www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@yahoo.com.br

   
 
     

     
   
 

Penico

Era uma tarde ensolarada. A molecada batia sua costumeira pelada num baixo da periferia de São José dos Campos, em Santana do Paraíba, mais precisamente. Osvaldo, que não era lá essas coisas jogando na linha, foi gentilmente convencido a jogar no gol: “Ou ocê joga no gor ou num joga em lugá ninhum”, teria dito a molecada.

Nosso herói, que de bobo não tinha nada, aceitou, prontamente. O que vem a seguir foi deveras hilariante. Osvaldo já deu o maior vexame na primeira bola que chutaram contra seu “gor”. Honestamente, o que vou contar não é nenhum conto de fadas, tampouco é fruto de minha imaginação. O fato aconteceu realmente, sem por nem tirar. Uma pedra no caminho (que me desculpe Drumonnd) obrigou Osvaldo a mudar radicalmente de identidade. Bastou-lhe apenas que caísse sentado – após tropicar - em cima de um urinol.

Urinol uma ova! Osvaldo caiu mesmo – desculpe a má palavra – em cima de um penico. Pe-ni-co! Penico, digo, Osvaldo caiu exatamente em cima do objeto que o esperava ali, de papo pro ar. Teve neguinho que se mijava de tanto rir. Ao vê-lo sentado no trono ainda abraçado à bola um gaiato arriscou: - Chuta essa logo bola, Penico!

-Penico é o c... da mãe. Penico, a partir daí nunca mais foi Osvaldo. O apelido pegou de tal maneira que certa vez, um amigo foi procurá-lo: - O Osvaldo está ai? – pergunta à mãe o amigo.

– Osvaldo, aqui não tem nenhum Osvaldo...

- O Penico, encorajou-se a dizer o amigo.

- Ah, o Penico, ele está sim. Penicooooo! Tem um amigo seu te procurando.

- A senhora pisou na bola hein mãe...

 - Desculpe a nossa falha, respondeu ela.

Penico é, na verdade, uma figura muito popular nos meios esportivos da cidade. Seria popular por si só, ainda mais com esse apelido... No começo eu o tratava com alguma reserva. Jamais me dirigia a ele chamando-o pelo apelido. Claro, eu tinha medo de ser mal interpretado. Até que um dia ele pediu que lhe desse um alô num dos programas do qual eu participava. - Manda um alô para o Penico do Social. Estava quebrado o gelo. Você não acha ruim que lhe chamem de Penico? 

- Qual nada, ninguém me conhece por Osvaldo. É Penico mesmo!

É isso aí! Osval, digo, Penico é um dos “caras” mais bacanas do futebol varzeano de São José dos Campos. É meio “mala”; fala pelos cotovelos, mas é boa praça. Não possui o carisma de um Medeiros ou de um Serjão, mas que é, pelo menos, um aprendiz de corneta, lá isso é... Ia me esquecendo: o gajo ataca também de radialista, dirigente e árbitro de futebol.