59ª Edição da Copa Itatiaia - 2019_2020

Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

 
         
   
 

Fonte: www.itatiaia.com.br

   
 

Copa Itatiaia – O maior torneio de Futebol Amador do Brasil

Durante a inter-temporada de 1961 e 1962, mais precisamente no mês de janeiro, a Rádio Itatiaia comemorava sua primeira década de funcionamento. Para celebrar uma data tão importante foi sugerido que a emissora organizasse um torneiro de futebol com doze times amadores de Belo Horizonte. Não há registros de quem teve a idéia da Copa, mas ela foi aceita de pronto pelos dirigentes da rádio.

Para o fundador e patrono da emissora, o jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro (1928/1994), a iniciativa tinha um sentido simbólico. Ele ainda se lembrava com carinho das manhãs de domingo da sua juventude, quando saía de casa com o velho par de chuteiras debaixo do braço, enrolado numa folha de jornal para disputar memoráveis partidas nos campos de terra da periferia, defendendo a briosa equipe do Avante, da Serra. (Fonte: Livro “50 anos da Rádio Itatiaia”.)

O sucesso da promoção foi enorme. Nos anos seguintes a emissora se viu obrigada, por pressão dos esportistas e dos próprios ouvintes, a reeditar o evento. A Copa Itatiaia se tornou o maior torneio de futebol amador do país, e uma referência para os “atletas de fim-de-semana”, preenchendo o vazio do calendário no período de férias dos atletas profissionais.

Atualmente, considerada como a Copa do Mundo de Futebol Amador, a Copa Itatiaia é dividida em duas chaves – Belo Horizonte e Metropolitana - e conta com 32 equipes. Os participantes são apontados por critérios técnicos e por convite direcionados às equipes de destaque durante o ano.

Diversos profissionais foram revelados na Copa Itatiaia, entre os quais alguns jogadores com passagem pela seleção brasileira, como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro e Marinho, entre outros. Também na Copa Itatiaia foi revelado Márcio Rezende de Freitas, árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 1998, na França.

Os jogos do torneio são todos gratuitos e contam com um público de cerca de sete mil torcedores por partida, segundo dados da Polícia Militar de Minas Gerais. Durante o evento, são realizadas campanhas solidárias e distribuídos prêmios de incentivo aos campeões.

Com ampla cobertura da imprensa, as rodadas do campeonato são transmitidas pela Itatiaia e por algumas emissoras afiliadas à Rede Itasat. Os principais jornais e emissoras de televisão de Minas Gerais também cobrem o torneio.