45ª Edição da Copa Itatiaia - 2005 / 2006

 O Maior Torneio de Futebol Amador do Brasil

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

Fonte - Jornal SUPER NOTÍCIA - BH - MG - 21/12/2005

Várzea movida pela paixão – Copa mostra situações típicas do Futebol Amador

No Futebol Amador acontece quase de tudo e quem esteve no campo do Santa Cruz na rodada dupla de domingo passado (Ferroviária x Cachoeirinha e Radiante x JUSG) que decidiu o Grupo 3 da Chave Belo Horizonte da Copa Itatiaia, presenciou diversas situações típicas da várzea.

Irmão torcendo contra irmão, invasões de campo, goleiro jogando com a camisa número 5, acréscimos de 12 minutos, treinador querendo bater em atleta do próprio time, torcedor vagando na beirada do campo e até mãe xingando o filho jogador. Situações incomuns no Futebol Profissional. “A várzea tem dessas coisas, pois tem muita paixão envolvida”, diz Gilberto Antônio de Oliveira, delegado da federação.

Em casa

Paulo de Jesus, de 44 anos, mais conhecido como Leitão, é massagista da Ferroviária, da Pedreira, e teve que torcer contra o irmão Dico, treinador do Radiante. Para se classificar, a Ferro precisava vencer o Cachoeirinha e torcer por empate entre Radiante e JUSG.

O time de Leitão fez a sua parte. Porém, a equipe do irmão também venceu e se classificou. “O mais engraçado foi a divisão do povo lá de casa, com cada um torcendo para um lado”, comentou Leitão.  

Reunião confirma rodada

Reunião do arbitral da Copa Itatiaia, realizada ontem à noite no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol, definiu os detalhes das semifinais das chaves Belo Horizonte e Metropolitana. As quatro partidas foram marcadas para a próxima quarta-feira, dia 28/12.

Pela chave Belo Horizonte, Santa Catarina e Radiante jogam no campo do Tupinense, às 20:30 horas. No mesmo horário, jogam no campo do Vale do Jatobá, Poliéster e Suzana.

Pela Chave Metropolitana, às 20:30 horas, jogam Brumadinho, da cidade do mesmo nome e Ipê, de São José da Lapa, no campo Bueno Franco, em Betim, enquanto no mesmo horário, no campo do Frimisa, em Santa Luzia, jogam Vila Rica, de Sabará e Nápoli, de Pedro Leopoldo.

As equipes enviaram representantes. Também participaram o coordenador geral do torneio, Marco Arthur Mendonça; o coordenador da Chave Metropolitana, Ernane Marcos do Carmo;  o coordenador da Chave Belo Horizonte, César Duarte; o presidente do TJD, Marcos Martins e o coordenador de esportes da Rádio Itatiaia, Júnior Brasil.