Futebol Amador / MG

Garra e Amor à Camisa

8ª Copa Centenário de Futebol Amador - Edição de 2005

Belo Horizonte - Minas Gerais

O Maior Evento de Futebol Amador do Brasil

 

Fonte - Jornal Diário da Tarde - BH - MG - 31/10/2005

Módulo A da Competição terá uma final inédita entre Portuguesa e Ferroviária

Portuguesa e Ferroviária vão disputar o título do Módulo A da Copa Centenário de Futebol Amador de 2005. A Portuguesa conquistou o direito de ir à final ao vencer o Cachoeirinha, nos pênaltis, por 7 a 6, após empate no tempo normal em 1 a 1, ontem à tarde, no campo do Grêmio Mineiro, no bairro Santo André.

Já a Ferroviária venceu o clássico com o Inconfidência, por 2 a 1, também na tarde de ontem, no campo do Santa Cruz. A Ferroviária, da Pedreira Prado Lopes, chega pela segunda vez a uma final da competição, enquanto que a Portuguesa busca o título inédito da Copa Centenário.

No jogo disputado no campo do Grêmio Mineiro, as emoções ficaram por conta da disputa de pênaltis, onde os goleiros chamaram a atenção. Pelo lado do Cachoeirinha, o goleiro Paulinho, colocou para dentro duas bolas que tocaram no pé da trave. Já o goleiro Luizinho, da Portuguesa, que havia falhado no gol de empate do Cachoeirinha, no tempo regulamentar, redimiu-se ao defender a primeira cobrança de pênalti feita por Renatinho.

No tempo normal, o jogo foi muito equilibrado. O Cachoeirinha conseguiu um volume maior de jogo na primeira etapa, mas acabou sendo surpreendido pelo gol da Portuguesa, que procurava jogar nos contra-ataques. O marcador foi aberto por intermédio de Dedé, mas o Cachoeirinha reagiu e foi para cima da Portuguesa, que soube manter a vantagem.

Na etapa complementar, o Cachoeirinha voltou com mais vontade do que o adversário e depois de desperdiçar várias chances chegou ao gol de empate, aos 21 minutos, por intermédio de Dudu, em uma cobrando de falta, em que o goleiro Luizinho deu a sua contribuição.

A vaga à final foi decidida nos pênaltis. O Cachoeirinha começou desperdiçando a primeira chance, com o goleiro Luizinho se redimindo ao defender a cobrança feita por Renatinho. A Portuguesa teve melhor aproveitamento nas cobranças de Ronaldão, Douglas e Mariola, enquanto que Adriano chutou para fora.

Pelo lado do Cachoeirinha converteram as penalidades, Marcelinho, Nildão, Dudu e Paulinho, e Renatinho desperdiçou. Já na cobrança da série alternada, converteram para o Cachoeirinha Gil e Daniel e Gleyssinho perdeu. Na Portuguesa, marcaram Teinha, Ernani e Rica. Final: 7 a 6 para a Portuguesa.

O árbitro foi Paulo Sérgio Ribeiro com assistências de Adenilson Alves Teixeira e Breno Rodrigues. A delegada da Secretaria Municipal de Esportes foi Artemisa Santana.

Equipes

Portuguesa: Luizinho; Cleiton (Ernani), Serginho, Rafa e Teinha; Ronaldão, Douglas, Sandrinho e Binha; Dedé e Rica. Técnico:

Marcinho Pica-Fumo. Diretor: Eustáquio. Massagista: Toninho. Auxiliar: Édson. Presidente: Capitão Zé Maria.

Cachoeirinha: Paulinho; Dedé (Sapinho), Alan, Piti e Nildão; Gleyssinho,Rafael, Rincon (Gil) e Juninho (Daniel); Marcelinho e Dudu.

Técnico: Ramon Eustáquio. Diretor: Romeu. Massagista: Émerson. Roupeiro: Binha.