão do grupo 2, contra o Frigoarnaldo, vencedor do grupo 3.

A decisão de quem seguiria na briga pelo título da Copa Itatiaia aconteceu nesse domingo com 16 jogos. Antes do início da rodada, 20 times ainda mantinham chances de classificação enquanto 12 apenas apenas cumpriram tabela.

No grupo 1 da chave Belo Horizonte, o Suzano enfrentou o Oriente precisando de apenas um empate para garantir a vaga, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1 - após ter saído na frente no marcador ainda no primeiro tempo. Tupinense e Saga apenas cumpriram tabela e, após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Tupinense venceu nos pênaltis por 7 a 6.

A vaga do grupo 2 da capital foi decidida no clássico entre Santa Cruz e Cachoeirinha. As duas equipes estavam invictas no grupo com duas vitórias cada, mas o Santa Cruz que saiu na frente logo aos 9 minutos do primeiro tempo, com cobrança de falta de Helinho. O segundo gol que saiu aos 23 minutos. Everton tabelou com Nem, entrou na área e na saída do goleiro bateu rasteiro, no canto direito, para ampliar a diferença. Aos 40 minutos, Helinho cobrou uma falta e Alex, de pé direito fez o terceiro gol. O Cachoeirinha tentava uma reação desordenada e já nos acréscimos, aos 46 minutos, acabou levando mais um gol, novamente com Everton em boa jogada individual. No segundo tempo, o Santa Cruz passou a administrar a ampla vantagem que havia construído. O Cachoeirinha se arriscou mais ao ataque, mas sem objetividade nas finalizações. Em um contra-ataque puxado pelo atacante Macalé, aos 38 minutos, o Santa Cruz definiu a vitória. O jogador driblou dois marcadores, entrou na área e foi derrubado pelo goleiro do Cachoeirinha. O juiz anotou o pênalti, que foi convertido por Nem no canto alto esquerdo. Aos 42, também em uma cobrança de penalidade, o Cachoeirinha conseguiu seu gol de honra. Baiano bateu forte, no canto alto direito, para dar números finais a partida. Também pelo grupo 2 o Wesperança se despediu da competição com uma goleada por 6 a 3 no São Bernardo.

O grupo 3 da capital, o Antares confirmou seu favoritismo e se classificou com um aproveitamento de 100%. O time venceu o Pitangui por 2 a 1. No outro jogo do grupo, Araribá e Inconfidência ficaram no empate em 3 a 3 no tempo normal. O Araribá venceu nos pênaltis por 5 a 4.

Completando a chave Belo Horizonte, o grupo 4 só foi decidido na última rodada. No primeiro jogo, o Pompéia venceu o ICA por 4 a 3 em partida que valia apenas para cumprir tabela. A partida que definiria o classificado era o confronto entre Riviera e Mineirinho, respectivamente primeiro e segundo lugar. O Mineiro venceu por 2 a 1 e se manteve vivo na briga pelo título.