www.futebolamadordeminas.com

 Divulgação e Valorização do Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 

 

Fonte - Jornal Diário da Tarde - BH - MG -Quarta-Feira - 28/02/2007

Itaúna chega mais forte na Copa Integração Diário da Tarde

A cidade de Itaúna terá um representante mais forte na Copa Integração Diário da Tarde este ano. Trata-se do novo Esporte Clube Itaúna, que nasceu da fusão dos dois maiores clubes da cidade: o Clube Atlético Ponte Itaúna e o Esporte Clube Itaúna. O Ponte Itaúna, fundado em 1994, participou das quatro últimas edições da Copa DT, enquanto o Esporte Clube Itaúna, o clube mais velho da cidade, apesar de existir desde 1914, nunca esteve na disputa.

Além da união dos clubes, o novo Esporte Clube Itaúna ganhou uma força gigantesca ao firmar parceria com o Cruzeiro Esporte Clube, transformando-se em um clube profissional. Dessa forma, o representante da cidade de Itaúna vai disputar a Copa DT nas três categorias infantil, juvenil e júnior pela primeira vez.

Nosso time tem este nome agora, porque, no ano passado, fizemos a fusão do Clube Atlético Ponte Itaúna com o Esporte Clube Itaúna. Neste ano, depois de procurados por assessores do Zezé Perella (vice-presidente do Cruzeiro), nossa equipe firmou parceria com o Cruzeiro”, explica José Haílton Antunes, presidente do clube desde 1998.

Animado com as mudanças, o presidente do clube está confiante no desempenho do time na Copa DT:

“Este ano, acredito que pelo menos em uma categoria vamos conseguir estar entre os finalistas . Depois de firmar a parceria com o Cruzeiro, que também visa o fortalecimento do Itaúna no futebol profissional, uma nova comissão técnica passou a coordenar as categorias de base do Itaúna. A comissão é formada por desportistas que atuavam no Bahia Futebol Clube: O Zezé Perella está fazendo de Itaúna a Toca 3”, exemplifica José Haílton.

Com olheiros espalhados por todo o país, de novembro a janeiro, vários atletas foram selecionados, principalmente de estados do Nordeste do país, para atuarem na equipe. Mas, segundo o presidente, as equipes ainda não estão totalmente montadas, e as peneiradas ainda estão ocorrendo diariamente: “Estamos abertos aos jogadores daqui da cidade também”, garante.

Alojamento, ajuda de custo, médicos, fisioterapeutas, academias e escolas já estão à disposição dos jogadores. A nova estrutura está deixando os dirigentes do clube animados com a participação na Copa DT, já que a melhor colocação do clube foi um quinto lugar na categoria júnior de 2005.

Os treinamentos começaram e são realizados todos os dias em um campo cedido pela prefeitura e outro pela usniversidade da cidade. E as primeiras promessas já começam a aparecer. O presidente José Haílton cita o atacante Rangel, que é prata da casa e disputou a Copa São Paulo pelo time do Gama.

Outro jogador que promete, segundo o dirigente, é Dieguinho, meia-atacante que também é da cidade, e chegou a ter uma passagem pelo Cruzeiro e sera pretendido pelo time do Villa Nova. Os dois têm como forte característica a velocidade.

“O primeiro lembra o Edilson Capetinha , já Dieguinho tem o mesmo estilo que o Danilinho do Galo”, compara Haílton.

Trabalho social

O Clube Atlético Ponte Itaúna foi fundado em 1994 e o Esporte Clube Itaúna em 1914. A união dos times foi firmada no ano passado e ganhou força com o Cruzeiro:

“A categoria de base tem um lado social, de tirar o jovem de caminhos ruins, e também tem o lado técnico, pois é impossível para um time sobreviver hoje sem investir na formação de atletas”, afirma José.

O presidente também ressalta a iniciativa da Copa DT na valorização da base:

“A Copa DT tem um papel fundamental para o futebol mineiro, pois é uma maneira boa de revelar jogadores, de colocá-los em exposição. Facilita para os clubes, é muito interessante”, elogia.

Comissão técnica com sotaque baiano

O Itaúna tem agora uma forte presença de baianos no comando técnico da equipe. O diretor de futebol do clube, Newton Mota Nunes, conta que todos os integrantes da comissão técnica já trabalhavam com ele em outros clubes.

“A equipe foi responsável pelas peneiradas que selecionaram os jogadores. O nosso trabalho é uma busca incessante por atletas de boa qualidade que possam ser revelados”.

Segundo o diretor, a equipe do juvenil é que está mais completa e preparada para disputar o torneio. Os times do Itaúna já vem realizando amistosos. O primeiro foi contra o Real Minas, o time infantil perdeu por 1 a 0 e o juvenil venceu por 3 a 0.

“Chegamos em Itaúna na sexta-feira passada e começamos em ritmo acelerado. Semana que vem enfrentaremos os times da cidade de Antunes. Estamos otimistas com nossas equipes”, reforça.

A comissão técnica é formada por Sérgio Moura Duarte (coordenador-técnico), Laélson César Lopes (técnico júnior), Amilton Mendes (técnico juvenil, Antônio Sérgio Passarinho (treinador de goleiros) e João da Conceição (coordenador administrativo).

futebol1.gif (4527 bytes)