46ª Edição da Copa Itatiaia - 2006 / 2007

Belo Horizonte e Região Metropolitana

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

             
         
             
 

Fonte: Jornal Diário da Tarde - BH - MG Segunda-Feira - 15/01/2007

Campeão inédito - Campolina leva título geral da Copa Itatiaia 2006/2007 para Esmeraldas

Minas Gerais conheceu o seu primeiro campeão do ano. Trata-se do Campolina, que ontem conquistou o título geral da 46ª Copa Itatiaia. A equipe de Esmeraldas fez a festa em cima do Santa Catarina, campeão de 2006, com uma vitória por 3 a 1, no Estádio Independência, diante de um público de cerca de 15 mil torcedores. Com dois gols de César e outro de Euclésio, contra um de Vagner Gambá, o tradicional clube da Região Metropolitana de BH quebrou o tabu de nunca ter levantado o troféu. A festa, iniciada ainda no gramado do Independência, transferiu-se para Esmeraldas e invadiu a madrugada, envolvendo uma legião de seguidores do campeão.

O Campolina acabou com o tabu de nunca ter conquistado o título de campeão geral da Copa Itatiaia de Futebol Amador. Ontem, a equipe de Esmeraldas venceu o então campeão, Santa Catarina, por 3 a 1, levantando pela primeira vez o cobiçado título. O palco da final foi o Estádio Independência, que recebeu um público de cerca de 15 mil torcedores. Nem a chuva atrapalhou a festa das torcidas, que deram um show à parte.

O campeão da Chave Metropolitana começou a derrubar o favoritismo do time da Pedreira Prado Lopes, aos seis minutos do primeiro tempo. Depois de uma boa no travessão do goleiro Paulinho, César ajeitou a bola no peito e chutou sem chances para o goleiro adversário. O Santa Catarina acordou e pressionou nos contra-ataques, com as boas jogadas de seu artilheiro, Vagner Gambá, pelas laterais. E foi driblando dois zagueiros e o goleiro Papagaio que ele conseguiu empatar a partida, aos nove minutos.

Três lances duvidosos na pequena área do Campolina deixaram jogadores e torcedores da Pedreira Prado Lopes revoltados. No mais contestado deles, Gambá, pela direita, balançou a rede adversária, mas o gol não foi confirmado, pois a arbitragem assinalou impedimento no lance.

O segundo tempo teve lances mais característicos de várzea, principalmente com a expulsão de Guilherme, do time da Pedreira Prado Lopes. Com um jogador a menos, o número de faltas aumentou e, conseqüentemente, de cartões amarelos, principalmente porque o Campolina fez 2 a 1 logo no primeiro minuto. César chutou da direita, aproveitando a bobeada da zaga do Santa Catarina: 2 a 1.

O Santa Catarina ainda pressionou muito, mas acabou desperdiçando as duas chances para empatar em cobranças de falta feitas por Gambá. Com três minutos de acréscimos, no contra-ataque, Euclésio ainda encontrou fôlego para, no minuto final, arrancar do meio-campo e chutar, por cobertura, na saída do goleiro Paulinho, ratificando a festa da torcida de Esmeraldas.

Uma grande festa na arquibancada

O tempo nublado durante toda a partida e a chuva que caiu no intervalo, e que voltou durante a premiação, não esfriaram as torcidas do Campolina e do Santa Catarina no Independência.

Cerca de 15 mil pessoas aproveitaram a tarde de ontem para presenciar uma partida de futebol amador em um estádio profissional. Se milhares de anônimos fizeram uma grande festa na arquibancada, ilustres do futebol profissional também marcaram presença, casos do presidentes do Atlético, Ziza Valadares, do Vila Nova, João Bosco, e do América, dono do palco da decisão, Antônio Baltazar.

Além dos dirigentes, estiveram presentes o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schetino, que entregou um dos troféus, e o diretor do departamento de árbitros da FMF, Lincoln Afonso Bicalho.

A Polícia Militar de Minas Gerais impediu os mais exaltados de estragarem a festa. Alguns tumultos entre torcedores se formaram, principalmente no final do jogo, mas os baderneiros foram prontamente detidos pelos policiais.

Ficha Técnica

Campolina (Esmeraldas): Papagaio; Euclésio, Diego e Luquinha; Liu, Alecsandro, Pituca (Dudu) e Wudson Bidão (Alemão); Ti-beiça (Leidson), Roque (Rafael) e César (Dani).

Técnico: Marquinhos.

Santa Catarina (Pedreira Prado Lopes)- BH:  Paulinho; Dumdum (Cleidinho), Adonai, Dim e Tiago (Bil); Igor, Guilherme, Kaiser (Ticão) e Didico; Vagner Gambá e Josué (Dênis).

Técnico: Fernando Moreira.

Gols: Campolina: César (dois) e Euclésio. Santa Catarina: Vagner Gambá

Cartões amarelos: Alecsandro, Diego, Bidão, Dudu (Campolina); Kaiser e Igor (Santa Catarina).

Cartão vermelho: Guilherme (Santa Catarina).

Local: Estádio Independência.

Árbitro: Antônio Marco Teixeira. Assistentes: Adeílson Alves Teixeira e Marcelo Francisco dos Reis.

   
 

A equipe do site www.futebolamadordeminas.com  - o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas Gerais, parabeniza aos jogadores, torcedores e dirigentes do Campolina, de Esmeraldas, pela conquista, de forma invicta, do titulo de campeão Geral da 46ª Copa Itatiaia. 

Marco Antônio Caetano de Andrade – Editor