A organização do Campeonato Amador é da Liga Municipal de Desporto (LMD) e dos próprios clubes que se juntam para estruturar o evento. Nesse sentido, o presidente do grupo, Luiz Baccarini, assume que a responsável pelos atrasos e cancelamentos da competição é a LMD.
“Eu tinha uma data já pré-estabelecida para que os jogos começassem, mas tive que negociar clube por clube e por isso houve a modificação. De todo jeito, vamos conseguir realizar o Campeonato deste ano mesmo que com alguns problemas no calendário”, prometeu.
Dia 24
A estreia dos mais de 300 atletas de seis times de São João del-Rei e um de Santa Cruz de Minas foi adiada para o próximo dia 24/08, quase daqui a um mês.
Baccarini explicou que esses atrasos estão acontecendo por causa da implantação de novos regulamentos e regras para a melhoria da competição.
“Eu e outros integrantes da Liga trabalhamos voluntariamente. Além disso, ainda não possuímos uma sede própria estruturada nem um calendário definido e o nosso estatuto é bem arcaico”, destacou.
E completou:
“Estamos começando a resolver esses problemas e por isso estamos passando por alguns apertos. A partir de 2015 haverá prazos de inscrições, calendário definido e todos os clubes terão que estar de acordo com as normas”, afirmou o presidente da LMD.
Com relação ao público, emendou: “Eu, representando a Liga, gostaria de pedir desculpa a toda a população pelo ano passado e pelos problemas de 2014 e gostaria de dizer que estamos fazendo de tudo para resolver os impasses”, disse.
Prefeitura
De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Pedro Leão, a Prefeitura não é responsável pela organização de campeonatos no município, mas entra como patrocinadora e apoiadora de competições.
“A nossa proposta é de colaborarmos na produção, na publicidade e no material gráfico do evento, além do pagamento dos árbitros. O repasse está sendo elaborado, mas já selamos um compromisso com a Liga e com os clubes”, confirmou.
Uma boa noticia para amantes do futebol regional é que, em breve, o Departamento de Futebol e a Superintendência de Esportes serão transferidos para o prédio da Liga Municipal, que também é um imóvel público.
“Essa foi uma forma que achamos de fortalecer os laços e a própria estrutura da Liga que não possuí telefone nem computador”, finalizou o secretário.