www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

   
 

Carrizo

O professor aloprado

Com saídas malucas, Carrizo ensinou que o lugar de goleiro năo era debaixo das traves

Regra sagrada na posiçăo: lugar de goleiro era debaixo das traves. Carrizo năo concordava. "Meu local de trabalho năo é apenas a área pequena, mas a grande também", dizia. O ídolo do River Plate foi também o primeiro arqueiro a sair jogando, a driblar fora da área, a funcionar como líbero de sua defesa. E isso nos anos distantes 40!

Figura imponente em campo (1,90 m e 90 kg) e personalista, ele introduziu as luvas. Quando elas viraram peça comum do vestuário do goleiro, apareceu com um gorro de lă na cabeça e foi novamente imitado. Para muitos, isso ofuscava seu talento, imenso. Quem atuou ao seu lado pouco ligava. "Teria sido feito mais gols se Carrizo jogasse comigo na Europa", afirmou o grande Alfredo di Stefano, referindo-se aos lançamentos que o argentino fazia com as măos.

A enorme segurança começou a aparecer logo na estréia, aos 17 anos, num clássico entre River e Independiente na casa adversária. O River venceu por 2 x 1, mas a posiçăo de titular só seria confirmada tręs anos depois. A partir daí, foram 20 anos seguidos e 521 partidas sem dar chance a ninguém. Nesse período todo, apenas um jogador marcou dez gols nele: Ricardo Infante (ex-Estudiantes e Huracán). Năo por acaso foi eleito pela Federaçăo Internacional de Futebol, História e Estatística como o goleiro do século. Carrizo foi um revolucionário.

Ficha completa
Nome:
Amadeo Raúl Carrizo
Nascimento: Rufino, Argentina, em 15/5/1928
Posiçăo: Goleiro
Clubes em que jogou: River Plate (1945 a 1968), Alianza Lima-PER (1969) e Milionários-COL (1970)
Títulos: Campeăo argentino (1945, 1947, 1952/53, 1955/56/57)

Almanaque
Longe da Seleçăo

Mo Mundial de 58, na Suécia, Carrizo era o titular da Seleçăo que foi massacrada pela Tchecoslováquia por 6 x 1. Na volta a Buenos Aires, os jogadores, mas especialmente Carrizo, foram recebidos com uma chuva de moedas. O goleiro — como sempre — era o principal acusado. Abalado, Carrizo abriu măo de inúmeras convocaçőes nos dez anos seguintes. Ao todo, jogou apenas 20 partidas pela seleçăo de seu país.

Jogos pela seleçăo: 20