www.futebolamadordeminas.com

 O Esporte do Verdadeiro Amor à Camisa

E-mail: marcoantonio@hc.ufmg.br

 

 

ACVTO - ASSOCIAÇÃO  DE  CLUBES  VARZEANOS  DE  TEÓFILO  OTONI

FUNDADA  EM  08 / 10 / 1985  -  CNPJ = 22.694.756 / 0001-10

CONTA Nº 13.317-5 BANCO DO BRASIL

SEDE: RUA - OURO PRETO,  Nº 80    VILA  SÃO JOÃO - FONE = 8803 4077

PRESIDENTE = EURÍDES CARDOSO DOS SANTOS

APOIO = COMISSÃO ORGANIZADORA DO CAMPO ZEZÉ MERCEDINHA

 
 

REGULAMENTO  GERAL  DA  COPA  DA  PAZ

Campo  do  Boiadeiro

ART.1º: DA REALIZAÇÃO: A COPA DA PAZ será realizada pela ACVTO em parceria com a LDTO, COMISSÃO ORGANIZADORA DO CAMPO ZEZÉ MERCEDINHA e dos abnegados desportistas.

ART.2º: DO INÍCIO E TÉRMINO: A competição terá início previsto em 17 (DEZESSETE) DE AGOSTO e término previsto para  26 DE OUTUBRO DE 2008.

ART.3º: DOS PARTICIPANTES: As equipes participantes só poderão inscrever atletas amadores e se declararem expressamente conhecedoras das leis esportivas vigentes, as regras atuais do futebol, do CBJD, da International Board e de todos os itens deste Regulamento, prometendo cumprir e fazer cumprir integralmente todos os artigos por ele impostos do inicio até o dia do encerramento da Competição onde perderá o vigor.

ART.4º- COMISSÃO DE JULGAMENTOS: Toda e qualquer lide que porventura ocorra no decorrer na Competição e os casos omissos deste, serão analisados e dirimidos pelos representantes das equipes (exceto as envolvidas) na reunião semanal, em questões amparadas neste regulamento, nas normas vigentes do futebol ou no CBJD, em única instância em voto com escrutínio secreto, portanto, não caberá recurso posterior da decisão.

ART.5º- REPRESENTAÇÃO: Cada equipe terá direito apenas um representante legal na reunião semanal em local e horário determinado pela Coordenação para resolver as questões da competição registrando em Ata as resoluções e presenças dos mesmos, com a ausência perderá dirigente o direito de reclamações posteriores das decisões tomadas.

ART.6º- TAXAS: Todas as taxas impostas deverão ser pagas a Coordenação (exceto a taxa de arbitragem) na reunião semanal posterior a rodada, caso não efetue, a equipe poderá perder os pontos da partida se a adversária impetrar recurso para tal finalidade.

ART.7º: FORMA DE DISPUTA: A Competição terá a seguinte Forma de Disputa:

§1°= DAS FASES E DA PONTUAÇÃO: A Copa será realizada em três (03) fases distintas, cada fase se inicia com zero ponto ganhos, sendo os seguintes critérios de pontuação:

a) No tempo regulamentar:

- TRES (03) pontos ganhos por vitória,

- DOIS (2) pontos para empate com vitória nos tiros livres diretos,

- UM (01) ponto para empate com derrota nos tiros livres direto  e

- ZERO (0) ponto por derrota.

b) Na disputa dos tiros livres diretos da marca penal em caso de empates: A partida que terminar empatada terá disputa de tiros livres diretos e a equipe vencedora somará um ponto extra de acordo com a circular nº 170 da FIFA, ou seja, na primeira serie cinco cobranças e após alternadamente até se conhecer o vencedor.

§2°= DA 1ª FASE : Será disputada em um só turno com as equipes jogando uma única vez com as demais. Sendo classificadas para SEMIFINAL as quatro primeiras melhores colocadas.

§3°= DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Ao término da fase, estando empatadas duas ou mais equipes da mesma chave em pontos ganhos, a equipe classificada será definida mediante os seguintes critérios:

a)- Maior número de vitórias no tempo regulamentar;

b)- Melhor saldo de gols do tempo regulamentar;

c)- Maior número de gols marcados (Gols Pró) do tempo regulamentar;

d)- Menor número de cartões vermelhos recebidos;

e)- Menor número de cartões amarelos recebidos;

f)- Se, depois de aplicados os critérios acima e somente duas, ainda continuarem empatadas, será considerada classificada a equipe vitoriosa no confronto direto entre elas, seja no tempo normal ou nas cobranças de tiros livres diretos da marca penal;

g)- Se mais de duas equipes estiverem empatadas após os critérios acima, será realizado um sorteio entre elas, em dia, hora e local a ser estabelecido pela Coordenação da Copa, para se definir a equipe classificada.

 

§4°=  DA FASE SEMIFINAL: Será realizada entre as quatro melhores equipes classificadas na fase anterior.

PAR. 1º: Através de confronto direto se conhecerá as duas equipes classificadas para a Final.

PAR. 2º: Os confrontos desta fase serão de conformidade com a tabela. Em caso de empate no tempo regulamentar serão cobradas tiros livres diretos até se conhecer o vencedor de acordo com o regulamento no Art. 7º letra B.

§5°=  DA FASE FINAL: As equipes vencedoras da Semifinal disputarão a Final em partida única obedecendo à tabela. Em caso de empate no tempo regulamentar serão cobrados tiros livres diretos até se conhecer o vencedor de acordo com o regulamento no Art. 7º letra B.

ART.8º: DOS JOGOS: Os jogos serão programados preferencialmente para os domingos e terão seu início designados pela tabela de jogos expedida pela Coordenação.

§1°: Somente haverá tolerância de vinte (20) minutos para as partidas. Com o não cumprimento do horário de inicio e posteriormente da tolerância por qualquer equipe, a(s) infratora(s) será declarada(s) perdedora(s) por W X O com escore em favor da adversária para fins estatísticos e classificatórios sendo de três a zero (3 X 0);

§2°: Todas as partidas serão programadas atendendo as determinações dos Coordenadores da Copa, incluindo-se aqueles que por motivo de força maior eventualmente vierem a ser adiados e/ou interrompidos e/ou novamente realizados, não cabendo ás equipes participantes nenhum tipo de reivindicação ou reclamação;

§3°: O árbitro poderá a seu critério, suspender a partida nas situações previstas neste artigo.

a) Quando a partida for suspensa por quaisquer dos motivos previstos deste artigo, assim se procederá, após julgamento do processo correspondente, pela Junta Disciplinar:

Iº- Se uma equipe houver dado causa à suspensão e era na ocasião desta ganhadora, será ela declarada perdedora, pelo escore de três a zero (3 x 0);

IIº- Se a partida estiver empatada, a equipe que houver dado causa à suspensão será declarada perdedora, pelo escore de três a zero (3 x 0).

§4°: A partida não iniciada e ou a que for suspensa até os 15 (quinze) minutos do segundo tempo, pelos motivos enunciados neste artigo, será complementada no dia marcado pela Coordenação desde que nenhuma das equipes tenha dado motivo para tal.

§5°: A partida que for suspensa, após 15 (quinze) minutos do segundo tempo, pelos motivos relacionados neste artigo será considerada encerrada, prevalecendo o placar, desde que nenhuma das equipes tenha dado motivo para tal.

§6°: Caso alguma equipe usar algum dos incisos deste artigo para se beneficiar na competição, será eliminada sumariamente.

ART.9º: DAS RODADAS: O mando de campo da equipe obedecerá à esquerda da tabela.

ART.10º: HORÁRIOS: As partidas serão realizadas em data e horário a serem definidos pela tabela, podendo sofrer alteração mediante aviso prévio da coordenação.

ART.11º - UNIFORMES: Caberá a equipe visitante (direita da tabela) a obrigação de levar dois (02) uniformes para seus jogos, sendo que na hipótese de semelhança efetuar a troca. O Árbitro concederá um prazo para efetuação da troca e posteriormente relatará em Súmula.

§ Único: Todo atleta deverá apresentar-se devidamente uniformizado para a partida, usando a camisa de sua equipe com respectivo número, calção, meia, não podendo ter nenhuma peça do uniforme diferente dos demais (exceto o goleiro), não usar nenhum tipo de jóia, metal ou adereço, nem poderá estar com fortes sintomas de embriagues (comprovada com auxilio de no mínimo três (03) testemunhas e relatado em Súmula com nomes e assinaturas), o calçado será exclusivamente com travas de plástico ou de borracha “(vetada a de 6 (seis) travas)“, sob pena de ser impedido de entrar em jogo ou mesmo de continuar.

ART.12º - SUBSTITUIÇÕES: Cada equipe poderá fazer até no máximo 06 (seis) substituições  (inclusive o goleiro) durante cada partida, ficando vetada a volta do atleta substituído.

ART.13º: DAS INSCRIÇÔES: As Equipes somente poderão inscrever seus atletas para a Copa impreterivelmente até o dia 02 de SETEMBRO de 2008, não sendo permitido após esta data e/ou a entrega das relações nenhum pretexto, substituições ou novas inscrições de atletas;

§1°: Poderão ser inscritos 25 (vinte e cinco) atletas até momentos antes da realização da primeira partida da equipe, onde a ficha de inscrições deverá ser devolvida com qualquer numero de atletas inscrito. As vagas em branco na ficha deverão ser completadas somente nas reuniões semanais, onde a partir de então o atleta passa a ter condições para atuar pela equipe.

OBS: Todos os atletas abaixo de 18 (dezoito) anos devem ter em suas inscrições anexadas a autorização expressa de seus Pais e/ou Responsável legal.

 

§2°: Não poderão disputar a Competição atletas punidos por motivo de agressão física a árbitros, árbitros assistentes, mesários, dirigentes ou atletas, em qualquer competição realizada nos anos 2007 e 2008 pela ACVTO e LDTO, sejam como promotor, coordenador, patrocinador, apoiador ou que colaborou na utilização de seu departamento de arbitragem.

§3°: Os atletas punidos com suspensão só poderão participar após a data que findar a pena na sua totalidade, ou seja, um ano (365 dias) do fato ocorrido que a gerou;

§4°: As relações dos atletas na Ficha de Inscrições deverão ser apresentadas em completo com nome, número de documento de identificação e assinatura do atleta a Coordenação.

§5°: O descumprimento de quaisquer das disposições contidas no capítulo "DAS INSCRIÇÕES" retirará a condição de jogo do atleta, independentemente de sua inscrição ter sido registrada e/ou aceita, podendo tanto atleta quanto a equipe ser punida com suspensão, perca de ponto ou até eliminação se o mesmo atuar na Competição.

ART.14º: DAS PUNIÇÕES REGULAMENTARES: As punições do atleta, dirigente responsável da equipe e arbitragem serão as seguintes:

§1°: O atleta que se inscrever por (02) duas ou mais equipes será sumariamente eliminado, não podendo as equipes substituí-lo com nova inscrição.

§2°: O atleta ficará suspenso por no mínimo uma partida quando:

A)- Praticar jogada violenta ou cometer algum ato desleal ao companheiro e ou adversários;

B)- Participar de rixas ou tumultos no propósito de atrapalhar o andamento da competição;

C)- Desistir de disputar a partida por indisciplina abandonando o campo de jogo;

C)- Estar na reserva de sua equipe e comportar-se com conduta antiesportiva;

D)- Manifestar publicamente de forma desrespeitosa ou ofensiva contra qualquer ato da Coordenação ou artigo imposto deste regulamento;

E)- Invadir o campo no propósito de atrapalhar o andamento de qualquer partida;

F)- Atuar deliberadamente de modo prejudicial à equipe que defende;

OBS: A pena será imposta se o infrator for citado em súmula ou no relatório da Coordenação.

§3°: O atleta que tentar e ou praticar agressão física e ou moral ao árbitro e ou árbitro assistente ficará suspenso sumariamente de qualquer competição promovida, coordenada, apoiada ou patrocinada pela ACVTO, LDTO pelo tempo determinado de um ano (365 dias) a partir do dia do fato ocorrido.

§4°: O atleta que for expulso pela segunda vez na competição independente de sua seqüência, será eliminado sumariamente da competição.

§5°: A Equipe penalizada neste artigo poderá ser suspensa automática de outras competições.

§6°: Todos os atletas deverão apresentar ao Árbitro da partida antes da assinatura da súmula, qualquer documento de identidade com retrato, em original, que seja oficial e tenha fé pública, sob pena de não participarem do jogo.

§7º: Todo atleta que participar da partida e não assinar a Súmula será suspenso por 01 (uma) partida subseqüente e sua equipe perderá os pontos da partida em questão (três (03) pontos). O resultado da partida permanecerá para fins estatísticos.

§8º: A equipe será eliminada da competição sumariamente, quando houver agressão física (tentada ou consumada) a qualquer momento da competição pelo “Responsável ou Técnico da equipe” a arbitragem, mesários, dirigentes, atletas ou técnicos de qualquer equipe adversária, coordenadores da competição;

§9°: Caso uma equipe venha a abandonar o campo ou desistir da disputa da competição, será eliminada e os pontos, gols prós e contra já adquiridos, serão mantidos para fins estatísticos, considerando-se o placar do W X O, ou seja, três a zero (3 X 0) para os jogos que faltarem em favor da equipe adversária.

§10º: O Árbitro será suspenso no mínimo por duas rodadas quando:

A)- A partida for anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito.

B)- Omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas.

C)- Não se apresentar devidamente uniformizado ou sem material necessário ao desempenho das atribuições impostas.

D)- Deixar de apresentar-se, sem justo motivo no local destinado a realização da partida com a antecedência mínima exigida no regulamento para o início da partida.

E)- Não comunicar à autoridade competente, que não se encontra em condições de exercer suas atribuições e funções.

F)- Não conferir documento de identificação das pessoas constantes da súmula ou equivalente.

G)- Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturparem os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado.

H)- Deixar de solicitar às autoridades competentes as providências necessárias à sua segurança individual, dos auxiliares e participantes da partida ou deixar de interrompe-la, caso venham a faltar essas garantias.

I)- Manifestar-se publicamente de forma desrespeitosa ou ofensiva sobre a atuação de árbitros ou auxiliares, bem como sobre o desempenho de atletas e equipes.

J)- Praticar atos com excesso ou abuso de autoridade.

ART.15º- CARTÕES= Assim será o procedimento aos cartões distribuídos na competição:

§1º: Perde a condição de jogo para a partida subseqüente de sua equipe na competição, o atleta advertido a cada série de 03 (três) advertências com cartões amarelos.

§2°: Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor, para o cômputo dos cartões que importarão em impedimento automático e, se for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos nas partidas subseqüentes, sendo um pela seqüência de três cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho.

§3°: Quando um atleta recebe um cartão amarelo e, posteriormente, recebe o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo dos três que geram o impedimento automático.

§4º: Perde a condição de jogo para a partida subseqüente de sua equipe na competição, o atleta que for expulso de campo, ficando automaticamente impedido de participar da partida subseqüente, independentemente de decisão no julgamento da infração disciplinar.

PAR. ÚNICO: A multa por cada cartão vermelho será de R$ 10,00 (DEZ REAIS). Devendo ser paga na reunião posterior a rodada pela qual ocorreu a expulsão.

§5º: Se o julgamento ocorrer após o cumprimento da suspensão automática, sendo o atleta suspenso por mais de uma partida, deduzir-se-á da pena imposta à partida não disputada em conseqüência da expulsão.

§6°: O controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelo atleta e o pagamento da multa é da exclusiva responsabilidade das equipes disputantes da competição, restando a Coordenação a fiscalização no cumprimento.

ART.16º: DO ADIAMENTO, SUSPENSÃO OU ANULAÇÃO DE PARTIDAS: Antes do início do jogo, o Árbitro e/ou a Coordenação da Copa poderá adiar a partida.

§1°: Em campo e/ou após o início da partida, somente o Árbitro é autoridade competente para adiar, suspender ou interrompe-la, por motivos relevantes e fundamentados em relatório.

§2º: As novas partidas, quando for o caso, serão remarcadas pela Coordenação da Copa.

§3º: Somente poderão participar das novas partidas remarcadas, os atletas que tinham condição de jogo na data da partida suspensa, interrompida ou adiada que assinaram a Súmula da partida.

ART.17º: DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES: É obrigação das equipes participantes da Copa:

a)- Comparecer ao local designado pela Coordenação da Copa para as partidas, com antecedência mínima de 20 (vinte minutos) antes do horário de início do seu jogo para uniformizar e assinar a súmula da partida;

b)- Manter a ordem, a disciplina e a organização antes, durante e depois das disputas;

c)- Assinar a súmula de jogo 10 (dez) minutos antes do horário de início das partidas;

d)- Pagar as taxas estabelecidas pelo Regulamento;

e)- São obrigadas a apresentar uma bola em perfeitas condições para ser aprovada pelo Árbitro.

g)- Indicar um representante e quando houver conflito de interesses, o representante não poderá representar duas equipes. Neste caso, deve haver indicação de outro representante por parte da equipe que têm interesse conflitante.

H)– Ter controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelo atleta de sua equipe e estar atento aos das equipes adversárias juntamente com a Coordenação na fiscalização deles;

I) – Comparecer em local determinado para a reunião semanal

ART.18º: DA ARBITRAGEM: As partidas da Copa serão dirigidas por trio de árbitros, indicados pela Coordenação (Diretor de Árbitros), cabendo-lhes as taxas habituais, sendo de R$ 90,00 (NOVENTA  REAIS).

§1º: As equipes deverão pagar 50% (cinqüenta por cento) cada da taxa referentes a Arbitragem, depositando  antecipadamente até minutos do inicio da partida.

§2º: A(s) equipe(s) que não efetuar o pagamento da taxa perderá os pontos da partida em questão (três (03) pontos). O resultado da partida permanecerá para fins estatísticos.

ART.19º: DA COORDENAÇÃO DA COPA: Compete à Coordenação da Copa:

a)- Organizar as equipes participantes em conformidade com Regulamento da Copa;

b)- Organizar as tabelas dos jogos;

c)-  Elaborar o Regulamento da Competição;

d)- Tomar as decisões constantes do Regulamento e outras de interesse da Copa;

e)- Decidir em primeira Instância sobre casos omissos;

f)-  Cooperar, no que couber, com os trabalhos da Copa;

g)- Expedir Notas Oficiais que julgar relevantes durante o andamento da Copa;

h)- Fornecer informações sobre atletas, dirigentes e equipes;

i)- Conferir a parte técnica dos jogos realizados;

j)- Conferir as súmulas no tocante à parte disciplinar;

k)- Encaminhar a quem de direito as irregularidades ocorridas;

l)- Aprovar os jogos realizados e designar autoridades das partidas;

J) – Escalar a arbitragem para as partidas da competição;

K) – Divulgar a imprensa informações da competição.

ART.20º DENUNCIA E OU IMPUGNAÇÃO: Qualquer denúncia ou impugnação de partida, bem como os casos de revisão de decisão, deverão ser protocoladas na Comissão Organizadora até no máximo 24 (vinte quatro) horas após a partida ou decisão, acompanhados do comprovante de recolhimento da taxa estabelecida neste regulamento, sem a qual não serão apreciados.

§1°: Para cada pedido de denúncia, impugnação ou revisão, fica estabelecido desde já que, deverá ser recolhida junto à Coordenação da Copa a quantia de R$ 100,00 (CEM  REAIS) com recibo contendo data e horário.

§2°: A Equipe denunciante receberá o ressarcimento da quantia estipulada caso for vencedora da questão, caso for derrotada a Taxa se reverterá para aquisição da premiação da Copa.

ART.21º- BOLA: Cada equipe deverá apresentar a Arbitragem uma bola em perfeitas condições de jogo antes e durante a partida, sob pena de ser cobrada a multa de R$ 50,00 (CINQUENTA  REAIS). O fato deverá ser relatado em súmula pela arbitragem da partida.

PAR. ÚNICO: A multa deverá ser paga na reunião posterior da rodada que gerou o fato.

ART.22º: DAS DISPOSIÇÕES NORMATIVAS E FINAIS: A Copa conferirá premiação conforme abaixo discriminado:

EQUIPE CAMPEÃ = 01 Troféu e 25 Medalhas;

EQUIPE VICE CAMPEÃ = 01 Troféu;

EQUIPE DE MELHOR DISCIPLINA = 01 Troféu;

ARTILHEIRO = 01 Troféu;

DEFESA MENOS VAZADA = 01 Troféu;

ART.23º: O presente regulamento vai devidamente aprovado, e entrará em vigor a partir da data de sua aprovação e encerrando-se após a realização da partida final.

 

CUMPRA-SE...

 

Eurídes  Cardoso  dos  Santos

Eurídes Cardoso dos Santos (Tiurím)

Presidente da ACVTO

 

Teófilo Otoni, 05 de AGOSTO de 2008