Depois de 113 partidas, entre 12 de junho a 14 de dezembro, a Primeira Divisão de Araguari 2014 chegou ao seu final. Foram 347 gols assinalados, média superior a 3 gols por jogo.
Mais de 400 jogadores entraram em campo por 13 times. Receberam 535 cartões amarelos e 58 vermelhos. Léo Mutante, do Contenda, fez o primeiro gol, e Sorín, do Amorim, o último.
A Primeira Fase terminou com o Amorim campeão (levou a Taça Ziza) e o Xodó como oitavo classificado. O Contenda decepcionou ficando apenas em nono lugar, assim como o Brasília, que foi vice-campeão da Copa Araguari. Flamante e Flamengo foram rebaixados, o Mengo sem nenhuma vitória, apesar de não perdido para o Amorim.
Aliás, o Verdão liderou a Segunda Fase de ponta a ponta. O Atlético Paraíso surpreendeu ao se classificar para as Semifinais. O Amanhece deixou escapar a vaga dentro de seu campo. O América foi figurante nessa etapa.
Nas Semifinais, o Amorim liquidou o Paraíso já no primeiro jogo. O Novo Horizonte segurou o União, campeão de 2013, e levou a definição da vaga para as penalidades máximas.
As Finais tiveram toda soberania do time amoriense, que encontrou um adversário satisfeito com sua participação na festa.
Entre os goleadores, Alexander Lima, do Mauá, começou a se destacar, encontrando Juninho Broa e Danilo Inês na fase inicial. Depois a briga ficou restrita a Erick Patão e Maycon Resende, tendo este último marcado gols em oito partidas consecutivas.
Os goleiros foram gratas surpresas, com Pallony, Cairo César, Marangoni e Adilson em evidência, além de Matheus, Paulinho, Alex Ceni – sempre marcando gols, Perobão etc.
A arbitragem jovem foi ratificada. Cleuber David e Cléber Martins apitaram pelo segundo ano consecutivo as Finais. Lamentável foi a prefeitura atrasar outra vez o pagamento da taxa de arbitragem.
As emissoras de rádio, os jornais e a televisão deram o carinho que o nosso futebol merece. Trouxeram a realidade dos fatos em tempo real, respeitando todos os envolvidos.