www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 
     

     
   
 

REGULAMENTO DA COPA DO INTERIOR - 2017

CAPÍTULO I - Da forma de disputa

Art. 1 - A competição será disputada entre 16 equipes divididas em 4 grupos de 4 equipes cada, em horários e locais a serem definidos pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho –  LMDB, com data prevista para início em 19 de março de 2017.

§1º -  Os grupos foram sorteados na LMDB em 02/03/2017 ficando compostos assim:

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Aranhense

XIX de Setembro

Mineral

Melo Franco

Cachoeirinha

Ourives

Independente Mineral

Novo Ideal

Esperança Juvenil

Casa Branca

União de Barreiras

Marques

Córrego de Almas

Estrela Marinhense

Ribeirão

Itaguaense

§2º - A tabela será fornecida pela LMDB e as notas oficiais referente aos horários e locais das partidas serão publicadas na semana correspondente a rodada.

Art. 2 - As equipes disputarão 3 partidas, sendo essas partidas entre todos os integrantes de seus respectivos grupos em sistema de “Ida”.

Art. 3 - Cada equipe fará jus a 1 (um) mando de campo sendo que, na terceira partida da fase de grupos (1ª fase), terá mando de campo a equipe que tiver melhor campanha entre as duas que se enfrentarem nesta partida.

Art. 4 - Ao final da disputa dentro dos grupos serão classificados as 2 (duas) melhores equipes de cada grupo formando assim a fase quartas de final.

Art. 5 - As quartas de final serão disputadas em dois jogos no sistema de “ida” e “volta”, sendo que a segunda partida (volta) terá mando de campo a equipe melhor classificada na fase de grupos, formando as quartas de final:

(JOGO 1) - 1º colocado na classificação geral  X    colocado na classificação geral

(JOGO 2) -  2º colocado na classificação geral  X    colocado na classificação geral

(JOGO 3) -  3º colocado na classificação geral  X    colocado na classificação geral

(JOGO 4) -  4º colocado na classificação geral  X    colocado na classificação geral

Art. 6 - As semifinais serão disputadas em dois jogos no sistema “ida” e “volta”, sendo que a segunda partida (volta) terá mando de campo a equipe melhor classificada na fase de grupos e os confrontos desta fase serão:

Vencedor do JOGO 1 X Vencedor do JOGO 4

Vencedor do JOGO 2 X Vencedor do JOGO 3

Art. 7 - A finalíssima será realizada entre os vencedores das Semifinais, em jogo único em local e horário a serem definidos pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB.

Art. 8 - Para cada vitória serão atribuídos à equipe vencedora 3 (três) pontos e a equipe perdedora 0 (zero) ponto.

Parágrafo Único - Em caso de empate será atribuído 1 (um) ponto a cada equipe.

CAPÍTULO II - Dos critérios de desempate

Art. 9 - Na primeira fase (fase de grupos) a classificação das equipes obedecerá os seguintes critérios de desempate:

a) Pontos ganhos conforme artigo 8º;

b) Número de vitórias;

c) Saldo de gols;

d) Maior número de gols marcados;

e) Confronto direto entre duas equipes empatadas;

f) Menor número de cartões vermelhos recebidos;

g) Menor número de cartões amarelos recebidos;

h) Sorteio em local e horário a serem definidos pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB.

Art. 10 - Nas Quartas de Final, a classificação das equipes será definida pela soma dos placares agregados das 2 partidas (ida e volta) ou, em caso de empate nesta soma, serão cobrados 5 (cinco) tiros livres da marca do pênalti ou até que se conheça o vencedor.

Art. 11 - Nas Semifinais, a classificação das equipes será definida pela soma dos placares agregados das 2 partidas (ida e volta) ou, em caso de empate nesta soma, serão cobrados 5 (cinco) tiros livres da marca do pênalti ou até que se conheça o vencedor.

Art. 12 - Na Finalíssima, o Grande Campeão será definido pelo vencedor da partida ou, em caso de empate, serão cobrados 5 (cinco) tiros livres da marca do pênalti ou até que se conheça o vencedor.

CAPÍTULO III - Das Infrações e das Penalidades

Art. 13 - A equipe que por qualquer motivo (salvo motivo de força maior, expressamente justificado), abandonar a competição ou deixar de comparecer nos horários e locais previamente agendados, será automaticamente eliminada da competição, e todos os seus jogos serão anulados, sendo considerada perdedora de todas as partidas realizadas e a realizar pelo placar de três a zero (3x0). 

§ 1º - Aplicar-se-á o saldo de gols constante do caput para critério de desempate ao final da classificação.

§ 2º Será vedada a participação de equipes  infratoras deste artigo na edição 2018 da Copa do Interior.

Art. 14 – A agressão a árbitro e/ou assistentes, mesários, jogadores, comissão técnica, dirigentes e comissão organizadora durante as partidas da Copa do Interior 2017, devidamente relatadas na súmula ou em ocorrência policial, implicará na eliminação automática do atleta agressor, sem prejuízo da ação penal cabível.

Art. 15 - O atleta que receber o 3º (terceiro) cartão amarelo deverá cumprir suspensão automática na partida subsequente.

Parágrafo Único - Os cartões amarelos serão cumulativos e não serão zerados em nenhuma das fases da competição.

Art. 16 - O atleta que receber cartão vermelho ficará suspenso automaticamente da partida subsequente, podendo ser julgado pela Comissão Organizadora ou TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), dependendo do motivo da expulsão.

Parágrafo Único A Comissão Organizadora ou o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) poderá aplicar ao atleta que infringir o art. 14, a suspensão por mais jogos ou a eliminação da competição.

Art. 17 – Serão tolerados 30 (trinta) minutos para que cada equipe se apresente em campo de jogo, devidamente uniformizada e com a súmula assinada por todos os seus atletas.

Parágrafo Único O descumprimento do caput implica na aplicação de WO e nas sanções previstas nos art. 13 e 14.

CAPÍTULO IV - Das inscrições e condições de disputa

Art. 18 – A competição será oficial sendo necessário a transferência de atletas via FMF sendo facultado a cada equipe inscrever o número máximo de 25 (vinte e cinco) e o mínimo de 15 (dezoito) atletas para a disputa da Copa do Interior 2017.

Art. 19 - As inscrições deverão ser protocoladas na Liga Municipal de Desportos de Brumadinho – LMDB, até o dia 14 de março de 2017, às 17 horas, em formulário fornecido pela própria Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB.

Parágrafo Único Serão permitidas 03 (três) substituições de atletas, desde que tais atletas não tenham atuado em nenhuma equipe, até a última sexta-feira, às 14:00 (quatorze) horas que anteceder à 3ª (terceira) rodada da fase de grupos (primeira fase) da competição.

Art. 20 - Os atletas deverão comprovar residência em suas respectivas localidades/distritos através de comprovante atualizado (mínimo 1 mês e no máximo 5 meses de expedição), por meio de faturas de fornecimento de água, energia elétrica, telefonia fixa ou móvel ou correspondência oficiais de entidades bancárias em nome do atleta ou de pais.

§ 1º A Comissão Organizadora da Copa do Interior 2017 poderá, se necessário, promover o deslocamento até o local para confirmação do endereço fornecido.

a) A comprovação falsa implicará na eliminação do atleta, devendo a equipe substituí-lo em tempo hábil, conforme disposição do art. 19.

§ 2º Será permitido a cada equipe a inscrição de até 3 (três) atletas que residam fora do município de Brumadinho contudo não será permitido nenhuma inscrição de atleta que resida na sede do município de Brumadinho

Art. 21O atleta deverá ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completados até a data do fim das inscrições.

Parágrafo Único Exigir-se-á autorização dos pais ou representante legal para os atletas menores de 18 anos, em formulário próprio fornecido pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho – LMDB.

Art. 22 – Para efetivar a inscrição, os atletas deverão apresentar além do exigido no art. 20, a ficha de inscrição de sua equipe, fotocópia do documento de Identidade, CPF e termo de responsabilidade devidamente assinado sobre suas condições físicas e psíquicas em formulário próprio fornecido pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB.

Art. 23 – Será vedado a todo atleta inscrito na Copa do Interior 2017 disputar a Copa de Bairros 2017, e o inscrito nesta disputar aquela.

CAPÍTULO V - Das Disposições gerais

Art. 24 - As equipes deverão utilizar os uniformes iguais para todos os atletas assim como os equipamentos obrigatórios com caneleiras, chuteiras sem nenhum tipo de adorno ou assessório que o descaracterize, bem como será vedado o uso de brincos, pulseiras, alianças, anéis ou qualquer assessório que possa colocar em risco a integridade física dos atletas ou adversários durante a realização das partidas.

Parágrafo Único O descumprimento implicará em sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD e nas regras de futebol.

Art. 25 - Em caso de uniformes de cores iguais, a equipe mandante ou a que figurar do lado esquerdo  da súmula, deverá trocar o uniforme.

Art. 26 - As súmulas e os relatórios das partidas serão entregues obrigatoriamente pelos árbitros, ao final de cada partida, ao mesário, ficando este responsável pela entrega à Liga Municipal de Desportos de Brumadinho – LMDB, em até 48 horas, contados dos términos das partidas.

Parágrafo Único -  Na falta de mesário, o próprio árbitro terá a responsabilidade da entrega nas condições estabelecidas no caput.

Art. 27 - Caberá ao atleta inscrito a responsabilidade de exames e assistência médica, antes, durante e depois das partidas, conforme termo de responsabilidade previsto no art. 22.

Art. 28 - A Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB não se responsabilizará por acidentes ocorridos com participantes ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois das partidas.

Art. 29 - Somente os representantes/responsáveis legais das equipes poderão interpor recursos, protocolar documentos, participar de reuniões e responder por qualquer eventualidade durante a competição.

Art. 30 - Todos os recursos deverão ser apresentados, por escrito, até o segundo dia útil após a realização da partida, os quais analisados e julgados pela Comissão Organizadora da Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB.

Art. 31 - Cada partida será comandada por um trio de arbitragem e um mesário (sendo este mesário em caso de disponibilidade) designado pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB ou pela Federação Mineira de Futebol – FMF, vedado o veto a qualquer árbitro e/ou assistente.

Art. 32 - Os atletas deverão usar chuteiras com travas de borrachas ou aquelas que segundo a arbitragem não ofereça perigo e risco a integridade física dos participantes.

Art. 33 - Para a realização das Partidas da copa do Interior 2017, todos os estádios deverão possuir alambrados e oferecer o mínimo possível de condições de segurança aos participantes, equipes, torcidas e arbitragens, ficando sob total responsabilidade da equipe mandante a segurança e zelo a qual, em caso de infração a este artigo, sujeita as punições constantes neste regulamento ou no CBJD.

Art. 34 -  Cada equipe terá direito a realizar 5 (cinco) substituições durante as partidas contando com os goleiros

Art. 35 - A Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB poderá alterar, remarcar ou remanejar qualquer local ou horário das partidas, desde que obedecido o prazo mínimo de 48 horas que anteceder ao horário marcado ou prazo inferior em caso de força maior.

Art. 36 - Cada equipe, independente de mandante ou visitante, deverá apresentar aos árbitros e/ou mesários, 2 (duas) bolas em perfeitas condições de jogo.

Art. 37 - Deverão os representantes/responsáveis tomarem conhecimentos deste regulamento e os repassar a todos os atletas de suas equipes, dentre outras informações oriundas de reuniões.

Art. 38 - Aplicar-se-ão aos casos omissos neste regulamento as disposições do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD e/ou decisões da Comissão Organizadora.

Art. 39 - Este Regulamento entrará em vigor após a homologação pela Liga Municipal de Desportos de Brumadinho - LMDB, revogando-se as disposições em contrário.

Brumadinho, 16 de fevereiro de 2017