Fonte - Jornal Diário da Tarde - BH / MG - 12/04/2005

Portuguesa garante título - Equipe conquista a Copa Master com vitória na prorrogação

A Portuguesa foi campeã da 2ª Copa Masters 2005, sábado passado, no campo do Santa Cruz, em cima do Santa Mônica. No tempo normal, houve empate em 1 a 1, mas, aos seis minutos da etapa final da prorrogação, a Portuguesa fez 1 a 0 e garantiu o caneco.

O jogo foi disputado em ritmo lento, com as equipes procurando diminuir o espaço com toques curtos. A Portuguesa, contando com nomes consagradas do futebol amador, usava o lado esquerdo de seu ataque, mas esbarrava na forte marcação do adversário.

O Santa Mônica também tentava cadenciar o jogo, para manter a posse da bola. No entanto, foi a Portuguesa quem teve a primeira boa oportunidade quando o jogador Jésus tocou para Neivaldo, que acertou um chute no canto direito, mas o goleiro Djalma evitou o gol.

O Santa Mônica, aos 28 minutos, abriu o marcador quando Chiquinho, sob forte marcação, conseguiu tocar a bola para o ponta Ricardo Calango marcar. Com isso, a partida ganhou em emoção, com a Portuguesa buscando o empate que veio cinco minutos depois. Em lançamento de Feu para Jésus, ele dominou na frente da zaga e chutou no canto para marcar.

Os times voltaram com um ritmo um pouco mais intenso no segundo tempo, mas com pouca criatividade. A catimba dos jogadores veteranos talvez tenha sido o motivo para o árbitro Hélio José dos Santos não marcar um pênalti claro. O goleiro Chamba derrubou Chiquinho na grande área, quando o atacante dominou a bola e o goleiro da Portuguesa, atrasado, saltou sobre o adversário, mas a bola já saía pela linha de fundo.

PRORROGAÇÃO

O jogo foi para prorrogação com atletas acima de 40 anos (masters) já desgastados. Na sua primeira parte, nada aconteceu, parecendo que a decisão iria para os pênaltis. Até que o atacante Sujeira entrou em campo na equipe da Portuguesa, e ainda brincou: Com tanto jogador de nome não se resolveu nada, vamos vê se decidimos esta parada . Aos seis minutos, Dias lançou a bola para Sujeira, na direita, que dominou e partiu para cima do primeiro marcador, que conseguiu superar. Ele continuou fechando pelo meio, em diagonal, até rolar a bola para Poroca fazer o gol do título.

Após o jogo, foram entregues os troféus de campeão pelo dirigente Cláudio Henrique Soares, ao capitão Leopoldo, da Portuguesa. Já o troféu de vice foi para as mãos do zagueiro Adão, do Santa Mônica.

EQUIPES

A.A. Portuguesa: Chamba; Niltinho, Israel, Nildão e Léo (Poroca); Dias, Nilsinho (Serginho), Feu (Maurício Bicudo) e Cláudio Soldado (expulso); Neivaldo (Rogério Cueca) e Jésus (Sujeira).

Técnico: capitão José Maria Filho. Diretor: Eustáquio. Massagista: Toninho T.C.

Santa Mônica F. C.: Djalma; Eltinho (Gato Russo) (expulso), Adão, Téu (Sinésio) e João Carlos; Rato, Grilo, Pesão (Celinho) e Marcílio (Zé Pedro); Chiquinho (Carlinhos) e Ricardo Calango. 

Técnico: Ailton Dutra. Massagista: De Rossi. Diretor: Jorge. Presidente: Juscelino Lobisomen.

Arbitragem: Hélio José dos Santos, auxiliado por Paulo Henrique Camargos e Leandro Lopes.

A equipe do site www.esportesamadores.hpg.com.br, o único site de divulgação do Futebol Amador de Minas Gerais, parabeniza aos jogadores, torcedores e dirigentes da Portuguesa pela brilhante conquista da 2ª Copa Master de Belo Horizonte.

 Marco Antônio Caetano de Andrade

futebol1.gif (4527 bytes)