www.futebolamadordeminas.com

Prestação de Serviços Gratuitos ao Futebol Amador de Minas Gerais

E-mail: futebolamadordeminas@gmail.com

   
 

Fonte: www.jornaldosudoeste.com.br

Começou no último fim de semana a Taca São Sebastião do Paraíso

Começou no ultimo final de semana a 24ª edição da Taça Paraíso, um dos maiores e mais organizados campeonatos de Futebol Amador da região. Neste ano, o torneio é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e reunirá 704 atletas, divididos em 32 equipes.

A disputa pelo título da competição deve mexer mais uma vez com a emoção das apaixonadas torcidas, que costumam lotar os estádios paraisenses nos domingos de jogos. Para se ter uma idéia da dimensão da paixão, cerca de duas mil pessoas acompanharam a última decisão da Taça, vencida pelo Santa Cruz.

No domingo (03/08) sete partidas válidas pela primeira divisão abriram a primeira rodada do torneio.

Pelo grupo A, o atual campeão da primeira divisão estreou com derrota para o Paraíso dos Tratores por 2 a 1. A partida foi realizada no estádio Comendador João Alves (Paraisense).

Ainda pela mesma chave, o Termópolis venceu bem o Aquinense, de São Tomás, por 3 a 0; e o Operário derrotou o Santa Tereza por 1 a 0. Os dois confrontos aconteceram no estádio Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves (1º de maio). Fechando os embates do grupo A, Guardinha e o Olhos d’ Água empataram em 2 a 2.

Já pelo grupo B, a Praça de Esportes Castelo Branco, em seus domínios, não saiu de um empate em 2 a 2 com o Juventude. Enquanto isso, no estádio Irmãos Capati (Campão), duas goleadas marcaram a primeira rodada da Taça Paraíso: Cruzeirinho 4 x 1 Unidos do Alto e Tapir 4 x 2 Marques.

A empresa contratada pela prefeitura de São Sebastião do Paraíso comunicou que a tabela oficial dos demais jogos estará disponível a partir desta quarta-feira. A próxima rodada da Taça Paraíso acontece no próximo domingo, quando os times da Série B devem estrear.

“Quarentão”

Além da Taça Paraíso, outro campeonato dos mais tradicionais da região que teve início na última semana foi o torneio de veteranos, conhecido como “Quarentão”.

Na primeira rodada do certame que reúne atletas da velha guarda do Futebol Amador, a A.A. Paraisense empatou com o Copas Auto Peças por 1 a 1 e o Operário derrotou o Seniors por 1 a 0. Além disso, no jogo dos “forasteiros”, o Master Aquinense venceu o Grêmio de Monte Santo por 2 a 0.

 Alguns fatos da Taca

Alguns dados e curiosidades marcam a história de mais de duas décadas de disputa do torneio amador. Goleadores, grandes times, maiores campeões. Mesmo com o passar dos anos, tudo isso continua muito bem guardado na memória dos admiradores do futebol. Veja alguns exemplos:

Com cinco conquistas, o Nacional é o maior campeão da Taça Paraíso. Além dos troféus de campeão, o time é considerado o mais disciplinado de todos os tempos.

Almir, campeão em 1987 com o time do Unidos da Pracinha, é o maior artilheiro em uma única edição do torneio. Naquele ano, o atacante anotou incríveis 22 gols. Ao seu lado jogaram Dica, Diná Marcomini, Camilo, Castor, Chiquinho e Batata, alguns dos melhores atletas que desfilaram pelos gramados de Paraíso, segundo especialistas do futebol local. Batata, por exemplo, é apontado como o maior jogador da história da competição. Ele também foi técnico, dirigente e presidente da Associação Atlética Paraisense

Nos primeiros anos da década de 1990, a Praça de Esportes Castelo Branco conquistara o primeiro de seus dois títulos com boas doses de dramaticidade: logo no início do jogo, o goleiro Elson falhou e cedeu o gol inaugural ao time do Itaguaba, que precisava apenas de um empate para levantar o troféu. Com a necessidade de reverter o placar, a PECB foi ao ataque e virou a partida para 2 a 1. A poucos minutos do fim, o árbitro marca um pênalti para o Itaguaba. A conversão do tiro livre acabaria com as esperanças da Praça, mas Elson, vaiado pela torcida durante todo jogo, saltou em direção à bola e a defendeu. Era a redenção do goleiro.

Outro fato marcante na história do certame é a série de invencibilidade do Mocoquinha, tetracampeão da Taça Paraíso. Mesmo sem conquistar o título há duas temporadas, a equipe não perde para ninguém desde 2009. Em 2010, chegou ao vice-campeonato após ser derrotado pelo time dos Marques na disputa de pênaltis. No ano seguinte, caiu diante do Santa Cruz nas semifinais, mais uma vez nas penalidades máximas..