www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@yahoo.com.br

   
 

Esplendor Esporte Clube é campeão 2010 da Liga de Acesita

I006649.jpg

O Esplendor Esporte Clube, de Conceição de Minas, distrito de Dionísio, é o campeão acesitano de 2010. O time do técnico Waldecy Castro levantou a taça ao desbancar o Olaria nos pênaltis, por 5 a 4, domingo passado, no estádio José de Oliveira Freitas, o Jucão, pelo confronto de volta da final do Campeonato Acesitano.

 

A partida foi emocionante, com ingredientes de uma grande decisão. No tempo normal, o Olaria venceu por 1 a 0, com gol de Flá. No duelo de ida da final, o Esplendor havia triunfado pelo mesmo placar. A conquista de domingo foi a segunda da equipe de Conceição de Minas pelo Acesitano. O primeiro título foi em 2004. Neste ano, o Esplendor teve o artilheiro da competição: o atacante Cleidinho, com dez gols.

O Jucão recebeu um grande público. A Polícia Militar se esforçou para montar um forte esquema de segurança. Todos os torcedores foram revistados na entrada do estádio. A Liga Acesitana de Desportos (LAD) organizou uma estrutura para as decisões do amador e dos juniores. A Liga ainda promoveu o sorteio de prêmios no intervalo das partidas.

Várias autoridades compareceram ao estádio Jucão e participaram da entrega de troféus. Entre elas, o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, além de vereadores do município. 

O jogo

A partida entre Esplendor e Olaria foi eletrizante e nervosa do início ao fim. Aos 13 min, o lateral direito Chocolate foi expulso do banco de reservas do Esplendor após xingar o árbitro Vagner Nogueira de Araújo. O Olaria inaugurou o marcador aos 37 min. Bruninho cruzou da esquerda e Flá, de cabeça, guardou no fundo do gol. Aos 46 min, Edio cruzou da direita, a zaga do Trovão Azul falhou, mas Cleidinho perdeu um gol incrível.

O segundo tempo também movimentado. Aos 7 min, Jeguinho cruzou da esquerda e Baiano mandou a bola no travessão. Aos 10 min, foi a vez de o Esplendor dar o troco. Luciano chutou de longe e acertou o travessão. Aos 20 min, começou a chover no Jucão. Mas o jogo continuou quente. Aos 44 min, Luciano enfiou para Maurício e o volante mandou a bola na trave.

“Eu falei com o grupo que era só acertar os pênaltis que eu iria pegar um” (Marcelo, Goleiro do Esplendor)

I006650.jpg

Marcelo pega pênalti e se torna herói

Após uma partida empolgante entre Esplendor e Olaria, a decisão do título do Campeonato Acesitano nos pênaltis gerou uma grande tensão no estádio Jucão. O Esplendor converteu as cinco cobranças. O goleiro Marcelo pegou o quarto pênalti, batido por Bruninho. O arqueiro também provou que é bom batedor e converteu a quarta cobrança, tornando-se herói na conquista do título do Esplendor.

Após a cansativa decisão, o goleiro do time de Conceição de Minas, distrito de Dionísio, agradeceu o apoio do seu treinador.

“O Waldecy confia muito em mim. O mais importante é a confiança do treinador. Ele sabe da capacidade que a gente tem. Não tenho nem o que falar. É uma emoção muito grande. Essa torcida de Conceição de Minas é maravilhosa. Eu falei com o grupo que era só acertar os pênaltis que eu iria pegar um. E assim foi. Agora é comemorar”, declarou Marcelo, que está no Esplendor há oito anos, sempre trabalhando junto com Waldecy Castro, com quem conquistou o segundo título acesitano.

FICHA TÉCNICA

ESPLENDOR: Marcelo; Luciano, Caçapa, Daniel e Denão (Denis Catileia), Cleyberg, Maurício, Raniery e Tim (Marcelo Carioca); Edio (Neném) e Cleidinho.

Técnico: Waldecy Castro.

OLARIA: Bolão; Baiano (Bilim), Farley, Guilherme e Alan Paul; Felipe Cabeça, Denis, Flá (Nickson) e Bruninho; Jakson e Lili (Mateus).

Técnico: Geraldo Bassôto.

Local: Estádio Jucão
Árbitro: Vagner Nogueira de Araújo. Auxiliares: Carlos Roberto Sudário e Fabiano Augusto.

I006651.jpg
Waldecy fala em encerrar carreira como treinador

Após a decisão de domingo, Waldecy Castro revelou que esta pode ter sido sua última temporada como técnico do Esplendor. “Pretendo encerrar como treinador. Já conversei com o pessoal do Esplendor. É muito desgastante para mim porque tenho muitos afazeres. Enfim, é complicado”, disse Waldecy.

O treinador ainda fez uma revelação interessante sobre seu goleiro. “O Marcelo é um dos espelhos do meu time. Ele não queria disputar o campeonato, porque a família não queria deixar. Mas eu disse a ele antes da competição: ‘Marcelo, fique no Esplendor e nos ajude a sermos bicampeões. Depois a gente conversa’”, conta o treinador, acrescentando um fato da decisão de domingo: “Na hora dos pênaltis eu escalei o Marcelo para a quarta cobrança e disse assim: ‘você não só vai defender como vai fazer o gol também’. E deu no que deu”.

Caráter

Waldecy Castro também fez questão de frisar as qualidades do técnico do Olaria, Geraldo Bassôto, e do título suado de sua equipe. “Falar do Bassôto é falar do futebol acesitano, de conquista, caráter e dignidade. Esplendor e Olaria não chegaram à final por acaso. Quis o destino que o título fosse decidido nos pênaltis. Aí foi um misto de competência e sorte. Ganhar de qualquer jeito é sempre bom. Nos pênaltis só é mais sofrido”, comentou o técnico do Esplendor.

I006652.jpg

José Siqueira não conteve as lágrimas

Presidente se emociona e não crê em fim da linha para seu técnico

Assim como o técnico Waldecy Castro, o presidente do Esplendor, José Siqueira, não conteve as lágrimas com mais uma conquista pelo Acesitano. o dirigente conversou com o DIÁRIO DO AÇO e disse que não acredita que Waldecy irá levar à frente seu propósito de parar com a atividade de treinador após a conquista de domingo passado.

“Não acredito. Creio que é só por um tempo essa parada do Waldecy. Até entendo ele, porque o futebol amador é cansativo, gasta muito dinheiro. Mas acho que ele (Waldecy) não aguenta ficar de fora”, opinou José Siqueira, que resumiu sua enorme felicidade com o título:

“Foi emocionante o jogo, o título. Eu também me emocionei”.

Bassôto enaltece adversário e projeta chegar a outras finais

Campeão acesitano com o Olaria em 2009, o técnico Geraldo Bassôto deixou escapar o bicampeonato. Contudo, após a decisão de domingo, demonstrava um visível contentamento pela postura de sua equipe em campo. O treinador também reconheceu os méritos do adversário.

“Foi uma final muito bonita. Todo mundo trabalhou, buscou o resultado. Meu time buscou, batalhou, conseguiu. Foi para os pênaltis. O Olaria foi infeliz, errou. O Esplendor não errou. Está tudo bem. O Waldecy (técnico do Esplendor) é um grande amigo. Ele está sempre batalhando com sua equipe, então está de parabéns. Agora vamos continuar com o trabalho. Ano que vem tem mais. Vamos tentar chegar em outras finais e quem sabe conquistar o título no próximo ano”, projeta Geraldo Bassôto.

   
 

A equipe do site www.futebolamadordeminas.com- o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas Gerais, parabeniza aos jogadores, torcedores e dirigentes do Esplendor Esporte Clube pela conquista do campeonato da Liga de Acesita de 2010.

Marco Antônio Caetano de Andrade - Editor