45ª Edição da Copa Itatiaia - 2005 / 2006

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte - Jornal AQUI - BH - MG - 02/01/2006

Multifuncional do Amador – Atleta, presidente e representante em três clubes diferentes, Nildão é apaixonado pelo esporte

Nildo André Pereira, o Nildão, como é conhecido na Pedreira Prado Lopes onde mora, é um dos apaixonados pelo Futebol Amador. Só neste edição da Copa Itatiaia, o maior torneio de Futebol Amador do Brasil, ele está diretamente envolvido com três clubes. Nildo é presidente e atleta do Cachoeirinha, representante do Poliéster e administrador do Santa Catarina. Além disso, é diretor de comunicação da Asfamig – Associação de Futebol Amador de Minas Gerais. Tudo isso voluntariamente.

Para Nildão, o futebol de várzea é muito carente de atenção. Por isso ele começou a se envolver com o esporte há 24 anos e não parou mais. “Em 1981 fui filiado pelo Santa Cruz Futebol Clube. Na época, disputava o campeonato infantil como zagueiro. De lá para cá fui pegando amor pelo futebol de várzea e hoje não vivo sem ele”, conta.

O atleta e multifuncional tem o respaldo de vários jogadores e dirigentes de clubes em Belo Horizonte. Sempre recebe convites para administrar equipes. Mas Nildão conquistou este respeito com muito esforço. “Me dediquei para valer. Fui estudando e me aperfeiçoando”, diz. Nildo fez o curso de aperfeiçoamento e marketing no futebol amador, além de outros cursos na Federação Mineira de Futebol e asistiu palestras sobre o assunto com ex-atletas, jornalistas esportivos e o ministro dos Esportes.

Nildão é casado e tem dois filhos, e para sustentar a família trabalha como representante de vendas e material escolar e de escritório. Mesmo assim, sempre arruma um tempo para se dedicar à paixão. “Escolho um dia por semana para me dedicar ao Futebol Amador. Faço o que precisa ser feito em cada time ao qual sou ligado. É corrido, mas sempre arrumo tempo”, conta.

Nildão está criando mais um time na Pedreira Prado Lopes. A nova equipe da comunidade vai se chamar Malhorca Futebol Clube. O Malhorca surgiu da demanda de pessoas da região que queriam jogar bola. Ele montou a diretoria e registrou no cartório, mas ainda faltam algumas questões burocráticas. “O Malhorca já nasceu com um sonho: disputar  a Copa Itatiaia, o “Oscar” do Futebol Amador, conta. 

Para este ano, Nildo tem planos de se dedicar ainda mais ao esporte. Ele quer fazer um curso de técnico de Futebol Amador na Escola de Educação Física da UFMG. “Vou fazer o curso e buscar patrocínio. Quero aprender mais para fazer um trabalho de ação social com jovens carentes de 6 a 16 anos. Quero trabalhar o corpo e a mente do pessoal”, finalizou.