www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

VI Copa Palmares de Futebol Amador - 2011

Ibirité - MG  

   
 

REGULAMENTO GERAL

DAS Disposições PRELIMINARES

 Art. 1º O presente regulamento contém disposições que regerão a VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011, com apoio dos dirigentes esportivos das agremiações.

 Art. 2º Será disponibilizado para as equipes participantes o regulamento da competição, consideradas conhecedores das regras da CBF, CBDJ e FIFA e das disposições deste regulamento e assim se submeterão, sem reserva alguma a todas as conseqüências que deles possam emanar.

DA VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011

 Art. 3º  A competição tem por finalidade:

ü      Integração entre os atletas e equipes participantes e incentivar o espírito de leal e saudável disputa esportiva entre as equipes da região e adjacências, com objetivo de proporcionar à população a oportunidade de disputar competições organizadas e também fomentar o hábito do esporte e lazer, como auxiliar na preservação da saúde, da educação e da integração social da comunicação, regendo-se pelo presente regulamento.

DA PARTICIPAÇÃO

Art. 4º Só poderão participar da competição os atletas devidamente inscritos, conforme as disposições deste regulamento, devendo todos os atletas estar em perfeitas condições físicas, aspecto este de inteira responsabilidade individual das equipes participantes da competição.

DAS INSCRIÇÕES

 Art. 5º As fichas de inscrição e o regulamento da competição estarão disponíveis e entregues pela Comissão Organizadora, com prazo de entrega até o dia 20 de Outubro de 2011.  A data prevista para inicio da Copa será dia 23/10/2011.

 § 1º A equipe não poderá substituir e ou inscrever novos atletas após o dia 23/10/2011.

 § 2º As equipes participantes somente poderão inscrever atletas de base, nascidos apartir de 1994, por ser menor e pela competição classificada como natureza ADULTA, após apresentar um Termo de Responsabilidade e Autorização dos pais para participação do(s) atleta(s) na competição.

Art. 6º.  O(s) atleta(s) que inscrito(s) por mais de uma equipe, será válido a sua inscrição para a equipe que assinou a primeira súmula da partida que for relacionado. Sendo constatado que o atleta inscrito por duas ou mais agremiações na ficha de inscrição, venha agir irregularmente assinando novamente uma nova súmula, por outra agremiação, ESTARÃ ELIMINADO(S) DA COMPETIÇÃO.

DO NÚMERO DE ATLETAS

Art. 7º Cada equipe será composta de no mínimo 12 atletas e no máximo 23(vinte e tres) atletas.

DA COMPETIÇÃO

Art. 8º Em exceção às regras do Futebol, cada equipe terá a formação inicial de 11 (onze) atletas, onde um dos quais obrigatoriamente será o goleiro.  

  Art. 9º Os clubes deverão apresentar suas equipes em campo em condições de jogo, com antecedência mínima de 05 (cinco) minutos em relação ao horário do início da partida, observado uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos. Decorridos os minutos de tolerância, caso uma das equipes, ou as duas não se apresentem em campo devidamente uniformizada para partida, com um número mínimo de 07 (sete) atletas, a partida não será realizada e a(s) equipe(s) causadora da não realização da partida, será(ão) denunciada(s) à Comissão Organizadora, sendo considerado o placar de W x O para ambas. Nenhuma partida poderá ter inicio posterior ao tempo de tolerância já excedido.

§ 1º É obrigatório para se iniciar o jogo, no mínimo, 07 atletas.

§ 2º Cada equipe poderá efetuar 05 (cinco) substituições na partida, incluindo o goleiro.

§ 3º Ocorrendo o fato no transcurso da partida, se apenas 01 (um) dos clubes ficou reduzido a menos de 07 (sete) atletas, perderá ele os pontos para seu adversário, pelo placar de 3 x 0 (três a zero). Ao clube cuja equipe não incidir na situação aqui prevista, será assegurado, se vencedor, o resultado constante do placar na ocasião do encerramento da partida.

§ 4º Se as 02 (duas) equipes forem reduzidas a menos de 07 (sete) atletas, ambas serão consideradas perdedoras, para efeito do quadro de índice técnico, será considerado a cada perdedor o placar de 3 X 0 (três a zero).

§ 5º A equipe que iniciar a partida com o número mínimo de atletas, que neste caso são 07(sete), somente poderá completar ao máximo permitido, e não poderá fazer substituições durante a partida.

Art.10º Fica entendido como "Hora Marcada" o horário definido pela Comissão Organizadora no dia 25 de Abril de 2011.

a) A alteração dos jogos somente poderá ocorrer por motivo relevante, a critério da Comissão Técnica e quando comunicado antecipadamente 10 (dez) dias da realizacao da partida.

b) As partidas suspensas ou adiadas obrigatoriamente deverão ser realizadas durante a semana à noite para semana seguinte, de acordo com o artigo 10º, devendo ser agendados para a(s) praça(s) de esportes disponíveis para a realização da partida. O não cumprimento ao regulamento na partida agendada, de qualquer equipe ou ambas, será(ao) considerada(s) derrotadas pelo placar de W x O.

c) Todos os jogos das fases eliminatórias somente devem ser realizados em campos alambrados. O custo com a locação da praça de esportes indicada pela equipe sendo seu mando de campo ficará a cargo dos mesmos, isento a comissão organizadora pelas despesas.

Art. 11º A equipe vencedora por W x O em jogos que não tiveram início, receberá os pontos da partida considerado o placar de 1 x 0 e o gol será destinado ao capitão da equipe.

Paragrafo único: As vitórias e gols por W x O não serão computados no critério de classificação.

 Art. 12º Todas as decisões deverão ser baseadas com as informações relatadas nas súmulas dos Árbitros. Não cabendo nenhum recurso, por decisões tomadas pelos clubes participantes nas Assembléias Extraordinárias que forem convocados para decisão.

 Art. 13º Qualquer partida interrompida por motivo de força maior, em virtude de condições climáticas, o árbitro irá aguardar o prazo máximo de 30 (trinta) minutos, não sendo possível o reinicio. A partida será reiniciada no ponto em que foi paralisado, em local, dia e hora marcada pela Comissão Organizadora conforme Artigo 10 letra “B”. O árbitro é o único de autoridade maior competente, por motivo relevante decidir, suspender e interromper as partidas. 

§ 1º Se houver (2/3) dois terços da partida percorrida, ou seja, 30 (trinta) minutos do 2º. Tempo, será mantido o resultado da mesma, caso contrário, as equipes voltam para o campo para terminar o tempo que falta, observando as funções disciplinares aplicadas pelo árbitro até a o momento da suspensão, isso ser nenhuma equipe dado causa na suspensão da partida.

 § 2º Os custos adicionais referente aos jogos adiados ou suspensos são de responsabilidade das equipes envolvidas, isentando aos organizadores da competição pelo custeio das despesas ocorridas ou programadas.

Art. 14º Qualquer atleta expulso por agressão física ou moral, a quem quer que seja, sendo atletas, dirigentes das equipes adversárias ou da sua própria equipe, por unanimidades de todos dirigentes representantes das equipes participantes, estará suspenso por 02 (dois) jogos das partidas subseqüentes da competição. As agressões aos árbitros das partidas estarão(ão) automaticamente o(s) atletas(s) eliminado(s) da competição. Os atletas advertidos com 03(três) cartões amarelos estarão suspensos da partida subsequente, as expulsões não zeram os cartões acumulados das partidas anteriores.

 § 1º As partidas interrompidas por tumultos ou invasões por parte de diretores, atletas suplentes, torcedores, as equipes envolvidas perderão o mando de campo da partida seguinte, ocorrendo reincidência, a equipe será ELIMINADA da competição não cabendo nenhum recurso e ressarcimento de nenhum valor gasto na competição.

§ 2º O arremesso de qualquer objeto estranho (PEDRAS, GARRAFAS E PRINCIPALMENTE BOMBAS) dentro de campo, o arbitro deverá interromper a partida imediatamente por falta de segurança no local. A impossibilidade do reinicio da partida devido a estes fatos, a(s) equipe(s) causadora da situação será(ao) considerada perdedora da partida, mesmo estando vencendo, persistindo e o não cumprimento do ato de infração, a mesma será ELIMINADA da competição.

§ 3º Todas as atitudes de agressão física ou moral aos Árbitros, Árbitros Assistentes por parte de atletas principalmente, que não forem impedidas e solucionadas pelos dirigentes equipes envolvidas, dará o Árbitro da partida como encerrada e a equipe infratora perderá 03 pontos, mesmo critério quando ambas cometerem as mesmas infração.

§ 4º Qualquer consulta inerente à competição, desde que omissa neste regulamento, deverá ser formulada, por escrito, e entregue à COMISSÃO ORGANIZADORA que apresentará a solução através de divulgação em ofício. Quando ocorrer de julgamento para punição as equipes e/ou atletas ficará a cargo do TJFMF, isento a comissão organizadora pelas decisões.

 Art. 15º A equipe que utilizar atleta em desacordo com as condições previstas nos artigos 4° e 5°, será desclassificada.

Parágrafo Único: Todos os seus resultados na competição serão desconsiderados e caso haja alguma pontuação positiva em relação ao(s) jogo(s) disputado(s) com alguma outra equipe, esses pontos serão transferidos para a equipe adversária.  

DO SISTEMA DE DISPUTA E FASES ELIMINATÓRIAS

 Art. 16º Na primeira fase os jogos serão da chave A X B, não existindo mandante de campo, porém, a equipe que constar do lado esquerdo da tabela ficará responsável pela substituição do material, caso ocorra igualdade. Nas fases seguintes, todos os jogos serão eliminatórios, não existindo vantagem, permanecendo o empate no tempo normal da fase. Todos os jogos das fases eliminatórias os horários e locais não serão alterados em determinação e cumprimento da tabela dos jogos.

 § 1º Caso ao final da partida prevista nesta fase, a mesma esteja empatada, para que se conheça o clube classificado para a fase seguinte, serão realizadas cobranças desde a marca do Pênalti, conforme dispõe a Circular nº 170 reformulada pela circular, 710, ambas da FIFA. Persistindo o empate, deverá ser selecionado um atleta de cada equipe onde deverão ser cobrados alternadamente até conhecer o vencedor. A decisão da VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011 será no Campo da Associação Atlética Sol Nascente, no Bairro Palmares 1ª. Seção em Ibirité/MG, prevista para o dia 11/12/2011.

 § 2º A forma de disputa e classificação ficou definida conforme descritas acima com aprovação unânime dos representantes das equipes participantes.

 Art. 17º O sorteio das equipes e os confrontos das equipes deverão ser realizados pela COMISSÃO ORGANIZADORA no dia 10 de Abril de 2011, respectivamente;

 Art. 18º Critérios de desempate entre duas equipes ou mais equipes:

a) maior número de pontos;

b) maior número de vitórias;

c) maior saldo de gols;

d) maior número de gols feitos “fora de casa”

f) sorteio, realizado pela Comissão Organizadora, quando se tratar de 03 (três) ou mais clubes.

g) as vitórias por W x O não serão computadas para critério de desempate.

DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 Art. 19º A COMISSÃO ORGANIZADORA tem por finalidade prestar esclarecimentos sobre a VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011, fornecendo informações sobre a forma de disputa, o sorteio das equipes, esclarecimentos técnicos referentes à competição, e definições sobre o evento esportivo.

DOS RECURSOS

 Art. 20º A impossibilidade da equipe não comparecer ao jogo, motivada por situações em caráter extra-oficial, o dirigente da equipe deverá entrar em contato com o responsável da equipe adversária, e à Comissão Organizadora com antecedência de 48 horas antes do jogo, que remarcará a partida para a semana seguinte conforme Artigo 10º. Letra “B”.

Parágrafo Único: As equipes participantes poderão apresentar recursos dirigidos à COMISSÃO ORGANIZADORA, sempre que se julgarem prejudicados em seus direitos. O recurso poderá ser emitido e entregue até às 48h após o fato gerador. Não cabendo direito a recurso de transporte ou dificuldades em localizar o local do jogo, ou partidas adiadas e remarcadas em datas determinadas pela comissão.

 Art. 21º Só poderão apresentar recursos às equipes diretamente envolvidas, não cabendo recursos de terceiros e para as penalidades quando se tratar de eliminação de atleta ou equipe. Os recursos somente serão aceitos após efetuarem o pagamento da taxa de R$100,00(cem reais), valor este que será doado às entidades filantrópicas e assistenciais da comunidade da região.

DO ADIANTAMENTO, SUSPENSÃO, INTERRUPÇÃO E ANULAÇÃO DE JOGO

Art. 22º - Qualquer partida, em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiada ou suspensa pelo árbitro designado.

Art. 23º Somente poderão participar da nova partida, os atletas que estiverem em condições de jogo na data da partida suspensa, adiada ou anulada e que não estejam cumprindo pena de suspensão, automática ou não, na data da nova partida.

DAS PENALIDADES

Art. 24º A inobservância das disposições do presente Regulamento, quando não for de outro modo sancionado, sujeitará os infratores às seguintes penalidades, que serão julgadas e aplicadas em única instância pela COMISSÃO ORGANIZADORA da competição:

a)       Advertência escrita;

b)       Perda dos pontos;

c)       Suspensão;

d)       Eliminação.

Art. 25º Atleta que for expulso de campo cumprirá Suspensão Automática na primeira partida oficial subseqüente da Competição.

DOS DEVERES DAS EQUIPES PARTICIPANTES

Art. 26º As equipes participantes deverão zelar para que as finalidades da VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011 sejam observadas durante todo o seu transcurso, bem como para cumprimento deste regulamento, devendo seus representantes e diretores responsabilizar-se:

§ 1º. Manter-se informado em relação à programação dos jogos e os boletins informativos, sendo de sua responsabilidade pelas conseqüências da não observância deste Artigo.

§ 2º. Havendo a necessidade da troca de uniforme por determinação do árbitro, deverão cumprir esta determinação os atletas do CLUBE MANDANTE da partida, usando um de seus uniformes tradicionais, respeitadas as cores do clube.

§ 3º Cada clube deverá apresentar ao árbitro antes do início da partida, 02 (duas) bolas em condições de jogo, e tantas quanto forem necessárias para o andamento da partida, sob pena de serem denunciados à Comissão Organizadora. O arbitro somente dará inicio a partida, somente após as equipes apresentarem a quantidade de bola informada.

§ 4º. Todos os atletas deverão apresentar ao arbitro da partida um documento de identificação original; Carteira de Identidade, CNH, CTPS ou PASSAPORTE, estando proibido utilizar XEROX ou outros documentos (Crachá de empresas, Carteira de Identificação de Profissão). A equipe que utilizar atleta(s) que não apresente um documento oficial perderá os pontos da partida e o atleta envolvido estará ELIMINADO DA COMPETIÇÃO. O arbitro não está autorizado a representar os organizadores da competição, bem como se responsabilizar pelos atos irregulares de qualquer equipe infratora.

§ 5º. Os atletas suplentes, substituídos ou expulsos, assim como torcedores não poderão permanecer próximos as laterais do campo. Somente poderá permanecer na área delimitada, os dois representantes autorizados e que assinaram a súmula do jogo (técnico, auxiliar ou massagista, etc.), O arbitro poderá interromper a partida, caso não seja atendido.

§ 6º. Ao clube que não comparecer para a realização da partida na data, local e horário estabelecidos será caracterizado abandono da Competição e para todos os jogos realizados e por realizar, para efeitos tão somente de classificação será considerado o placar de 3X0 (três a zero) em favor daqueles que continuarem na Competição, desconsiderando-se os gols para efeito de contagem do Artilheiro e Goleiro menos vazado.

§ 7º Os Árbitros, Árbitros Assistentes, Representantes, Delegados e Demais autoridades escaladas para a partida deverão se apresentar no campo com uma antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início da partida, sob pena de serem denunciadas à Comissão Especial de Julgamento.

§ 8º. As taxas de arbitragem deverão ser pagas antes do inicio do jogo ao arbitro. Mediante a apresentação do(s) recibo(s) que irá junto à súmula do jogo. A falta de pagamento de qualquer taxa ou outro compromisso financeiro devido, implicará na perda de 03 (três) pontos, por partida que vier a participar, em favor do adversário.

DA PREMIAÇÃO

 Art. 27º Será concedida a seguinte premiação:

ü   Campeão: Troféus, Medalhas

ü   Vice-campeão: Troféu

ü   Troféu para artilheiro, goleiro menos vazado e atleta revelação

Parágrafo Único: Receberá o troféu de defesa menos vazada o goleiro que obtiver o menor número de gols sofridos, e com o maior número de minutos jogados durante a competição.

OUTRAS DETERMINAÇÕES

Art. 28º O não comparecimento do clube à reunião o obriga a aceitar, acatar e cumprir as decisões dali emanadas, delas não podendo recorrer.

Art. 30º As equipes participantes representadas pelos seus dirigentes deverão zelar pelas praças de esportes cedidas pelos diretores e dirigentes na boa utilização e conservação dos Vestiários, Redes, Alambrados, cedidas para a competição. Assim como as equipes que cederem as praças de esportes deverão colaborar disponibilizando o local em perfeitas condições para sua utilização; Vestiários, Banheiros, Água, etc. para equipes visitantes.

Parágrafo Único: A depredação de qualquer parte das praças de esportes das partidas que forem realizadas, por qualquer equipe e ou torcedores por atos de vandalismo, serão de responsabilidade dos dirigentes da agremiação em arcar com a reforma da parte destruída. O não cumprimento desta informação, será a equipe ELIMINADA da competição com suspensão de 02 (anos).

Art. 31º Todas as regras que constam neste regulamento, deverão todos ter conhecimento e cumprir regularmente após aprovação de todos participantes em reuniões realizadas antes do início da VI COPA PALMARES DE FUTEBOL AMADOR 2011.

Ibirité (MG), 17 de Outubro de 2011

Anote e cumpra-se.

André Luiz - Organizador